Notícias / Cidade

21/06/2017 - 11:40 | Atualizado em 21/06/2017 - 11:49

Curso em Cáceres abordará tráfico de pessoas e contrabando de migrantes

Por Nataniel Zanferrari

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves (CRDH), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está entre as entidades organizadoras do curso ‘Abordagem sobre tráfico de pessoas e contrabando de migrantes’, que será realizado entre os dias 5 e 6 de julho, das 8 às 17 horas, no Auditório do Fórum da Comarca de Cáceres.

O curso é promovido pela Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes (Glo.Act). A Glo.Act é uma iniciativa conjunta de quatro anos (2015-2019) da União Europeia (UE) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UnoDC), implementada em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A iniciativa tem por objetivo prestar assistência às autoridades governamentais e às organizações da sociedade civil no desenvolvimento e implementação de respostas nacionais abrangentes de combate ao tráfico pessoas e contrabando de migrantes.

A ação ocorre em 13 países selecionados estrategicamente: África do Sul, Bielorrússia, Brasil, Colômbia, Egito, Laos, Mali, Marrocos, Nepal, Níger, Paquistão, Quirguistão e Ucrânia.

O objetivo do curso é o fortalecimento de capacidades e conhecimento de autoridades governamentais e da sociedade civil para combater o tráfico de pessoas, o contrabando de migrantes e fornecer assistência às vítimas e migrantes vulneráveis.

O curso abordará a nova de Lei de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Lei Nº 13.344, de 6 de outubro de 2016) e a nova Lei de Migrações (Lei Nº 13.445, de 24 de maio de 2017), ambas como instrumentos de advocacia, defesa, promoção de direitos. Também será abordada a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e as estratégias nacionais ao contrabando de migrantes, além do tráfico de pessoas e contrabando de migrantes na fronteira seca, bem como a realidade local do Mato Grosso e da Bolívia.

Mecanismos de identificação e assistência às vítimas de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes também serão pauta, bem como estratégias de prevenção, repressão e proteção. O curso também procura criar um espaço na qual se possam compartilhar experiências e informações sobre o enfrentamento a ambos os crimes.

O curso começará com o lançamento da Campanha Coração Azul 2017, pelo Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Mato Grosso (Cetrap-MT), que dará início a uma série de atividades a serem realizadas no mês de julho, promovendo a conscientização, solidariedade e mobilização de todos e todas na luta contra o tráfico de pessoas no estado. O dia 30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O interessado em realizar inscrição deve entrar em contato com cetrap@sejudh.mt.gov.br até sexta-feira (23).
Para maiores informações sobre o curso, basta entrar em contato pelos telefones (65) 3613-9902 ou (65) 3222-1568.

VISITA

O Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) do curso de Educação Física Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres está recebendo, entre 11 e 27 de junho, dois pesquisadores visitantes da Universidade de Extremadura (Unex), da Espanha. Os professores Antonio Antúnez Medina e Sergio José Ibáñez Godoy estão desenvolvendo uma intensa agenda de atividades, entre conferência, congresso, curso de formação para professores, aulas e orientação para alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos.

“A Universidade de Extremadura (Unex) possui uma das mais importantes Faculdades de Ciências do Esporte no mundo, com notório reconhecimento pela contribuição e excelência em nível de graduação e pós-graduação. Conta com um quadro de pesquisadores com reconhecida inserção internacional e experiência em redes de cooperação”, afirma o diretor do Leape e professor do curso de Educação Física, Riller Silva Reverdito.

“Portanto, a vinda dos pesquisadores e colaboração com o Leape e a Unemat consiste em uma excelente experiência acadêmica e científica. A nossa expectativa é ampliar o potencial da colaboração, uma vez que existem interesses que são comuns às Instituições”, explica Riller.

Dentre as atividades desenvolvidas, no último dia 17 de junho, foi apresentado e assinado a manifestação de interesse em cooperação para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, com foco nas áreas de Ciência do Treinamento e Pedagogia do Esporte, entre o Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte da Unemat e o Grupo de Otimização de Treinamento e Rendimento Esportivo (Goerd) da Unex.

“A cooperação com instituições nacionais e estrangeiras está no plano estratégico do Leape/Unemat, que busca ampliar as possibilidades para qualificação do seu quadro de professores e alunos, seja de iniciação científica, mestrado ou doutorando, além de ampliar a oportunidade para o desenvolvimento de atividades conjuntas de pesquisa e produção científica”, defende Reverdito.

A vinda dos pesquisadores visitantes tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e do Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer do Estado de Mato Grosso (Rede Cedes-MT).

As atividades e projetos do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) podem ser conhecidas clicando aqui, ou na página do Leape no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, clicando aqui.


 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joana Darc De Almeida, em 29.08.2019 às 14:23

    Se eu não conseguir participa da 2 palestra em Cáceres não tem direito no certificado. J

 
Sitevip Internet