Notícias / Cidade

02/09/2017 - 11:26 | Atualizado em 02/09/2017 - 11:38

​Valor alto e burocracia são os principais obstáculos na hora de retirar a Carteira Nacional de Habilitação

Por Silvio Rodrigues para o JornalOeste

A afirmação é de Dunga Mello um dos proprietários de auto-escola que atuam a mais tempo no ramo em Cáceres. 

Segundo ele há 20 anos a procura era menor e os valores e trâmites burocráticos também. Explicou que de acordo com a legislação vigente a busca pela habilitação só pode acontecer após o candidato completar 18 anos e é preciso ainda que saiba ler e escrever.

Todo candidato deve seguir os passos determinados pelo Detran que é passar por um exame psicológico, exame médico, frequentar escola teórica durante 15 dias e, na sequência, passar por uma prova teorica para posteriormente enfrentar a avaliação prática. 

Todo o processo incluindo aulas, exames e simulador custa em média ao bolso de cada um cerca de 2600 (dois mil e seiscentos reais).

Ele detalhou os valores cobrados atualmente em cada etapa da habilitacao Escola de Trânsito 226,80 Taxa Detran 195,40 Psicotécnico 128,00 Exame de Vista 84,00 Simulador 400,00 Aulas de carro e moto 20/20 R$1.600,00 totalizando 2.634,00 (dois mil seiscentos e trinta e quatro reais), valor considerado muito alto para se ter acesso a um documento fundamental.

Ele confirmou que com o aumento considerável de veículos carros e motos que são inseridos diariamente no trânsito Cacerense tem aumentado muito a procura pela primeira habilitação.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cidadã Cacerense, em 04.10.2017 às 12:50

    Sra. Suzana Garcia, sem comentário é absurdo! Concordar que um documento fundamental custe tanto!! E outra o que tem o poder aquisitivo da pessoa em poder ou nao comprar um veículo, com a cobrança abusiva? Já pensou nas pessoas nque precisam da CNH para trabalhar, e nem sempre em seus veículos? A Senhora deve ter muita grana sobrando... Parabéns pra Senhora, já que concorda com pagar mais por um serviço que deveria custar pela metade. Já dito o jargão. O povo tem o governo que merece.

  • por Junior, em 03.09.2017 às 15:20

    Pois é poderia ser menor o valor né, já que pagamos tantos impostos nesse país ! Além da indústria da multa deve ter a indústria da arrecadação de CNH sendo favorecido só pode, pq não vemos nesta arrecadação melhoria alguma, enquanto nós brasileiros ficarmos engolindo é alimentado vagabundo corrupto continuaremos assim passivos pagando boa vida para fazer nada em prol de todos, temos que reagir ! Tome vergonha brasil !

  • por SUZANA REIS, em 02.09.2017 às 18:44

    O VALOR ESTA BOM, POIS QUE CONSEGUE FINANCIA VEICULO( MOTO - 10000 CARRO 20 A 50 MIL) CONSEGUE POUPAR PARA TIRAR A HABILITAÇÃO. TERIA QUE SER MAIS RIGOROSA POIS TEM MUITOS QUE SO POR QUE TEM CARTEIRA SABEM DIRIGIR,ACABAM FAZENDO BESTEIRA A PESSOAS INOCENTES. E OUTRA PEGOU DIRIGINDO SEM CARTEIRA DEVERIA SER PRESO, IMAGINA UMA PESSEA SEM CONHECIMENTO TEORICO, LEIS DE TRANSITO SIMPLESMENTE SENTA ATRAS DE UM VOLANTE OU MOTO SAI POR AI AVENTURANDO E PODENDO CAUSAR DANO A SEU SEMELHANTE. DEVERIA SER MAIS RIGOROSO E CARO.

 
Sitevip Internet