Notícias / Cidade

15/07/2017 - 12:53

Presos de Pontes e Lacerda vão plantar horta para abastecer escolas

Por Folha Regional

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
19884178_958507367622764_73766502545615619_n
Projeto de ressocialização passa a ser executado no CDP de Pontes e Lacerda
Através do plantio e cultivo de hortaliças, do projeto RECUPERA, presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontes e Lacerda terão a partir de agora, trabalho digno e contribuirão com um complemento saudável na alimentação de quem precisa.

Além da diminuição da pena, a lida com a terra vai garantir conhecimento para uma nova profissão a ser seguida quando os mesmos deixarem o presídio.

A medida faz parte de uma parceria entre a direção do presídio, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio da Defensoria Pública, Promotoria e Conselho da Comunidade e vários outros órgãos.
Incentivador do projeto, o prefeito Alcino Barcelos (PRB) agradeceu cada parceiro e garantiu seu apoio.

Segundo ele, o projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAS) e será coordenado pelo vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Wilson do Viveiro (PRB). “Um ditado popular muito conhecido diz que: “Mente parada é oficina do diabo”. A intenção desse projeto é dar a oportunidade para que essas pessoas possam ser realmente recuperadas. Com o suor derramado no pé do eito, o detento vai colaborar com a produção de hortaliças desse projeto e reduzir seus dias de pena. Toda a produção será doada para as creches, escolas, hospitais e também para as instituições de apoio como o Lar do Idoso, Lar de Apoio às Crianças (LAC), Casa Lar, e outras mais”, disse o gestor ao agradecer os vereadores Rogério Barros, popular Lero Lero (PV) e Sérgio Luiz Pereira Júnior, o Juninho Cabeleireiro (PRB) por apoiarem a iniciativa.

19875591_958507570956077_47670043479862713_n

O presídio conta atualmente com 260 detentos, sendo que 90 já foram condenados.

Wilson Ortega é diretor do presídio e fala sobre a novidade. “Esse projeto vai nos dar a chance de perceber o lado humano e a disciplina de cada um. Eles estão sendo moldados para retornar à sociedade. A nossa intenção é atingir cerca de 70% dos reeducandos com esse projeto”, resumiu.

Além do apoio técnico, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura fornecerá também os insumos necessários para a produção das hortaliças.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 15.07.2017 às 18:52

    Parabéns aos idealizadores do projeto, que com certeza, terão sucessos, pois os produtores estarão aprendendo uma profissão rendosa, diminuindo as suas penas e com certeza, terão consciência do beneficio que estarão produzindo a uma parte da sociedade, e com isso, estarão pagando o prejuízo que trouxeram a sociedade que estará recebendo-os novamente, acreditando que estarão aptos a integrar essa sociedade de forma correta.

 
Sitevip Internet