Notícias / Saúde

21/06/2017 - 09:08 | Atualizado em 21/06/2017 - 09:13

Mirassol, Pontes e Lacerda e Porto Esperidião vão receber médicos cubanos

Por Muvuca Popular

Cerca de 20 médicos cubano chegaram à Mato Grosso nos proximos dias, eles participam do programa do Governo Federal, Mais Médicos e devem ser enviados para 13 municípios do estado.
Atualmente, Mato Grosso tem 228 profissionais do programa alocados em 102 municípios e em cinco distritos sanitários indígenas, segundo dados do governo do estado.

Eles compõem a equipe de cooperação internacional Brasil-Cuba e vão substituir àqueles que já permaneceram por três anos no Brasil, conforme o acordo entre esses dois países.

Nesta quarta-feira (21), a partir das 08h no Hotel Fazendo Mato Grosso, os 20 novos médicos recebem da Secretaria de Estado de Saúde (SES) capacitações e serão cadastrados na plataforma do Telessaúde.

Após receberem os treinamentos, eles serão enviados para os municípios de Água Boa (2), Barra do Garças (1), Brasnorte (1), Colíder (2), Juína (1), Mirassol D'Oeste (1), Nova Canaã do Norte (1), Pontes e Lacerda (1), Porto Esperidião (1), Sorriso (1), Tabaporã (1), Tangará da Serra (5), Vila Rica (1) e para o Dsei Xavante.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a implantação do programa no estado diminuiu a rotatividade de médicos inclusive nos municípios mais distantes da capital e com menores taxas populacionais.
Durante a capacitação, os médicos cubanos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais de Mato Grosso, bem como a política pública de saúde, o SUS, e a importância do trabalho na atenção primária em saúde do Estado.
 
Também serão discutidos os principais agravos da vigilância em saúde, com ênfase nas características dos municípios nos quais esses médicos desenvolverão suas atividades, integrados às equipes de atenção primária.
Os novos profissionais terão ainda a oportunidade de conhecer o sistema de informação utilizado na atenção básica (e-SUS AB), a funcionalidade do prontuário eletrônico do cidadão, sua implantação em Mato Grosso e nos municípios em que atuarão.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por celso, em 22.06.2017 às 06:51

    Têem que se adquarem às normas brasileiras de saúde. Esta havendo controvérsias e poderá custar vidas. É fato. A fiscalizaçâo tem de acompanhá-los em seus atendimentns, em especial a gestantes.

 
Sitevip Internet