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13/04/2009 - 00:00

Air Bag e freios ABS serão obrigatórios a partir do ano que vem

Por Jornal Oeste

Assessoria O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a regulamentação do Air Bag e a obrigatoriedade do freio ABS. O Contran estudou por quase um ano a necessidade de tornar os dispositivos de segurança obrigatórios. Em março deste ano foi sancionada a Lei 11.910, que torna obrigatório o dispositivo de retenção denominado Air Bag. Segundo a Lei, o Contran deveria regulamentar os aspectos técnicos e o cronograma de implantação. O Conselho concluiu os estudos de ambos os dispositivos e publicou no dia 07 de abril. Air Bag De acordo com a resolução 311, o Air Bag será obrigatório na posição frontal para o condutor e para o passageiro do assento dianteiro, nos veículos de transporte de passageiros com até nove lugares (incluindo o motorista) e para veículos de transporte de cargas que tenham uma massa máxima não superior a 3,5 toneladas. O Air Bag é um dispositivo de segurança que visa amenizar o contato do corpo do ocupante com o interior do veículo. É composto por um conjunto de sensores colocados em lugares estratégicos da estrutura do veículo, central de controle eletrônica, dispositivo gerador de gás propulsor para inflar a bolsa de tecido resistente. De acordo com a Resolução, a implantação será gradativa e deverá ser iniciada em 1° de janeiro de 2010. Sendo que a partir de 2014 toda a frota de automóveis já sairá de fábrica com o equipamento. Segundo o Contran, independente dos percentuais fixados, a partir de 2012, todos os veículos originários de novos projetos, nacionais ou importados, ficam condicionados ao atendimento da Resolução CONTRAN 221/2007, que estabelece requisitos de proteção aos ocupantes e integridade do sistema de combustível decorrente de impacto nos veículos. Sistema ABS De acordo com a Resolução 312 do Contran, passa a ser obrigatória a utilização do sistema de antitravamento de rodas, conhecido com ABS. O dispositivo será obrigatório para os veículos novos, nacionais e importados, das categorias M1, M2, M3, N1, N2, N3 e O. Confira os testes O sistema ABS é composto por uma unidade de comando eletrônica, sensores de velocidade das rodas e unidade hidráulica. O sistema tem a finalidade de evitar o travamento das rodas durante o processo de frenagem. De acordo com o cronograma definido pelo Contran, a partir de janeiro de 2010 8% da frota de automóveis produzidos e importados já deverá sair de fábrica com o sistema. A implantação será concluída em 2014, quando 100% da frota sairá de fábrica com o sistema ABS. No entanto, os fabricantes podem antecipar a implantação.
 
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