Notícias / Polícia

11/08/2017 - 10:50

Base aérea na fronteira volta ao debate técnico em Cáceres

Por Correio Cacerense

Tony Carlos

 (Crédito: Tony Carlos)
Grande parte dos debatedores na audiência pública “Zona de Fronteira, Tráfico de Drogas e o Crime Organizado”, em Cáceres, defendeu a instalação de uma base aérea em Mato Grosso e a criação de políticas públicas especialmente voltadas para a prevenção. O major da Polícia Militar Danilo Segóvia Moreira foi o primeiro a falar.

O juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, reforçou que a integração é fundamental, bem como ações preventivas e repressivas. Segundo o magistrado, pessoas aliciadas para fazer o serviço de “mula” chegam a receber R$ 100,00 por 1kg de droga trazida da Bolívia. Para ele, as bases aéreas instaladas atualmente em Campo Grande (MS), Vilhena (RO) e Anápolis (GO) não conseguem cobrir a fronteira mato-grossense. “Essa luta precisa ser abraçada pela bancada federal. Que a consulta pública possa levar esse eco para Brasília”, conclamou.

O senador José Antonio Medeiros disse estar lutando para que essa demanda seja atendida. Esclareceu que a questão financeira é um grande impedimento e que está à disposição e o vereador Rosinei Neves da Silva, que também é investigador de polícia, apresentou um projeto para instalação da Guarda Mirim em Cáceres.

O procurador do Ministério Público Federal Felipe Antônio Abreu Mascarelli lembrou que o Brasil está em guerra contra o crime organizado, a corrupção e a miséria. Defendeu que a população não tem bons exemplos e que é preciso haver uma mudança de cultura para que o país saia dessa situação.

Após os debates, a desembargadora corregedora Maria Aparecida Ribeiro fez a entrega oficial de 500 cartilhas doadas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso para reativação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) na comarca. O material foi entregue à Polícia Militar, atendendo a um pedido da juíza Alethea Assunção Santos. A retomada do programa foi um dos resultados da audiência.

A corregedora Maria Aparecida Ribeiro agradeceu a equipe responsável pela organização do evento, às autoridades bolivianas pelo comparecimento e participação e à Unemat por ter cedido o espaço e o desembargador Marcos Machado, coordenador da Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, concluiu os trabalhos, parabenizando a CGJ-MT pela iniciativa.
 

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gabriel, em 12.08.2017 às 10:22

    Se questão financeira e o grande impedimento, para que fazerem reunião para debater ? E guarda mirim para que mesmo? Do jeito que as coisas andam por estas bandas expor a criançada assim para que ? O que precisa senhores políticos são mais esforços da suas partes menos blá-blá-blá, mais ação e resultados concretos ! Não tem uma cadeira na política para fazer palanque pre eleições ! Faça-me o favor, aqui já tem político boca mole por demais não precisamos de mais não !

  • por Junior, em 11.08.2017 às 13:12

    Eu só queria um esclarecimento, se possível claro! Pq não executam logo esse serviço de aeroporto ou deixem de enrolação e conversa fiada, ultimamente todos tem executados reuniões e mais reuniões para debate, conversa, escutar e falar, sem qualquer tipo de frutos destes diálogos ! Em meu ver isso é perca de tempo, se não tiver o projeto é a execução do mesmo por autoridades e demais de competência não adianta ficar com blza bla bla ! Só acho ! Ou vai ou não vai fazer a obra pq ficar igual ZPE na falação e discussãozinha aí não dá né ? Simples assim ! Demagogia, burocracia, às vezes hipocrisia igual tal ZPE fundamentanda com politicagem nunca da certo !

  • por manezinho, em 11.08.2017 às 12:51

    TUDO QUE DEPENDE DA POLITICA O CACERENSE PODE ESQUECER... NUNCA SAIRA DO PAPEL.NÓS MATOGROSSENSES, TEMOS QUE APRENDER MUITO COM O PESSOAL DE SINOP, SORRISO E LUCAS. COMO FAZER PARA UM MUNICIPIO DESENVOLVER SEM DEPENDER DA POLITICA.

 
Sitevip Internet