Notícias / Educação

09/07/2017 - 12:32

Sintep denuncia 'armadilha' no concurso da Seduc. Inscrições começam amanhã

Por Alcione dos Anjos

João Vieira

 (Crédito: João Vieira)
O Sindicado dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) defende que na terceira fase do concurso público para provimento de 5,7 mil vagas e cadastro de reserva para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a chamada Avaliação Didática deixe de ser de caráter eliminatório e possa ocorrer durante a fase do estágio probatório.

“Os candidatos não podem ficar refém de uma avaliação subjetiva de uma banca, sob o risco de questionamentos futuros de direcionamento no processo seletivo”, argumenta o presidente do Sintep-MT, professor Henrique Lopes que convocou coletiva nesta quinta-feira (6) para apontar os "erros" no edital lançado há 2 dias pelo governo do Estado.

Este e outros apontamentos estão sendo feitos pelo sindicato que promete entregar segunda-feira (10) à Seduc um relatório com os erros que constam no edital do concurso público para preenhcimento de vagas e cadastro de reserva para os cargos de professor da Educação Básica, técnico e apoio Administrativo Educacional.

De acordo com Lopes, o objetivo é sanar qualquer possibilidade de cancelamento do concurso e não tumultuar o processo. “Somos os principais interessados de que o concurso ocorra. Foi uma das pautas da nossa greve de 2016, até por isso queremos garantir a total lisura do processo”, garante o líder sindical.

Um dos pontos levantados pelo sindicato é referente a “inconsistências” no edital. Entre eles, cobrar do candidato ao cargo de professor de Língua Portuguesa, raciocínio lógico de matemática. “Há erros de grafia, exigência do conteúdo programático igual para os cargos de apoio e de técnico administrativo, sendo que são para níveis de formação diferentes, nota 5 como sendo a nota de corte, sendo que o número de vagas abertas está muito aquém do número da real necessidade do Estado, entre outros”, aponta Henrique Lopes.

A própria Seduc já anunciou a publicação de uma errata no edital. “Por um equívoco da equipe que elaborou o conteúdo programático das provas, foram exigidos fatos relacionados à História do Estado do Espírito Santo – sendo que a orientação da Seduc é que sejam exigidos dos candidatos conteúdos que reforcem os saberes em história, geografia e literatura mato-grossenses. A alteração não afetará o andamento normal do concurso”, divulgou a pasta um dia depois da publicação do edital.

De acordo com a assessoria da pasta, a errata ainda não foi publicada, pois o Sintep convocou uma coletiva para esta quinta-feira (6) para falar sobre o assunto. Dessa forma, a gestão considerou melhor esperar os apontamentos do sindicato e publicar uma única vez as correções necessárias.

A assessoria reforça que a Seduc não tem compromisso com o erro e que irá avaliar todos os apontamentos que chegarem. Mas destaca que muitos dos professores interinos gostaram da etapa da avaliação didática, por considerar que isto pode ser uma vantagem para quem já está na sala de aula.
Recado 

Apesar do relatório do Sintep chegar até a Seduc só na segunda-feira (10), data que tem início o prazo de inscrição do concurso, a orientação do sindicato é que os interessados em participar da seleção leiam o edital e se inscrevam. “Nosso recado é para que os interessados fiquem calmos, estudem e gabaritem nas provas para mostrar que Mato Grosso possui profissionais capacitados”, aconselha Henrique Lopes.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por José Mesquita, em 10.07.2017 às 12:33

    Muito bom, tem que deixar como está, quem souber elaborar e ministrar aulas passa, assim, talvez, teremos um ensino com professores mais qualificados. SINTEP deveria ser o primeiro a incentivar o processo.

  • por Ana Nogueira, em 10.07.2017 às 07:30

    Está com medo de quê? Quem sabe tem que mostrar o que sabe. Muitos tem conteúdos, mas, não sabem repassar o conhecimento, e, a prova Didática é muito importante para fazer esta seleção.

  • por Maria, em 09.07.2017 às 17:27

    Será que o Sindicato fez um levantamento real da necessidade de vagas referente a todos as disciplinas nas escolas pública, Nos últimos concursos as vagas apresentadas estão muito longe de ser o número real de vagas e eu nunca vi uma postagem mostrando a eficácia do Sindicato a esse respeito. Este é um fator preponderante para sempre termos um número muito grande de professores interinos, sem necessidade. A figura do professor interino só deveria existir para os casos de licenças, o que não traduz a realidade constante nas folhas de pagamento , mesmo depois da posse do aprovados em um concurso.

  • por Eleuza, em 09.07.2017 às 14:18

    São muitos equívocos , principalmente nas vagas , vagas estas que não existem , e vagas que não aparecem no edital.

 
Sitevip Internet