Notícias / Educação

24/08/2017 - 08:53 | Atualizado em 24/08/2017 - 08:55

Grupo que refaz a rota da expedição Roosevelt –Rondon passa por Cáceres

Por Lygia Lima – Assessoria Unemat

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral (Nudheo) da Unemat em Cáceres recebeu nesta segunda-feira (21) uma série de documentos digitalizados sobre a expedição centenária de Roosevelt – Rondon. Os documentos foram entregues pelos militares, professores e exploradores que nesta semana passaram por Cáceres, refazendo a terceira fase da expedição.  
 
A professora do curso de História, Socorro Araújo, salientou que os documentos compartilhados serão muito úteis como fonte de pesquisa de estudantes e pesquisadores e estarão disponíveis para consulta no Nudheo.
 
Durante as atividades ocorrida no 2º Batalhão de Fronteira, o comandante da unidade, coronel Ricardo Kleber Lopes Coelho, conferiu a Medalha do Sesquincentenário do conflito da Tríplice Aliança a Universidade do Estado de Mato Grosso e ao Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres.
 
Participam da comitiva o professor da Universidade da Califórnia, Marc André Meyers, os médicos pertencentes ao Clube de exploradores de Nova York, Timothy Radke e sua esposa Dra. Judith Radke , os militares: cel. Hiram Reis e Silva, do Comando Militar do Sul, que já percorreu, de caiaque, 12 mil km de rios da Amazônia, cel. Ivan Carlos GindriAngonese, do Colégio Militar de Porto Alegre, cel. Francisco José Mineiro Junior, do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul/IHGMS e sub-tenente Valdecir Freitas de Oliveira, adjunto de Comando do 2º Batalhão de Fronteira (BFron).
 
Além da visita ao Câmpus Jane Vanini, e ao Nudheo, os integrantes da comitiva também estiveram no Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres/IHGC, na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sicmatur), prédio que abrigou a residência do patologista norte-americano Alexander Daveron, e no Museu Municipal de Cáceres.
 
Os membros do IHGC detalharam sobre o funcionamento da Instituição que tem contribuído para a revitalização da memória social e cultural da cidade de Cáceres. Ao mesmo, os expedicionários também tiveram acesso ao acervo bibliográfico e documentos deixados pelo professor Natalino Ferreira Mendes, cujo legado compõe a biblioteca que leva o seu nome e encontra-se disponível para os interessados, principalmente, nos campos do Direito, História e Literatura de e sobre Mato Grosso.
 
Os professores da Unemat e membros do IHGC apresentaram um abrangente panorama da cidade, bem como a bibliografia existente sobre a Expedição Roosevelt-Rondon e outras produções, focos de interesse do grupo. “Esse encontro foi importante porque permitiu compreender os sentidos da revitalização, um século após a passagem da Expedição Roosevelt-Rondon, dos trajetos percorridos por eles e suas relações (tanto ontem, quanto hoje), com as populações indígenas amazônicas”, explicam as professoras da Unemat Socorro Araújo e Olga Castrillon.
 
A agenda dos expedicionários incluiu ainda palestras no auditório do 2º BFron, realizadas no dia 22 de agosto, proferidas pelo médico  Timothy Radke: “The explorers Club” e “Revivendo a epopeia Roosevelt-Rondon em seu centenário” e “Expedição Centenária Roosevelt-Rondon: Rio Roosevelt (Rondônia e Amazônia)”,  proferidas pelo cel. Hiram Reis e Silva.
 
Entre os professores da Unemat e membros do IHGC que acompanharam a comitiva estavam o presidente Adilson Reis, Maria do Socorro Araújo, Vanilda Dantas e Olga Castrillon, Acir Montecchi, Otávio Ribeiro Chaves, João Ivo Puhl e Domingos Savio Garcia e o acadêmico Luiz Otávio.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet