Notícias / Saúde

19/08/2017 - 08:58 | Atualizado em 19/08/2017 - 09:01

Em crise, O Bom Samaritano para de receber pacientes

Por Jornal Oeste

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
Referência nos estados de Mato Grosso e Rondônia no tratamento de doenças tropicais, principalmente dermatológicas, desde 1972, o Hospital O Bom Samaritano chegou ao fundo do poço: com salários atrasados há mais de 2 meses e sem recursos para comprar materiais de curativo, medicamentos e comida para os internados, o hospital está de portas fechadas para novos pacientes.

A direção do HOBS encaminhou, nesta quinta-feira, ofício ao Escritório Regional de Saúde, informando que está suspendendo o recebimento de novos pacientes. Ou seja, mesmo pacientes que tenham doenças como hanseníase ou pênfigo (fogo selvagem) necessitem de transferência na unidade, não serão atendidos.

O hospital se mantém, basicamente, do repasse pactuado com o Governo do Estado, no valor de R$ 53.880,00 por mês, e está sem receber nenhum repasse desde março deste ano.

Só com a folha de pagamento de 36 funcionários, o hospital desembolsa cerca de 40 mil reais por mês, mais 13 mil de encargos.

Historicamente o hospital vem se equilibrando com a realização de shows de prêmios, doações de empresários, particulares e até de eventos realizados por clubes de serviços, como Rotary e Maçonaria. Segundo o Gerente Administrativo Ronaldo Bartolomeu, o hospital precisaria de no mínimo 80 mil por mês para se manter e atender à demanda.

A direção do hospital já tentou várias alternativas para repactuar os valores repassados, inclusive, apelando ao deputado Doutor Leonardo, que já trabalhou no hospital, mas, sem sucesso. Recentemente, o Governador Pedro Taques (PSDB), afirmou em entrevista que "não tem compromisso com os hospitais filantrópicos".

No entanto, diferentemente de outros hospitais filantrópicos que atendem, também, por planos de saúde e até contra pagamento em dinheiro, o atendimento no Hospital O Bom Samaritano é exclusivamente gratuito e pelo SUS.

Os pacientes que já se encontram internados permaneceram até terem alta, mas, o hospital continuará a não receber mais pacientes.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Junior, em 19.08.2017 às 09:43

    Enquanto isso nossos vereadores e demais políticos que em Época de campanha da politicagem dormem os sonos dos justos ao invés de pelo menos tentar buscar uma ajuda significativa ! Mais isso nos entendemos senhores, essa ajuda não dá diárias, benefícios e nem salário gordo para continuarem a coçar s.....!!!! Brincadeira os politiquinhos que temos nessa cidade que não desenvolvem nada a não ser em benefício próprio ! Devem estar debruçados estudando leis para acharem uma brecha para beneficia-los, só pode ! E cadê a renca de partidos com suas siglas toscas que aparece em época de campanha ou para articular alguma coisa em prol aos cara d pau ? Afffff, tô de saco cheio de política cacerense !

 
Sitevip Internet