Notícias / Politica

19/06/2017 - 08:30 | Atualizado em 19/06/2017 - 08:31

Francis diz que Pastorello tem que ajudar antes de criticar

Por Sinézio Alcântara

O prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) classificou de “fogo amigo” – expressão utilizada por militares em guerra quando sofre ataque de grupo aliado -, as críticas do vereador Césare Pastorelo (PSDB) ao solicitar de forma acintosa a prestação de contas do 36º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) de Cáceres. Evitando citar nome Francis disse que “antes de tecer critica a pessoa deveria ajudar ai sim teria direito de criticar” disse em resposta a afirmação de Pastorelo de que faz questão de exigir a prestação de contas do FIPe desde ano porque, nas edições anteriores a administração apresentou um “amontoado de papeis” que em nada parecem com prestação de contas.

Sempre sem citar o nome do vereador, o prefeito assinalou que “esse é o verdadeiro fogo amigo. Ele que é do mesmo partido deveria vir com mais frequência, conversar com o prefeito, os secretários para se inteirar da situação. Mas, no entanto, desde que tomou posse, é o que menos participa das reuniões e acaba sem as informações necessárias” disse refutando as afirmações do vereador de que apresentou “um amontoado de papeis” na prestação de conta dos anos anteriores do FIPe.

“Na verdade são picuinhas por razões meramente políticas. As prestações de contas solicitadas foram entregues em um CD ao vereador”. Não existe nada de ilegal na prestação de contas, garantiu. “Tudo foi feito dentro da legalidade e prestado contas ao TCE” garantiu assinalando que as contas do FIPe deste ano estarão à disposição não apenas do vereador, mas a todas as instituições constituídas, no site da prefeitura – Portal Transparência. Explicou que, no que se refere aos shows artísticos quem faz a prestação de contas aos órgãos competentes é a empresa vencedora da licitação, no caso a Pedro Corrêa Produções e Eventos.

O prefeito também rebateu as críticas a respeito do modelo de parceria e convênios utilizados pela administração para a realização do FIPe, principalmente, em relação aos shows nacionais. Na sessão da Câmara, Pastorelo disse que “a população precisa saber o quanto e como foram gastos os recursos públicos na realização do evento. Cria-se toda uma estrutura em torno dos shows nacionais e tenta-se vender a ideia de que esses shows são apenas mais uma atividade, e o pior, que não houve utilização de recursos públicos. Precisamos da radiografia dos gastos para pensar se devemos manter esse modelo ou voltar aos shows exclusivamente gratuitos”.

Sobre esse questionamento, Francis fez questão de explicar: “É importante salientar que os festivais anteriores sempre foram bancados com dinheiro público do contribuinte. O FIPe de 2012, por exemplo, custou aos cofres do município mais de 2 milhões. Dinheiro que saiu da saúde, educação, da assistência social e demais pastas. Tanto é que recebemos a prefeitura, sem remédios nos postos de saúde e com salários dos servidores atrasados. Em 2013 por falta de recursos, não realizamos o FIPe” diz explicando que, diante disso, era necessários que se mudasse esse modelo.

E, acrescentou afirmando que a partir de 2014, a administração passou a realizar o FIPe e o Carnaval Popular, somente através de parcerias e convênios. Uma forma que, segundo o prefeito, deu certo, tendo em vista que “a prefeitura não retira o dinheiro suado do contribuinte para festa” garante. Apesar de acreditar estar no caminho certo, o prefeito diz que, mesmo assim, a administração está aberta para acatar sugestões para os próximos festivais. “Mesmo assim, conclamamos a população para comparecer a prefeitura e apresentar sugestões. Pois já estamos planejando o FIP de 2018. Tudo o que for melhor e viável para a população será acatado”.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Fernando2, em 20.06.2017 às 11:28

    Eu como eleitor, não acho que propagando página de web seria o melhor caminho para apresentar serviço a população, até pq nem todos eleitores têm acesso constante a internet, com todo respeito caros vereadores, seria viável mostrarem resultados dos serviços prestados a população em um modo geral, penso como tantos outros eleitores e leitores, que a câmara vem fazendo um serviço fraco, de poucos resultados, hoje em dia vereador que fica " prostrado " no básico e no que apenas se deve fazer vai na rotina apagada de um mundo político aonde futuras eleições pode ser inviável ! A......

