Notícias / Economia

19/07/2017 - 11:02 | Atualizado em 19/07/2017 - 11:05

Com 1,086 milhões de cabeças, Cáceres continua sendo a maior produtora de gado de MT

Por Gabriele Schimanoski

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
 Mato Grosso é conhecido como o campeão da pecuária nacional, com aproximadamente 30 milhões de animais entre bovinos e bubalinos. O Estado tem cinco municípios entre os 20 que detém os maiores rebanhos do país: Cáceres, Juara, Vila Bela da Santíssima Trindade, Alta Floresta e Vila Rica.

   Somados, os rebanhos destas cidades se aproximam dos 4,5 milhões de animais, cerca de 15% do total em Mato Grosso. Os dados são do Perfil da Pecuária no Brasil, elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Essa é a terceira edição do estudo, que teve como ano base o rebanho registrado em 2015.

   Na última semana, por ocasião da divulgação do resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado divulgou outro ranking atualizando os números dos maiores rebanhos de Mato Grosso.

   A dobradinha Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade continua. A primeira figura como a grande campeã, com 1,086 milhões de cabeças, enquanto Vila Bela registrou 991 mil animais.

   Juara, Alta Floresta e Juína aparem na sequência com 945 mil, 741 mil e 717 mil cabeças, respectivamente. Os três municípios, localizados entre o Norte e Oeste do estado, já sentem a chegada da agricultura.

   “A gente nota que rebanho está evoluindo onde a cria é mais intensa”, destacou o superintendente da Associação dos Criadores (Acrimat), Francisco Manzi. “Em Juara, por exemplo, a agricultura começou a tomar espaço”, completou.

   Na sexta posição aparece Pontes e Lacerda, com pouco mais de 658 mil animais. Em sétimo lugar está Vila Rica, com um rebanho de 612 mil cabeças. A oitava colocação é de Porto Esperidião, com 566 mil animais. Nas últimas posições entre os dez maiores, figuram Santo Antônio do Leverger (556 mil cabeças) e Poconé (497 mil cabeças).

   Quando se trata da evolução do rebanho, Santo Antônio do Leverger ocupa a primeira posição, com um avanço de 25% nos últimos dez anos. Em relação às últimas duas décadas, o rebanho que mais cresceu foi o de Vila Rica: o número de animais quase quintuplicou, registrando acréscimo de 493%.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Abel Donato, em 19.07.2017 às 23:00

    A JBS em conluio com os petistas conseguiu muita grana do BNDS para comprar um mega frigorifico em Caceres somente para fechar e causar desemprego,para que os desempregados fiquem pedindo esmolas e vivendo de cestas basicas. Ainda bem que o povo acordou e nao mais votara nesses vermelhos!

  • por Dias, em 19.07.2017 às 11:48

    E não tem nenhum frigorífico e nenhum trabalho de planejamento para agregar valores na cadeia produtiva. Poderia ter frigorífico, curtumes, fábrica de calçados e artigos em couro, laticínios e com isso gerar inúmeros empregos.

  • por MANEZINHO, em 19.07.2017 às 11:45

    pois é... não tem uma industria frigorifica isso é uma vergonha para o municipio campeão em cabecas de gado.Não adianta você ser campeão em alguma coisa e não poder desfrutar disso.

 
Sitevip Internet