Notícias / Educação

04/07/2017 - 13:53

Domingos Sávio da Adunemat diz que escândalos envolvendo Faesp mancham imagem e credibilidade da Unemat

Por Wesley Santiago

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat), Domingos Sávio da Cunha, disparou contra a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe), envolvida em diversos escândalos e alvo da ‘Operação Convescote’.

“Esse é mais um dos escândalos de grandes dimensões em que a Faespe está envolvida, com consequências enormes para a Unemat, sua credibilidade e sua imagem pública. No final de 2010 a comunidade acadêmica foi surpreendida pelo escândalo do mega concurso público para servidores do Estado de Mato Grosso. Naquele concurso se combinaram fanfarronice, incompetência e irresponsabilidade, e o resultado foi desastroso para a credibilidade e a imagem da instituição”, diz trecho da nota.
 
O posicionamento da presidência é claro: “a seção sindical é contra a existência dessa fundação privada no interior da Unemat. Essa posição (...) foi ratificada pela comunidade acadêmica quando da realização do Segundo Congresso da instituição, em 2008, mas tal decisão foi sabotada pelas sucessivas reitorias que passaram pela universidade, que mantiveram o funcionamento dessa fundação por conta própria e contra as decisões daquele congresso”.
 
O presidente pediu ainda que a reitoria da instituição se manifeste publicamente, informando de forma inequívoca para a comunidade acadêmica e para o povo de Mato Grosso, as diferenças entre a Faespe e a Unemat, se posicionando sobre o que está ocorrendo. “Afinal, a comunidade acadêmica não tem nenhuma responsabilidade sobre os escândalos em que a Faesp esteve ou está envolvida”.
 
“A diretoria da Adunemat vai acompanhar mais esse escândalo envolvendo a Faespe que novamente depõe contra a imagem da universidade, reiterando a sua posição contrária à sua existência, exigindo da reitoria da instituição que cumpra as deliberações do Segundo Congresso da universidade e inicie imediatamente o fechamento dessa fundação privada plantada no interior da universidade pública”, finalizou.
 
A reportagem tentou contato com o diretor da Faesp, mas ele não estava na unidade. Nenhum outro contato foi repassado ao Olhar Direto. Um e-mail foi encaminhado solicitando o posicionamento à respeito da nota, mas até a publicação da reportagem não houve resposta por parte da fundação.

Operação Convescote

A operação visa desarticular uma organização criminosa engendrada para saquear os cofres públicos, notadamente recursos públicos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), por intermédio da  Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faesp).
 
Além do crime de constituição de organização criminosa, também há indicativos da prática de peculato, lavagem de capitais e corrupção ativa. Entre os alvos dos mandados estão servidores do Tribunal de Contas e da Assembleia Legislativa, bem como funcionários do Sicoob e Faesp.
 
Primeira fase
 
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) deu cumprimento no dia 20 de junho a 11 mandados de prisão preventiva em Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres, todos expedidos pela Vara Especializada do Crime Organizado da Capital.
 
Na mesma oportunidade foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 04 mandados de condução coercitiva.

Segunda fase

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta sexta-feira (30) a segunda fase da operação Convescote. Segundo as informações iniciais, são alvos da operação servidores públicos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Poder Judiciário. Empresários e funcionários de uma fundação de ensino de Cáceres (220 km de Cuiabá) também estão entre os investigados. No total, 13 mandados de condução coercitiva, busca e apreensão são cumpridos. 

NOTA ADUNEMAT


FAESPE: UMA FUNDAÇÃO PRIVADA, UMA FÁBRICA DE ESCÂNDALOS

A diretoria da ADUNEMAT (Associação dos Docentes da UNEMAT) vem acompanhando o desenrolar de mais um escândalo, desta vez de corrupção, envolvendo a FAESPE (Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual), instituição criada pela UNEMAT e cujos diretores são indicados pela Reitoria da universidade.
Esse é mais um dos escândalos de grandes dimensões em que a FAESPE está envolvida, com consequências enormes para a UNEMAT, sua credibilidade e sua imagem pública.

No final de 2009 a comunidade acadêmica da UNEMAT foi surpreendida pelo escândalo do mega concurso público para servidores do Estado de Mato Grosso. Naquele concurso se combinaram fanfarronice, incompetência e irresponsabilidade, e o resultado foi desastroso para a credibilidade e a imagem da UNEMAT.

A ADUNEMAT tem uma posição clara desde a criação da FAESPE: a seção sindical é contra a existência dessa fundação privada no interior da UNEMAT. Essa posição da ADUNEMAT (e do ANDES – SN) foi ratificada pela comunidade acadêmica quando da realização do Segundo Congresso da UNEMAT, em 2008, mas tal decisão foi sabotada pelas sucessivas reitorias que passaram pela universidade, que mantiveram o funcionamento dessa fundação por conta própria e contra as decisões daquele congresso.

É necessário que a reitoria da UNEMAT se manifeste publicamente, informando de forma inequívoca para a comunidade acadêmica e para o povo de Mato Grosso, as diferenças entre a FAESPE e a UNEMAT, se posicionando sobre o que está ocorrendo. Afinal a comunidade acadêmica da UNEMAT não tem nenhuma responsabilidade sobre os escândalos em que a FAESPE esteve ou está envolvida.

A diretoria da ADUNEMAT vai acompanhar mais esse escândalo envolvendo a FAESPE que novamente depõe contra a imagem da UNEMAT, reiterando a sua posição contrária à sua existência, exigindo da Reitoria da UNEMAT que cumpra as deliberações do Segundo Congresso da universidade e inicie imediatamente o fechamento dessa fundação privada plantada no interior da universidade pública.
Cáceres, 03 de julho de 2017.

Domingos Sávio da Cunha Garcia
Presidente da Adunemat

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por O CACERESNSE, em 05.07.2017 às 12:43

    E SÓ ACABAR COM ESSA FAESPE QUE RESOLVE O PROBLEMA ISSO E UMA VERGORNHA PARA A UNEMAT DE MT

  • por Mário Figueiredo, em 04.07.2017 às 20:40

    Desconhecia que a Faespe fosse privada (está parecendo), concordo plenamente tem que investigar até as últimas consequências!

 
Sitevip Internet