Notícias / Polícia

20/06/2017 - 08:35 | Atualizado em 20/06/2017 - 08:38

​GAECO deflagra operação contra irregularidades em convênio da Assembleia com a Unemat

Por Da Redação

Folha Max

 (Crédito: Folha Max)
Como resultado de um inquérito instaurado em 2015, o GAECO deflagrou hoje, 20, uma operação para prender pessoas envolvidas e beneficiadas em um contrato de R$ 20 milhões de um convênio firmado entre a Assembleia Legislativa, a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) para auxiliar o trabalho das três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e das comissões permanentes atualmente instaladas no Legislativo.
 
O órgão cumpre 31 mandados na "Operação Convescote" que visa desbaratar um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Tribunal de Contas do Estado.

O alvo é a "consultoria fantasma" prestada pela Faespe (Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual), que é vinculada a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso.

São 11 mandados de prisão preventiva nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres. Ainda são cumpridos quatro conduções coercitivas, além de 16 mandados de busca e apreensão.

Os mandados foram desterminados pela juíza da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda. A operação, que é a primeira de combate a corrupção comandada pelo promotor Marcos Bulhões, conta com apoio de delegados e agentes da Polícia Civil, além de praças e oficiais da Polícia Militar.

Em Cáceres, na sede da FAESP, segundo o coordenador da Fundação, Marcelo Horn, foram apreendidos apenas documentos.
 
‘Estamos tranquilos. Cumprimos e estamos cumprindo o contrato conforme acordado. Se houve e há irregularidades não é aqui’, garante.
 
A parceria foi firmada entre o Parlamento, a Unemat e a Faespe em agosto de 2015, após o próprio Ministério Público recomendar que a não contratação da empresa CSL Consultoria e Assessoria Ltda. para auxiliar os trabalhos da CPI das Obras da Copa do Mundo de 2014.
 
Na época, o MPE questionava apenas a intenção de firmar o contrato por meio de uma dispensa de licitação.
 
A iniciativa de acionar a Assembleia a não fazê-lo dessa forma, no entanto, levantou uma série de suspeitas quanto à idoneidade da empresa e o valor que ela receberia: cerca de R$ 970 mil.
 
As ressalvas quanto à CSL geraram desgaste fora e dentro do Parlamento. Isso porque outras CPIs que também iniciavam seus trabalhos cobraram da presidência da AL a disponibilização de estrutura semelhante.
 
Diante disso, o convênio com a Unemat e Faespe foi construído no sentido de abranger o maior objeto possível, ou seja, todas as comissões já instaladas ou que possam vir a ser criadas durante esta gestão da Mesa Diretora.
 
O presidente da AL na época era o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e na ocasião disse que contratou a ‘Faespe por ser uma instituição que presta serviços a diversos órgãos no Estado, como o Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça’.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por são lourenço contra coronelismo., em 21.06.2017 às 08:52

    É uma epidemia pessoal, não tem um órgão público nesse país, que não esteja envolvido em esquema, desvio, corrupção, propina, vendas de gabarito de provas para vestibular ou concursos, licitações fraudulentas, aditivos em obras subfaturados...e por aí vai, e o povo cada vez mais necessitado desses impostos absurdos retornem em serviços de qualidade para a população, mas desse jeito será utopia pensar.

  • por Davi, em 20.06.2017 às 20:33

    Maluf, Botelho e Nininho fazem o Riva parecer um amador.

  • por Rogério, em 20.06.2017 às 13:06

    Alguns dias antes da deflagração da operação na Seduc o governador foi acometido de pneumonia. Agora, poucos dias antes da deflagração da operação que apura desvios da sua base na assembleia o Taques adoece de novo. Não e muita coincidência?

  • por Juliana, em 20.06.2017 às 10:48

    Essa UNEMAT já passou da hora mesmo de sofrer uma auditoria, mais A AUDITORIA, peneira fina.

  • por Junior, em 20.06.2017 às 09:10

    Essa faesp não é a mesma responsável pelo vestibular da unemat ? Tem que ir aí fundo disso mesmo, aproveitar e fazer um pente fino na unemat em um todo, para que se coloque tudo em pratos limpos, não é questão de acusação, é questão de transparência para com a população. As coisas estão um tanto quanto estranhas, e qual objetivo de tirar a unemat de cáceres ? Eis que surge novamente a questão !

 
Sitevip Internet