Notícias / Politica

26/07/2017 - 08:30 | Atualizado em 26/07/2017 - 08:33

Vereadora quer barco ambulância para atender ribeirinhos em Cáceres

Por Assessoria

OLKNEWS

 (Crédito: OLKNEWS)
Na última sessão da Câmara Municipal de Cáceres, dia 25, a vereadora Elza Basto (PSD) apresentou ao executivo projeto para viabilização, junto ao Ministério da Saúde, de um barco para resgate e atendimento da população ribeirinha.

Sob o protocolo nº 657, a indicação da vereadora se baseia no fato de Cáceres ter uma das maiores colônias de pescadores do Estado, sendo que muitos pescadores passam a maior parte do tempo em seus acampamentos no rio. Além disso, também é grande a quantidade de moradores da zona rural que tem o acesso pelo rio mais fácil do que por terra.

O vereador Cézare Pastorello (PSDB) parabeniza a indicação da vereadora, e acrescenta: "esta é a beleza da pluralidade do legislativo. Somente a vereadora Elza, com seu histórico de lutas pela população ribeirinha, poderia traduzir tal necessidade em um projeto. Historicamente, o acesso das propriedades rurais que margeiam o rio Paraguai sempre foi pelo rio. Por isso as sedes das fazendas e casa de funcionários é sempre perto do barranco. Logo, há uma grande comunidade a ser atendida, tanto por socorro, como para a saúde preventiva."

Pastorello acrescenta que a indicação da vereadora Elza pode ser o início de um processo para a implantação de uma unidade de saúde da família ribeirinha ou fluvial.

"É comum nos rios da bacia amazônica a Estratégia de Saúde da Família Ribeirinha e Fluvial. A vereadora Elza pode estar dando o início a essa importante ferramenta de saúde preventiva. Ela pode contar comigo nesse projeto."

A indicação foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Prefeito Francis, com cópia à Secretaria Municipal de Saúde.
 

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cézare Pastorello, em 29.07.2017 às 12:04

    Lucas Fora Temer, o vereador que aplaude a iniciativa da vereadora Elza e que vislumbra a possibilidade de implantação de uma equipe de Estratégia da Saúde da Família para a população ribeirinha sou eu. Posso lhe afirmar que todo cidadão, até o senhor, é destinatário da nossa atenção e do nosso cuidado. Você pode até apontar outras prioridade, e sabemos que temos muitas. Mas, para aquela mulher que nunca fez um preventivo, para aquela criança que nunca fez uma consulta, a prioridade é esse atendimento. Os desassistidos, independentemente de votar ou não, são as nossa prioridades.

  • por Raphael Mucio Fanaia Monteiro, em 27.07.2017 às 13:53

    Pra quem se apresenta como "Lucas Fora Temer", o colega parece caminhar um tanto na contra-mão de suas ideologias. Deveria ter um mínimo de coragem pra colocar o nome verdadeiro. Salvo engano, os ribeirinhos também votam, e também são assediados por muitos quando em época de eleição. O mínimo que se espera é que também recebam a contrapartida pela confiança depositada em seus representantes políticos. Apesar do pensamento retrógrado, pessoas assim ainda são minoria.

  • por marionely viegas, em 27.07.2017 às 08:47

    Parabéns Vereadora pela iniciativa, realmente a população ribeirinha sempre foi esquecida pela classe política.

  • por Raphael Mucio Fanaia Monteiro, em 26.07.2017 às 17:17

    Louvável a iniciativa da vereadora, tendo em vista que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Parabéns.

  • por Lucas Fora Temer, em 26.07.2017 às 13:55

    Tanta coisa importante para esses vereadores fazerem, criarem e ficam inventando coisas mirabolantes minha nossa, e ainda tem um colega que se diz o cara da câmara que aplaude e diz mais sobre a possibilidade cria um PSF ribeirinho é isso mesmo que eu entendi... Por isso que este país está como esta...ganham uma grana pra não fazer nada de interessante... aproveitem estes 4 anos que nos próximos vocês verão pra onde vão...

 
Sitevip Internet