  • por Fernando, em 20.06.2017 às 11:27

    A ideia é, se unirem em prol não ao próprio mais sim ao povo e aí município, levantar realmente da cadeira, arregaçar as mangas e mostrar força e competência, o eleitor quer isso, o eleitor pede isso, o município tem carências, não pode ter apenas despesas em folhas. Aliás, cadê os resultados da viagem e despesas de diárias a Brasília ? As despesas de viagem para outros lugares com a intenção de "resultados"? Cadê os tantos outros vereadores que caiu na inércia e na rotina do "fico quieto e o povo me deixa ", ou então " apareço perto de campanha política e o povo esquece ", cadê as "marias vai com as outras" que esquecem de que foram eleitos para trabalhar mostrando resultados ? Hora de acordar para a vida ! Eu como eleitor, exijo respostas dos seus trabalhos, exijo resultados, exijo competência, exijo melhorias, exijo que façam muito mais do que foram eleitos para fazerem e mostrem que não foram por benefícios e salários que entraram em política, tiremEssa imagem que que a população hoje tem ! Ou os senhores pensam que os munícipes estão satisfeitos ?

  • por Ari, em 19.06.2017 às 16:56

    Concordo com sua atitude prefeito, ate agora os 15 vereadores não mostraram pra que foram eleitos, já se passaram seis meses e até agora nada de um projeto para ajudar o executivo a resolver os problemas da cidade, diga se de passagem umas das melhores gestões q a cidade de Cáceres já teve..

  • por Cézare Pastorello, em 19.06.2017 às 16:55

    Em primeiro lugar, pedir prestação de contas não é fazer críticas, é zelo com o dinheiro público, e esse zelo todos os agentes deveriam ter. O Executivo disse que nunca recebeu nem um centavo de emenda para o FIPe, os deputados alardeiam dizendo que mandaram milhões. A única coisa que eu sei, é que a prestação de contar enviada, dois CDs com um amontoado de papéis digitalizados, não serve para nada. Por isso pedi a prestação de 2017. De toda sorte, disponibilizarei a prestação de contas na minha página, para dar transparências. Votei no Francis as duas vezes e votaria uma terceira se pudesse. Mas, isso não faz de mim um lacaio nem coloca uma coleira no meu pescoço. Tenho compromisso com o cargo que ocupo e com o bem desta cidade. Vou continuar ajudando, legislando e cobrando. Veha um exemplo de como foram mandados os documentos, neste link: https://goo.gl/LiQUCh #EuAcreditoEmCáceres #VereadorFiscaliza

  • por El Cid, em 19.06.2017 às 13:22

    Esse Pastorello não é o mesmo que está com o mandato ameaçado por infringência à lei eleitoral?

  • por manezinho, em 19.06.2017 às 12:38

    ESSES VEREADORES DE CÁCERES SÃO TODOS SANGESUGAS, NÃO FAZEM NADA PARA MELHORAR SÓ SERVE PARA ATRAPALHAR.SI TODOS AJUDAREM A CIDADE SÓ TEM A GANHAR.

  • por Junior, em 19.06.2017 às 12:12

    Não sou a favor de Francis em muita coisa mais estou de acordo ! Aliás não apena um vereador mais todos, todos são obrigados a mostrarem serviço e resultados, coisa que até agora não fizeram !

  • por Cézare Pastorello, em 19.06.2017 às 11:21

    Em primeiro lugar, pedir prestação de contas não é crítica. É pedido de prestação de contas, o que é legítimo o povo saber. Em seguida, na afirmação “antes de tecer critica a pessoa deveria ajudar ai sim teria direito de criticar”, esqueceu-se que, o direito de cobrar ou criticar advém do mandado de vereador. Não é preciso outro tipo de habilitação prévia, para "ter direito". De toda sorte, disponibilizarei todos os documentos apresentados pelo executivo, para que a população tire suas próprias conclusões.

 
Sitevip Internet