Notícias / Educação

21/06/2017 - 09:45

Alunos de Arquitetura e Urbanismo de Barra do Bugres visitam centro Histórico de Cáceres

Por Hemilia Maia

Guilherme Vargas

 (Crédito: Guilherme Vargas)
Alunos da disciplina "História da Arquitetura Brasileira 2", do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Barra do Bugres, estiveram em Cáceres nesta segunda-feira (19.06) para visita guiada pelo centro histórico da cidade que é tombado pela União como patrimônio cultural.

Estilos como o colonial, art deco, neocolonial, art nouveau, eclético e neogótico fazem parte desse conjunto, e foram construídos no decorrer da história de Cáceres.

O conjunto urbanístico e paisagístico da cidade de Cáceres, no Estado de Mato Grosso, também foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2010. 

Acompanhados pela professora Lara Nunes, que ministra a disciplina, os acadêmicos foram recebidos pelos professores da Faculdade do Pantanal (Fapan) Anne Louise Pedroso e Adecarlo Pegino Júnior, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, ambos egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo do câmpus de Barra do Bugres. O grupo foi guiado pelo servidor Guilherme Vargas, técnico da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unemat (Proec) e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cáceres.

A visita teve início na praça Duque de Caxias, pelo prédio construído em 1913 que abrigou a primeira escola pública de Cáceres, Esperidião Marques, e onde a Unemat iniciou suas atividades em 1978. O grupo também contemplou a paisagem do centro de Cáceres vista de um barco hotel. No cemitério São João Batista, os acadêmicos conheceram diversos túmulos e estátuas com mais de um século de história.

"Além de conhecer os detalhes e características próprias do centro histórico os acadêmicos interagiram com o cotidiano e relações das pessoas com o espaço. Essa visita é uma forma de apropriação desse espaço e de mantê-lo presente nas vivências de cada um de nós", comentou Guilherme.

Para a professora da disciplina, Lara Nunes, a visita teve impacto positivo: "Com o olhar de quem zela pelo patrimônio histórico, pudemos viver na Arquitetura de Cáceres a simbiose do passado com o presente de maneira enriquecedora".

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet