Notícias / Politica

13/06/2017 - 10:17

Vereadora diz que prefeitura mente sobre gasto com o FIPe

Por Assessoria

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
A sessão desta segunda-feira, 13, foi marcada pela presença de diversas lideranças culturais de Cáceres que prestigiaram na sessão com projetos e requerimentos do setor.

O vereador Cézare Pastorello (PSDB) apresentou o projeto SunSet Pantanal, que objetiva ter uma atividade cultural permanente na praia do Daveron, para contemplação do pôr do sol com música e apresentações. O projeto, idealizado pelos professores Sílvia Nunes, Alexandre Nunes e pelo publicitário Maurício Lima, tem como inspiração os vários municípios turísticos onde o pôr do sol é valorizado como atração, a exemplo da Praia do Jacaré, em João Pessoa, que atrai milhares de pessoas, todos os dias, para ver o poente ao som do Bolero de Ravel.

Para o vereador Cézare Pastorello “o desenvolvimento da cidade e a melhoria dos serviços públicos é visível para todos que vivem em Cáceres. Mas, nós precisamos de muito mais cultura. É a nossa vocação, é o nosso diferencial. Somos uma cidade cultural e inteligente. O SunSet Pantanal proporcionará ao Executivo a promoção de uma atividade cultural permanente, e não episódica. Cáceres merece!”

O vereador também apresentou requerimento para que o Executivo apresente os motivos e de onde saiu a ordem para apagar o grafite do Artista Plástico Rafael Jonnier. No uso da tribuna, o vereador disse que, apesar do executivo ter direito de repintar qualquer patrimônio público. Porém, quem perdeu foi Cáceres, e perdeu muito. “O local já havia se tornado ponto de visitação de turistas. Vejam no facebook, mais de 150 postagens de pessoas que tiraram foto na frente da obra. Agora, só resta uma parede branca.” 

Para o vereador, a atual legislatura e administração é responsável por garantir que a cultura de hoje seja a história de amanhã.

O vereador ainda apresentou mais dois requerimentos, um pedindo a prestação de contas do 36º Festival de Pesca e outro cobrando o plano de manejo de resíduos das embarcações que atracam na orla de Cáceres.

“Quando eu pedi a prestação de contas das últimas realizações do FIPe, o executivo chegou a informar que não tinha condições de fazê-lo, e entregou um amontoado de papeis digitalizados, que em nada se parecem com uma prestação de contas. Agora, estou pedindo a prestação de contas desta edição. Não há desculpas, é quem organizou que vai apresentar, e a população precisa saber o quanto e como foram gastos os recursos públicos na realização do Festival. Cria-se toda uma estrutura em torno dos shows nacionais comerciais, e tenta-se vender a ideia de que esses shows são apenas mais uma atividade, e o pior, que não houve utilização de recursos públicos. Precisamos dessa radiografia dos gastos para pensar se devemos manter o modelo, voltar aos shows exclusivamente gratuitos ou inovar. Antes de tudo, é preciso conhecer.”

A vereadora Valdeníria Dutra, tomando conhecimento da resposta do Executivo de que nunca havia sido recebido nenhuma emenda para realização do FIPe, usou a tribuna e disse que tem certeza de que a informação está equivocada. “Como que pode esse documento dizer que o município nunca recebeu nenhuma emenda para o FIPe, se eu estava junto com o então deputado Airton Português quando só ele liberou mais de um milhão de recursos para o FIPe?”

A atual administração alega que a administração do prefeito Túlio Fontes gastava até 2 milhões de recursos públicos na realização do FIPe, que tinham shows gratuitos. Na última edição do modelo, em 2012, apresentaram-se as atrações Rosa de Saron, Fernanda Brun, Alceu Valença, João Bosco e Vinicius, Jota Quest, Cheiro de Amor, Fagner, Zeca Baleiro e várias outras bandas regionais, sem cobrança de ingressos.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rosa F, em 17.06.2017 às 10:29

    Cara vereadora, espero que corra atrás das explicações e que traga resultados, pq como vimos com ex vereadores, estavam acostumados a levantar poeira e deixava o assunto cair no esquecimento para chamar atenção. Aos demais vereadores atuais, estamos esperando também resultados, elegemos vcs não para cargo empregatício e sim para trabalhar de verdade. Estamos esperando ações, reações e soluções, como respostas para muitas coisas que estão pairando no ar desde que assumiram a cadeira.

  • por Mauro, em 13.06.2017 às 22:24

    Explorar o porto de morrinhos por 70 anos, com acesso ao Pacífico faz qualquer negócio para se pintar de bom moço, o grupo enfeita tudo, vale abraçar pobre e carregar guri catarrento em campanha, até ser senador dá vontade de ser!!!!

  • por Moreira, em 13.06.2017 às 19:17

    O que eu fico pensando é no seguimento, se antes, em outras administrações haviam pessoas capazes de realizar um projeto voltado ao Fip e conseguir recursos para trazer shows gratuitos para todos os gostos, será que agora não sobrou um único capaz de fazer o tal projeto? Será tão difícil assim? Ou será que a incompetência está rolando solta, as crianças que vieram das escolas da zona rural tiveram que sair de casa de madrugada, algumas as três horas da manhã, passaram fome até às nove e quarenta quando foi servido um lanchinho porcaria, sem contar a quantidade de crianças que se perderam, desordem geral, tiveram sorte de não acontecer uma desgraça, e é uma falta de responsabilidade enorme contar com a sorte para lidar com a vida é a segurança de filhos dos outros.

