Notícias / Economia

15/08/2017 - 07:31

Senar Tec Leite premia três propriedades referência em pecuária leiteira na região oeste

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Senar Tec Leite – Consultoria e Inovação no Campo, maior projeto de inovação da pecuária leiteira da região oeste de Mato Grosso, anunciou na última sexta-feira (11/08), durante o 2º Workshop realizado no município de Pontes e Lacerda, as três propriedades destaques na atividade de 2017.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), idealizador e realizador do projeto, busca incentivar o desenvolvimento sustentável e a excelência na pecuária de leite, além de oferecer ao mercado a oportunidade de conhecer o que existe de melhor em tecnologia e qualidade de produção.

O evento aconteceu no Parque de Exposições de Pontes e Lacerda onde é realizada a 25ª Expoeste.

As três propriedades consideradas destaque na atividade foram: Estância Brejão, do produtor rural Renato Damião, Recanto Passarinho, do pecuarista Reginaldo Ribeiro de Souza, e o Sitio Filha Nova Esperança, do produtor Lourival Ribeiro Borges. Estes produtores receberam o voucher para participar de uma Missão Técnica do SENAR-MT e um troféu. A data e o lugar estão sendo definidos e devem ser divulgados nos próximos dias.

"O SENAR Tec Leite reconhece o que há de melhor na pecuária leiteira da região oeste de Mato Grosso, incentivando a inovação, a excelência e a produtividade no campo. Parabenizamos os produtores rurais que são atendidos pelo programa, por seu empenho e por acreditar no SENAR, em nossos técnicos e parceiros do projeto", disse o gerente técnico do SENAR-MT, Guto Zanata.

A coordenadora de capacitação da Assistência Técnica Gerencial do SENAR Brasil Janete Lacerda de Almeida salientou que o SENAR Tec Leite é um momento histórico para a pecuária mato-grossense. "A nossa participação é com o intuito de prestigiar um momento rico para a pecuária leiteira de Mato Grosso. Esse momento é fruto de muito trabalho, de todos os envolvidos no SENAR-MT, juntamente com os produtores rurais que confiaram na administração desse programa. Ter a oportunidade de ver esses produtores sendo engrandecidos e de ver suas propriedades serem apontadas como referência em desenvolvimento é realmente fantástico", declarou Janete. 

O presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda Nilmar Miotto, parceiro do SENAR no programa, assegura que a consultoria garante a qualidade da operação das atividades no campo.

"Essa iniciativa do SENAR-MT contribui para a melhoria das condições de trabalho e na qualidade da operação no campo. Pontes e Lacerda, atualmente, está entre as maiores bacias leiteiras do estado e tem as melhores tecnologias voltadas para a pecuária de leite. E o sindicato rural de Lacerda tem orgulho de fazer parte da história desse projeto que já está no seu segundo ano. O desenvolvimento sustentável da atividade na região e no estado muito nos motiva a continuar trabalhando pelo pecuarista", frisou o Miotto. 

De acordo com o coordenador de Assistência Técnica Gerencial do SENAR-MT Armando Urenha a consultoria atua em 120 propriedades de pecuária leiteira da região e desenvolve um trabalho de assistência técnica e gerencial com foco em resultados e melhorias, não só na parte técnica como na parte de gestão dos produtores rurais.

Para a seleção das três propriedades destaque, a comissão julgadora do SENAR-MT levou prioritariamente em consideração as informações de produtividade declaradas pelos próprios produtores no software aplicado pelo consultor durante o período de acompanhamento realizado nas empresas rurais. 

Urenha explicou que foram avaliados 83 indicadores, entre eles a produção de leite, quantidade de vacas ordenhadas, porcentagem de vacas em lactação, número de rebanho, alimentação dos animais, indicadores econômicos, mão de obra, controle de gestão e outros.

"É gratificante para nós acompanhar o crescimento das propriedades aqui da região, por exemplo, temos produtores que iniciaram com três litros por animal e hoje tiram cerca de sete a nove litros. Para nós isso é uma evolução e devemos a aceitação desses produtores ao projeto e a atenção dada as orientações dos nossos técnicos", disse Urenha. 

Além da premiação para as propriedades destaque, o Senar Tec Leite, fez a entrega do troféu "Meritocracia" ao técnico Túlio Medeiros Marçal pelo seu grau de maturidade, espirito de liderança, bom relacionamento interpessoal, produtividade, organização e capacidade de cumprimento de metas.

A Cooperativa de Profissionais Atuantes em Consultoria, Instrutoria e Educação (Cooperfrente), parceira no projeto, homenageou os técnicos credenciados e responsáveis pelo trabalho de campo do SENAR Tec Leite Matusalém Carvalho, Letícia Fátima de Carvalho, Jonathan de Jesus Borges e Túlio Marçal Medeiros pela dedicação e desempenho nos trabalhos prestados.

Os produtores rurais participaram de uma palestra motivacional com o tema "Uma vida com mais propósito produzindo leite" com a coach Meire Dias. Também assistiram a apresentação do coordenador Armando Urenha sobre o SENAR Tec Leite desde a criação, áreas de atuação, números e resultados.

A Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite) foi representada pelo analista técnico do SENAR-MT Garibaldi Júnior.
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet