Notícias / Educação

17/08/2017 - 09:55

​‘Escola Agrícola’ de Cáceres completa 37 anos hoje

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Um bolo simbólico será distribuído hoje, 17, a partir das 15h30, como parte das comemorações dos 37 anos do IFMT Cáceres, antiga ‘Escola Agrícola’.
 
A informação foi passada ao Jornal Oeste, pelo diretor geral Salmo César da Silva.
 
Os festejos vão se estender até amanhã, 18, com a inauguração do Auditório e Colação de grau do curso Técnico Agropecuária Subsequente 2016/2.
 
O evento será a partir das 19h, no Auditório do Campus.
 
No mesmo local e horário, no sábado, 19, acontece a colação de grau dos cursos superiores de Tecnologia em Biocombustíveis e Engenharia Florestal 2016.
 
Ainda como parte dos festejos, na segunda-feira, 21, acontece a aula inaugural do curso de Bovinocultura de Leite, modalidade FIC, com bolivianos.
  
HISTÓRIA
 
 Em 2008, com a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, as escolas técnicas, agrotécnicas e centros federais de educação tecnológica de Mato Grosso passaram por nova institucionalização integrando a base de criação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT.
 
A então Escola Agrotécnica Federal de Cáceres torna-se IFMT Campus Cáceres.
 
Criado a partir da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 o Campus Cáceres é uma unidade do IFMT, instituição ligada ao Ministério da Educação e vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC.
 
Fundada em 17 de agosto de 1980, a instituição tem sua origem no programa de expansão e melhoria do ensino Técnico Profissionalizante, com a participação do MEC – PREMEM, do Governo de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Cáceres-MT. 
 
Localizado no extremo norte do Pantanal, à margem esquerda do Rio Paraguai, com sede no município de Cáceres, na região sudoeste do estado de Mato Grosso, o IFMT Campus Cáceres possui uma área de 320 ha, onde se encontra a edificação central, composta pela parte administrativa e pedagógica da escola.
 
Em 2010, a instituição expandiu sua atuação com a implantação na cidade de Poconé, do Núcleo Avançado do Pantanal (NAPAN) para funcionamento sob a coordenação pedagógica e administrativa do Campus.
 
A Portaria/IFMT n.º 144, de 03 de março de 2010, designa o IFMT Campus Cáceres para implantar o Núcleo Avançado de Poconé em área anexada ao Patrimônio da União de Mato – GRPU/MT por meio da Portaria n.º 5, de 09/11/2009, publicada no DOU em 27/11/2009.
 
No Núcleo o campus desenvolveu curso subsequente de Zootecnia , cursos de Proeja- FIC , Rede Certific, cursos do Pronatec, como o Técnico em Agroecologia Concomitante ao Ensino Médio, e outras ações de ensino, pesquisa e extensão.
 
Considerando a proximidade geográfica com Cuiabá e a necessidade de cursos que contemplem a vocação turística da região, o Nucleo Avançado de Poconé, passou em 2014 por transferência de gestão para outra unidade do IFMT, o Campus Octayde Jorge de Moura.             
         
Com forte vocação de formação agrícola, a instituição, desde a sua fundação, esteve voltada para demandas da realidade regional com foco na sustentabilidade ambiental e social das comunidades envolvidas.
 
Para responder demandas das áreas de agricultura familiar e agropecuária a instituição realiza em seu espaço físico diversas atividades de experimentação nestas áreas e suas tecnologias, como produção em Avicultura, Suinocultura, Piscicultura, Animais Silvestres, Apicultura, Bovinocultura de Leite e de Corte, Forragicultura, Equinocultura, Olericultura, Culturas Anuais e Fruticultura.
 
Além destas áreas de produção, a escola oferece formação tecnológica em Desenvolvimento de Sistemas e Informática e cursos superiores em Tecnologia em Biocombustíveis e Engenharia Florestal.
 
Hoje o IFMT Campus Cáceres desenvolve educação tecnológica e profissionalizante em diversos níveis de formação desde a educação básica fundamental, com os cursos de Formação Inicial e Continuada FIC - voltado para a formação de jovens e adultos das séries iniciais, a cursos técnicos com formação integrada ao ensino médio, pós-médio e graduação.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rosilene Santos, em 26.04.2023 às 17:03

    Alguém para me passar o número dessa Escola,por gentileza.

  • por Gesiel Xexéo, em 03.08.2022 às 03:37

    Estudei de 86 a 88. Foi a minha casa. Inesquecível.

  • por EDNO CLEMENTINO FILHO, em 25.05.2022 às 08:02

    Que saudades desta escola e dos meus queridos professores, Vera, Elias, Olegario, Luizão, Salete, Victor, e muitos outros me formei em 1.986, fiz grandes amigos e até hoje lembro o apelido de muitos.

  • por Mariane, em 18.06.2019 às 08:52

    Gostaria de encontrar uma Amiga que estudamos juntos,como faço? Sdds daquela epoca

  • por Antonio Carlos Jorge - Totó, em 18.08.2017 às 09:56

    Parabéns ao IFMT - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo por esta data que marca uma história de contribuição ao desenvolvimento educacional de nossa cidade e região. Parabéns aos colaboradores que contribuíram com a proposta pedagógica. Sucesso!

  • por MOSSUETO, em 18.08.2017 às 09:50

    Parabéns a este brilhante educandário, na pessoa do seu diretor, seus colaboradores e o corpo docente do Estabelecimento, mais uma grande conquista da nossa cidade na área de formação dos nossos jovens, rogo ao Criador que esta data perpetue por muitos anos e a qualidade do ensino seja cada vez melhor.

  • por EDNO CLEMENTINO FILHO, em 18.08.2017 às 07:25

    Parabéns a minha inesquecível escola, na qual me formei em 1986, foram anos de muito aprendizado, lembranças dos mestres que me ensinaram, professores Elias, Vera, Saudoso Olegário Ubaldo, victor e muitos outros bons profissionais da época.

  • por Aires Pimenta, em 17.08.2017 às 10:25

    Tenho saudade dos tempos que laborei na instituição em comento.

 
Sitevip Internet