Notícias / Economia

30/07/2017 - 11:25 | Atualizado em 30/07/2017 - 11:29

INVESTIMENTO CERTO NO LUGAR CERTO: Sorriso ganha unidade do Senai

Por http://www.giromt.com

Maria Anffe/Gcom

 (Crédito: Maria Anffe/Gcom)
Foi inaugurada ontem (27), com a presença do governador Pedro Taques, a unidade do Senai de Sorriso. A unidade conta com uma área de 20 mil metros quadrados, com estrutura para receber 476 alunos por turno (ou 1.428 no total).

O investimento de R$ 18 milhões, oriundo do Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, vai atender também aos municípios de Vera, Nova Ubiratã, Itanhangá e Ipiranga do Norte.

No evento o prefeito Ari Lafin, lembrou que neste ano Sorriso completou 31 anos de emancipação política administrativa “e passar por um momento de transformação. A inauguração desta unidade é um exemplo disso.

Sabemos que o Senai realizou um estudo de caso de Sorriso e da região para definir pela instalação em nosso município e isso nos possibilitará o investimento no conhecimento. E, conhecimento é um patrimônio que nunca se perde”, disse.

Lafin destacou ainda que Sorriso vive hoje um momento de crescimento colaborativo com os outros municípios em que a palavra chave é a união. “Juntos nos tronamos fortes, por isso estamos construindo projetos integrados para apresentador ao governo do Estado já na busca de soluções conjuntas para a região”, antecipou.

Já em seu pronunciamento o governador Pedro Taques, parabenizou toda a região pela unidade e reafirmou a importância da disseminação do conhecimento, importante ferramenta tanto para colaboradores quanto para as indústrias.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, foi o homenageado da noite e ressaltou que “Sorriso e a região toda estão no sentido inverso do país: aqui tudo dá certo”. Braga também parabenizou o município e o Estado de Mato Grosso pela unidade, dada a importância do trabalho desenvolvido pelo Senai.

Para a diretora do Senai-MT, Lélia Brun, a unidade de Sorriso é estratégica para a região e tem papel fundamental no desenvolvimento da indústria. “O Senai-MT atua tanto na Educação Profissional como na geração de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI), ou seja, tudo que a indústria precisa para se manter competitiva no mercado. A partir de agora, Sorriso poderá usufruir de todos esses serviços”.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, destacou a relevância da implantação das novas unidades do Senai no interior do Estado. “O Senai é uma instituição de vanguarda e está trabalhando para agregar valor aos processos produtivos, melhorar a produtividade e garantir a sustentabilidade do Estado”, pontua.

Essa é a 11ª unidade do Senai em Mato Grosso e conta com diversos laboratórios (Manutenção de Microcomputadores, Segurança e Saúde do Trabalho, Panificação, Instalações Elétricas, Eletrotécnica, Comandos Elétricos, Automação e construção civil), biblioteca, além das salas de aula, áreas administrativas e estacionamento com 135 vagas para carros e motos.

O prédio segue o padrão Senai em acessibilidade, sustentabilidade e design. Tem modelo diferenciado de construção que favorece o uso racional de energia e água. Entre os diferenciais da construção está a fachada em chapas de alumínio composto, que reduzem a necessidade de manutenção e cobertura termoacústica (que permite o isolamento térmico e acústico, reduz o uso de ar condicionado e proporciona o menor consumo de energia).

O Senai-Sorriso conta com sistema de reaproveitamento da água da chuva para alimentação dos vasos sanitários e irrigação do jardim, totalmente automatizado, evitando desperdício. Além da acessibilidade, que permitirá a qualquer pessoa o acesso a todas as salas e laboratórios.

Até o fim de 2018, serão inauguradas as unidades de Barra do Bugres, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, a nova unidade de Sinop, as novas instalações do Senai Cuiabá, na Avenida 15 de Novembro e, também, o Instituto  Senai de Tecnologia (IST-MT), na Avenida Getúlio Vargas, na capital.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet