Notícias / Cidade

16/07/2017 - 10:32 | Atualizado em 16/07/2017 - 10:35

Caiqueiros percorrem 400 quilômetros pelo rio Paraguai e seus afluentes

Uma jornada de quase 400Km de caiaque por um dos rios mais importantes de Mato Grosso, conhecendo sua história, seus moradores e visitantes, sua flora e sua fauna, expondo sua beleza e exuberância, mas também a necessidade urgente de cuidados básicos para preservá-lo.

Este foi o principal objetivo da Expedição Pelas Águas do Sepotuba, que teve início dia 24 de junho na cidade de Nova Marilândia (MT), na nascente do Rio Sepotuba.

Foram 11 dias remando de caiaque oceânico e creek no Rio Sepotuba, da nascente até sua foz, terminando em Cáceres (MT). “O caiaque permite uma interação saudável e mais intima com o rio, provocando um impacto muito pequeno no meio ambiente, inserindo o canoísta no contexto e na rotina dos animais de maneira muito discreta, permitindo o prazer sem culpa”, é o que diz o canoísta José Ricardo Tognon, um dos integrantes da equipe que registraram momentos únicos durante o percurso da expedição.



A equipe composta por 2 canoístas, um produtor e cinegrafista, um motorista e mais 3 integrantes em dois barcos a motor, percorrerem toda a extensão do Rio Sepotuba, registrando em alta definição, imagens que formarão um documentário sobre a região e a aventura.

O percurso fora mapeado e suas coordenadas serviram de orientação para a troca de caiaques que o trecho exigiria, também para os locais de almoço e acampamento, assim como os principais afluentes e moradores antigos da região.


Foram momentos de muitas alegrias e comemorações, mas também de muitas tristezas e preocupações: “Fomos recebidos muito bem pelos ribeirinhos, que nos convidavam para as refeições e para dialogar, isso nos permitiu colher importantes depoimentos sobre o rio, mas constatamos muitos estragos provocados pelo homem ao longo do percurso, tais como, pouca ou completa ausência de mata ciliar, muito assoreamento e lixo, assim como muito anzol de galho e excesso de presença humana, o que confirma o que já sabíamos, precisamos cuidar do Rio Sepotuba antes que seja tarde” comenta José Ricardo.


Haverá uma prévia do documentário no início do próximo mês (Agosto) no cinema do Shopping Tangará, momento que serão convidados os parceiros, clubes de serviço, autoridades e empresários.

A expedição terminou Cáceres no dia (07/07) e a equipe foi recebida pelo Secretário de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo de Cáceres, Junior Cesar Trindade, que externou parabéns pela iniciativa.

Produtor e cinegrafista: Lucênio
Canoistas: José Ricardo Tognon e Carlos Eduardo
Motorista: Helisson
Pilotos: Lerivan e Emerson
Apoio: Genilson
Fan page: Pelas Águas do Sepotuba

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet