Notícias / Politica

09/08/2017 - 07:47

Lei que proíbe o Narguilé será discutida em Cáceres

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Nesta quinta-feira, 10 de agosto, será realizada audiência pública na Câmara Municipal de Cáceres para discutir o projeto de lei 21/2017, de autoria do vereador Cézare Pastorello (PSDB), que dispõe sobre a proibição do uso em público do Narguilé e da venda de acessórios para menores.

"O tabaco consumido no Narguilé faz parte das drogas que são lícitas, mas, que causam dependência e problemas de saúde. Falamos muito das demandas que temos para os tratamentos de saúde, porém, precisamos atuar mais na prevenção, para que as pessoas não fiquem doentes. Além disso, é obrigação de toda a sociedade e do poder público dar especial atenção à infância e à juventude. "

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o consumo do Narguilé é ainda mais prejudicial do que o cigarro para os jovens, porque é consumido em grupos, o que leva o jovem a experimentar por necessidade de socialização.

Já a Organização Mundial de Saúde – OMS diz que uma sessão de narguilé expõe o fumante a todos os componentes tóxicos de 100 cigarros, o que leva ao desenvolvimento de câncer de pulmão, boca, bexiga, aterosclerose, doenças coronarianas, doenças respiratórias e doenças periodontais (da gengiva).

Além disso, o consumo entre jovens tem crescido sem uma legislação federal que proiba. Por exemplo, a venda de cigarros para menores de idade é proibida. A venda de equipamentos e acessórios do Narguilé não.

"E os dados científicos já colocam o tabagismo como uma doença pediátrica. Jovens fumantes, quando comparados aos não fumantes, consomem três vezes mais álcool, usam oito vezes mais maconha, 22 vezes mais cocaína e ainda apresentam comportamentos de risco como sexo sem proteção e agressão física (OMS, 2011). Ou seja, proteger o jovem do contato com o narguilé é proteger o futuro de uma geração", explica Pastorello.

Pelo projeto de lei do vereador, ficará proibido o consumo do narguilé em locais públicos, como praças e calçadas, além de ficar proibido o acesso de menores aos ambientes de consumo e a venda de quaisquer acessórios a menores de idade.

"Os jovens estão substituindo as rodas de tereré por rodas de narguilé. Enquanto não houver uma medida tomada no âmbito da legislação federal, como a criminalização da venda para menores, tenho a obrigação de fazer o que eu alcanço como vereador, que é mobilizar a sociedade e sensibilizar meus pares para aprovarmos essa lei," finaliza o vereador.

A audiência é aberta ao público e o texto será discutido pelos presentes, antes de ir para votação.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luciana, em 10.08.2017 às 21:17

    Lambeção hein Silvio, é assessor ou parente ?

  • por Marly, em 10.08.2017 às 17:50

    Pois é flavio de pinho, veja se isso não é sensacionalismo ? Todo mundo sabe que aquele local e ponto de usuário de maconha, varias pessoas comentam isso, é vereador preocupado com narguilé, verdade senhores vereadores tem coisas muito mais urgentes para correr atrás, parem de sensacionalismo

  • por Farias, em 10.08.2017 às 13:11

    Pão e circo novamente

  • por Rodrigo, em 10.08.2017 às 13:10

    Câmara de antes era: das moções, a atual e a câmara das discussões, próxima me candidato, está fácil ganhar um salário gordo para encher linguiça kkkkkkkk

  • por Lidia, em 10.08.2017 às 13:09

    Eu também acho que tem assuntos mais urgentes a Serem abordados, tem que conscientizar sim, mais não com essa propaganda ( engana bobo ), que fazem, Apoio júnior e não sou usuária de porcaria nenhuma é tenho consciência que isso faz mal, otario que usa isso. Silva deve ser assessor,parente ou lambe lambe de político, sua rua silva, deve estar bem, sua comunidade as mil maravilhas, seu município deve ser um paraíso, saúde, saneamento, direitos basico deve estar tudo full né ? Tem cego para tudo mesmo, por isso a política aqui está como está.

  • por Jr, em 10.08.2017 às 13:01

    Não silva, não sou sequelado para ser usuário de narguilé ou qualquer tipo de tabaco ou da erva do diabo ! ( desculpa aos usuários ), mais eu só acho que tem urgências mais específicas e menos demagógicas do que ficar com discussãozinhas sem nexo ! Devemos ser realistas e não hopocritas ! Caceres precisa muito mais do que debater tal assunto, sim e alguma coisa, mais não a necessária para ajudar alavancar as soluções para os problemas que caceres apresenta ! Só acho !

  • por Flávio de Pinho, em 10.08.2017 às 08:04

    Parabéns aos leitores deste, o CÉZARE está colaborando com o período proibitivo das queimadas, começa com Narguilé, depois passa para Cannabis e cigarros comerciais com filtro. Acredito que o local ideal para audiência seria a Sicmatur, aliás após as 19:00H o local se transforma num FUMÓDROMO.

  • por Lucio, em 10.08.2017 às 00:20

    Acredito que exista coisas mais urgentes a serem resolvidas além, claro, de chamar atenção com uma idiotices destas, vai atras de resolverem os problemas sérios do município senhores vereadores, assim, só então, podem enrolar e enganar frouxas com suas discussões ! Fala sério, mais um enchendo linguiça igual aos antigos vereadores e no final acaba em m.... nenhuma ! Affff, pior ainda tem assessor ou parente ( só pode ) que vem aqui fazer campanha pre eleição, igual café no bule fazia ( EUUUUU E MINHA FAMILIAAAAA VOTA EM VC....MOSTRANDOOOOO PARA QUE VEIO), potz, tem que achar que nosso KI seja um tanto quanto né ? Tá bom !!!

  • por Silva, em 09.08.2017 às 18:50

    Parece que o Junior é usuário do Narguilé, pois não é possível acreditar que uma pessoa possa fazer um comentário desse. Ou talvez não compreende o mal que isso pode fazer as pessoas que o utilizam e também para os usuários das praças que por ali transitam. Parabéns a câmara por discutir o assunto.

  • por Junior, em 09.08.2017 às 11:21

    Espia o que esse povo vai descurtir ! Rapaz, tem Coisa muito mais seria a resolverem !!!!! Olha nem falo mais nada, pelo salário e benefícios que recebem para discutir lei de narguilé ???? Tá bom! Próximas eleições me candidato a vereador para deitar e mamar 4 anos, aqui faço uma discussão sobre as plantas da praça ou tatuagem faz mal ou não ? Nem falo mais nada ! Vou dar uma ideia.... vão arrumar um projeto é reunir forças para repovoar o rio Paraguai! A ideia está dada ao invés de discussãozinha

Mais comentários
 
Sitevip Internet