  • por Romildo gonçalves, em 13.06.2017 às 18:24

    Boa noite, a cada ano que passa o FIPe vai se esvaindo, hoje podemos dizer que é um SHOW, e a pesca é a parte, tudo se gira em torno do palco central, o glamur do FESTIVAL DE PESCA acabou, se cobra tudo caro, as tendas onde estavam os veículos com iluminação precária, não havia som ambiente dentro do recinto, espaços do artesanatos parecia a feira de "Santa cruz- BOLÍVIA" com corredor que mal passava 2 pessoas, o parque muito caro pra míseros 2 minutos, em contar que estavam quebrando, presenciei crianças ficarem a mais de 30 minutos sentados esperando eles fazerem gambiarra para voltar a funcionar, como disse o leitor anterior o pastel de vento muito caro, saudades de tempos que o festival era para os cacerenses menos favorecidos, saudades do festival que tudo se girava em torno da pesca embarcada, festival bom era tempo da IEDA.

  • por marionely viegas araujo, em 13.06.2017 às 13:37

    Parabéns Vereadores Valdeniria e Cesare, vamos dar um basta nessa administração de gastar dinheiro público e terceirizar, inclusive as barracas. Ora, se foi terceirizado não existiu despesas, tudo foi cobrado e muito caro para o nosso povo, onde foi parar o tão falado recurso do tal de Dep. Leonardo????. Em outras épocas, Aloisio Barros, Ricardo Henry e Tulio Fontes, a população cacerense era presenteada com grandes shows, a custo zero. Cadê o dinheiro senhor honesto ???? responda. Cadê os demais vereadores que fazem parte do legislativo municipal??? estão com medo de deixar o Sr. Honesto magoado e bravo???. Me desculpem, mas os senhores estão se revelando VERDADEIROS PAU MANDADO, ou como diziam os antigos, VERDADEIROS LAMBE BOTAS!!!!!!!

  • por Priscila Gomes, em 13.06.2017 às 13:08

    To achando que os nobres vereadores estão preocupados com coisas super folas. Dinheiro de FIPe, pintura de um cidadão. Pelo que eu saiba e que foi dito na reportagem o local é do municipio, ele pintou uma vez, a prefeitura pintou outra, segue o barco, fica de mimimi ai não vai virar nada. Pessoal vamos apresentar propostas para o DESENVOLVIMENTO de Cáceres.

  • por Esmeraldo Rodrigues de Jesus, em 13.06.2017 às 13:00

    Cacerense Nato, a elitização de Cáceres está contecendo num contesto geral, não só no "Festival"... Mudar isso é um desafio, pois precisamos da unidade para Cáceres ter um novo modelo de gestão... Pra isso precisamos do povo, do voto do povo em representante do povo!

  • por JOSIMAR ( coloca um nome CACERENSE NATO ), em 13.06.2017 às 11:40

    Bom dia ... Vereadora Valdeniria e Cesar Pastorello, parabéns por saber exercer a verdadeira função do vereador " legislativo", é isso que se faz um vereador FISCALIZAR E COBRAR do executivo. Não faço aqui minha ponderaçao ao ultimo Fipe da gestão Túlio Fontes, poderia ser que o gasto era maior, porem nada se era terceirizado. Hoje se terceiriza tudo, vou apresentar apenas um fator. A empresa responsável pelos bares ( camarotes e outros), vem de Cuiabá, trazem desde o GELO, agora me dizem que dinheiro fica no município? Se a empresa traz GELO? Pelo que me recordo Fipe na gestão Tulio Fontes bares e etc quem pegava era de Cáceres, me recordo muito bem grande Chico e Ronaldo, e o Fipe fazia sucesso. Dinheiro pra circula na cidade, investimento tem que ser aqui na própria cidade, capacidade tem, a expoagro é mesma coisa, GELO de Cuiabá, então se vocês querem desenvolvimento da cidade e que dinheiro circule na cidade, valorizem o potencial do município. fica a dica.

  • por Cacerense Inconformado, em 13.06.2017 às 11:11

    Pelo que sei tem recursos disponíveis no Governo Federal para tratar de eventos culturais e Esportivos como a pesca, em outras épocas o projeto era montado 1 ano antes para garantir que esses recursos viessem, e eram usados para pagar os show e as estruturas, agora não vem dinheiro e o dinheiro que sai pra pagar os shows são da população. Que vantagem isso gera pra cidade? sendo que antes vinha dinheiro hoje sai! Tem que ser revisto mesmo esse modelo atual só privilegia alguns.

  • por cacerense nato, em 13.06.2017 às 10:45

    O nosso Legislativo municipal deve estudar a situação do FIP atual, está muito elitizado. O povo cacerense está ficando de fora.

Mais comentários
 
Sitevip Internet