Notícias / Politica

21/06/2017 - 09:36 | Atualizado em 21/06/2017 - 09:41

Francis não sanciona leis criadas por Pastorello

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A sessão desta segunda-feira, 19, foi marcada pelo sentimento de pesar dos vereadores pelo falecimento da genitora do prefeito Francis Maris Cruz, a senhora Irene Cruz. Todos os vereadores que usaram a tribuna manifestaram seus sentimentos de condolência.

Na palavra livre, servidores da educação, organizados na Comissão Pró-FG, leram uma Nota de Repúdio pela falta de atualização e pagamento da Função Gratificada aos secretários das escolas. Alegam que um diretor, trabalhando 40 horas, chega a ganhar menos que um professor de 10 horas, e ainda tem que arcar com despesas de pequeno valor, necessárias ao funcionamento das unidades.

Durante a sessão, foram promulgadas duas leis que, enviadas ao executivo, não tiveram a sanção e nem o veto do prefeito. Foram as leis de instituição da Equoterapia como tratamento auxiliar na saúde e a lei de criação do Conselho Municipal de Esportes e Fundo Municipal de Esportes, de autoria do vereador Cézare Pastorello.

"Não sei o porquê do prefeito Francis não ter sancionado esse importante projeto de lei no prazo hábil. Desde antes das eleições já tratávamos desse projeto, e temos pressa para organização do setor esportivo. De todo modo, com a promulgação, a lei passa a vigorar a partir da publicação, e o conselho já pode ser montado. É importante que a população entenda a importância e participe do Conselho. Vários programas do Ministério dos Esportes dependem do Conselho existir no município para serem liberados" afirma Pastorello.

Com a promulgação, a lei passa a ser reconhecida como existente, independentemente da sanção do prefeito. Segundo o vereador, a intenção é que o Conselho e o Fundo sejam efetivados até o fim do ano, para já receber recursos no ano que vem.

CRIMINALIDADE

Para Pastorello, um dos piores problemas da nossa cidade ainda é a criminalidade. Ele atribui a falta de opções de lazer, cultura e esportes como um dos motivos para o aumento no consumo de drogas por jovens, o que aumenta o número de furtos. "É um trabalho de 360 graus que estamos desenvolvendo. Fortalecer e promover atividades culturais, consolidar a prática esportiva, reconhecer os nossos heróis no esporte e fortalecer vínculos familiares funcionam muito bem na prevenção. Mas, aquela pessoa que já está na dependência química, hoje é ignorada pelo Estado. Ela só recebe atenção quando se torna criminoso. Ou seja, primeiro, devemos prevenir que o jovem se torne viciado. Se não conseguimos, devemos tratar o viciado para que ele não se torne bandido. É uma luta de toda a sociedade".

O próximo passo a ser dado é a realização do fórum de composição do conselho, que deverá ser organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Helio, em 23.06.2017 às 11:28

    Tai a proposta do joao para futuros projetos e Boa senhores vereadores, só copiarem e aperfeiçoarem certas ideias e colocar em pratica, simples trabalhar, só ter pulso ! Aliás, por onde anda os outros tantos e tantos vereadores ????? Estão esperando salário e benefícios cair em conta ?? Vida boa hein? Assim até eu quero !!

  • por Sidney Oliveira, em 22.06.2017 às 10:37

    Subiu na cabeça do Vereador Pastorello pois ele se acha melhor que todos, ele foi o mais votado inclusive eu arrumei muitos votos, ele de cara já ganhou a antipatia de boa parte dos vereadores por achar que os colega era menos inteligente do que ele, não conseguiu ser presidente da câmara, fez comentários sobre a vereadora Valdeniria sobre a fala dela, hoje ele quer ser o melhor a quaisquer preços, ele quer colocar o Francis contra parede, acho difícil, ele deve estar querendo ser deputado com apoio do Francis ou Prefeito na próxima gestão, ele deve já está pensando muito alto, ou deve estar com ciúmes. Calma vereador vamos devagar com andor, seja humilde vereador.

  • por Helena sobreira, em 22.06.2017 às 09:38

    Obrigado vereador cesare por agir com coerência e princípios, já tem babá ovos demais na política e fora dela. Precisamos de veredores assim com postura e ética. Independência para tomar suas ações. E não ficar atrelado ao prefeito por cabresto, sem pensar, ou melhor pensar só nos pps interesses como cargos e questões ligadas à obras, que dependem do Francis. Siga independente e sabendo que seus eleitores estão de olho. Continue a fazer diferença.

  • por joao, em 21.06.2017 às 15:29

    Pastorello se ta de sacanagem com a população só pode! Atribui a falta de opções de lazer, cultura e esportes a uso de drogas. Usa drogas quem quer é simples! 1º Precisa é gerar emprego, a sim diminui roubos e furtos. Até agora não vi vereador nenhum correndo atrás para trazer empresas , buscar a volta do porto que esta abandonado dentro da cidade! 2º Fazer uma lei toque de recolher para crianças e adolescentes depois das 23:00 na cidade. 3º Investir na Educação e Escolas tanto na zona urbana quanto rural! Agora vereadores so ficam sentado com a bunda na cadeira e não fazem nada!

  • por Maxima da Purificação A. Melo Soares., em 21.06.2017 às 13:57

    Caro wender, o nosso Vereador Pastorello tá fazendo um excelente trabalho, e vc está equivocado em relação a postura dele com o Prefeito. Equivocado está o Francis quando deixa de atender os ansrios dos Esportistas, por causa do seu ego inflamado, ele tenta prejudicar uma área de extrema importância paraos cacerenses. Infelizmente, ele, o prefeito, continua com os mesmos vicios politicos arcaicos.O Pastorello não está agindo errado, por ser do mesno partido político, não quer dizer que tenha que concordar com os desmandos de A e de B, ter independencia politica é necessário para se ter um Legislativo forte e coeso em prol do trabalho con responsabilidade e respeito aos eleitores. Não é isso que queremos dos nossos politicos? Ou devemos fechar os olhos e baixar a cabeça e continuar na mesmice, obedecendo e renunciando aos ideais coletivis. Pense nisso!!! AH! Pastorello, se torbou Vereador porque a msioria dos amigos deke acreditaram em suas propostas e conhece o caráter ilibado dele. Não foi o Francis que o fez Vereador.Foram os 1.200 votos do vereador que o ajudaram a se reeleger" Prefeito". Pra ficar mais claro, nao tenho procuração pra defender ninguém. Só não acho justo querer queimar quem está fazendo um excelente trabalho e exercendo o verdadeira função do "Vereador". Legislar e fiscalizar.

  • por WENDER, em 21.06.2017 às 12:05

    Impressionante, antes de ser vereador Pastorelle vivia babando ovo do Francis e agora pq esta como vereador quer que o prefeito seja seu baba ovo kkkkk. Caro vereador admiro seu caráter mais fica a dica, nunca vire as costas para quem te deu a mão lá no começo, não se esqueça que esta nesse cargo hoje graças ao Francis e assim como ele ajudou, ele tbm pode prejudicar. "sabe de nada inocente", "abra o olho japonês" acorde enquanto a tempo, uma vez que tiver a administração contra vc, esquece de impressionar seus eleitores porque isso será impossível, pois veja "Café no Bule", Tarcisio, entre outros que eram contra o prefeito.

 
Sitevip Internet