Notícias / Politica

26/07/2017 - 09:15 | Atualizado em 26/07/2017 - 09:26

Bolívia implanta hoje na divisa com Cáceres versão do 'Gefron'

Por Jornal Oeste

Victor Hugo

 (Crédito: Victor Hugo)
Cumprindo comprisso assumido com o comitê internacional de fronteira, a Bolívia, por meio do departamento de Santa Cruz, inaugura hojo, 26, em San Mathias, na divisa com Cáceres, um Centro de Segurança que abrigará militares para atuar no combate aos crimes transfronteríssos.

A inauguração do complexo conclído em março deste ano, será feita durante um encontro de segurança que contará com a presença do vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro e do governador de Santa Cruz, Rubén Costas Aguilera.

Conforme o interlocutor Victor Hugo Nin Saavedra,  com o centro, a Bolívia está cumprindo com os objetivos propostos no " Na Criação do 4º Comité de Fronteiras Brasil Bolivia San Ignacio, San Matías, BOLIVIA - Cáceres, BRASIL no ano 2000" de a melhorar as condições de trabalho dos servidores públicos para cumprir com os fins de brindar seguridade às povoações fronteiriça na luta contra o crime organizado e o intercâmbio de informações sobre as atividades de ilícitos que operam na Bolívia e no Brasil.

Segundo ele, foram graças a esse acordo que se dignificou aos povoadores fronteiriços de um trato mais humano, certamente que houve alguns excesos em alguns momentos mas se resolvem pelo diálogo e a vontade das autoridades locais de administrar justiça de maneira conjunta quando se tem por exemplo ocorrências de roubos ou atracos e que os delinquentes brasileiros logram fuir a Bolívia ou sobre reclamações para recuperar toda sorte de vehículos e maquinaria roubada no Brasil e que se encontra pode ser repatriado ao Brasil.

Victor elogiou o governador Rubens Costas por cumprir suas promesas de melhorar a qualidade da cidade de San Matias.

'É importante destacar a Rodoviária Internacional de San Matías; ruas e avenidas pavimentadas, a praça e agora a construção e entrega do maior prédio público da cidade de San Matias, sem dúvida a imagem de San Matias mudou muito depois da criação do comitê de Fronteiras, porque do lado boliviano ou país despertou a maioria dos bolivianos não sabiam onde se encontraba e às autoridades bolivianas só chegavam funcionários subalternos sem nenhum poder de decisão o simplesmente resolviam por radio o telegramas dando instruções e para o colmo tinham instituições que ignorabam às autoridades competentes locales e só faziam com certas autoridades para ter benefícios particulares na exploração mineira, madereira, o recursos biológicos, assim várias ONGs. vendiam a imagem de San Matías e a província Angel Sandoval que representa o 80 por cento do território do Pantanal Boliviano sem nada concreto de benefícios para as comunidades e o Município seria muito importante saber quanto de dinheiro externo foi financiado às diversas ONGs meio ambientalistas para crear proyectos com programas para proteger a biodiversidade?', questionou.

Ele ressalto que é importante destacar que o governo nacional já tem o estudo final da estrada pavimentada que unirá a San Inácio com San Matias.

'O governo nacional melhorou o sistema de comunicações atualmente as comunidades fronteiriças tem telefonia celular, financiou construção de escolas e colégios e postas sanitárias nas comunidades, com apoio do município a Bolívia logrou ajudar a mais de 3800 cirurgias oftalmológicas para brasileiros no hospital de San Matías dentro o Programa', acrescentou.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Junior, em 27.07.2017 às 11:49

    Sanches, ou vc é boliviano ou é muito leigo, a droga vem de lá, estes dias ocorreu um atraco em Santa Cruz aonde mataram todos que eram brasileiros e perderam os bolivianos, na defesa o boliviano disse que foi forçado a participar, não tiro a responsabilidade de que existe muitos brasileiros bandidos sim, mais dai generalizar e colocar os bolivianos como coitado será certo? Lá em ScZ a polícia e corrupta e quando é brasileiro o valor dobra e todos sabem disso, enfim, esperamos que isso seja para fiscalizar mesmo, respeitando os brasileiros de bem, como nós respeitamos os bolivianos que até saúde aqui em cáceres tem de graça pq os brasileiros lá se precisar de um hospital se estiver morrendo e não ter dinheiro ou ser desconhecido MORRE !

  • por Arlindo, em 26.07.2017 às 14:46

    Primeiro ato dessa polícia poderia ser de pegar todos os veículos brasileiros roubados que circulam naquela comunidade de devolve los Aos verdadeiros donos. Os brasileiros aí sim já mostraria de cara pra que veio. Ou será mais Bolívia corrupta do lado de la que cobra altas taxas pra devolver os veículos roubados. Uma vergonha.

  • por sanches.pfs@hotmail.com, em 26.07.2017 às 13:06

    Prendendo todos os brasileiros bandidos o crime de tráfico acaba... Pena que brasileiro bandido nunca acaba...

  • por joao, em 26.07.2017 às 12:19

    Vamos ver se ira diminuir o tráfico de drogas e se vai começar a ter mais fiscalização na fronteira

 
Sitevip Internet