Notícias / Saúde

12/06/2017 - 10:14 | Atualizado em 12/06/2017 - 12:49

Vacina contra gripe está liberada para todos a partir de hoje

Por Mídia News

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Com o fim da campanha de vacinação na última sexta-feira (09) para os grupos prioritários (crianças entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, idosos a partir de 60 anos, doentes crônicos - mediante prescrição médica -, profissionais de saúde, indígenas e professores em atividade) a vacina está liberada a partir desta segunda-feira (12) para os demais grupos, que terão acesso à imunização até o fim dos estoques nos municípios, não ocorrendo o envio de doses adicionais pelo Ministério da Saúde.  
 
No início da Campanha, Mato Grosso recebeu do ministério 858 mil doses da vacina. Segundo dados atualizados do Sistema e Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), já foram vacinadas no Estado 537.539 pessoas do público alvo, atingindo o índice de cobertura vacinal de 79,23%.
 
No início da semana passada, o índice de cobertura vacinal era de 68,6%, percentual abaixo da preconizada que é de vacinar pelo menos 90% do público alvo.

Diante desse quadro, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica enviou um memorando aos 16 Escritórios Regionais de Saúde solicitando que recomendassem às secretarias municipais de Saúde que continuassem priorizando o público alvo.
 
“O resultado da cobertura vacinal é ainda parcial, mas os dados indicam que a meta no estado foi alcançada. Estamos aguardando as secretarias municipais de Saúde atualizar o sistema para obtermos o resultado total,” destacou Thiago Nunes Rondon, Gerente de Imunização da Secretária de Estado de Saúde, que participou na semana passada de uma reunião com o Ministério da Saúde em Brasília.
 
Thiago disse, ainda, que para 2018 a Campanha está prevista para acontecer de 6 de abril a 8 de junho, e lembrou que, diferentemente da Campanha deste ano, em 2018 não haverá prorrogação.

Segundo a enfermeira Cátia Weber, para quem tem Psf (posto de saúde) na área onde mora procurar a Unidade de saúde. Para crianças e adolescentes até 13 anos, que NÃO TEM posto de saúde na área onde mora procurar Ambulatório da Criança, para população de 14 anos em diante procurar o postão ao lado da SEFAZ na rua do Quartel. ATENÇÃO LEVAR CARTÃO DE VACINA OU DOCUMENTO.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet