Notícias / Politica

12/06/2017 - 09:03 | Atualizado em 12/06/2017 - 09:17

Nove vereadores de Cáceres podem perder os mandatos

Por Sinézio Alcântara

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
A defesa de um grupo de suplentes de vereadores da coligação “Cáceres para todos I” (PMDB/DEM/PSB/PP) liderados pelos ex-vereadores Márcio Lacerda (PMDB), Tarcísio Paulino (PSB) e Odenir Neris (PSD) quer a cassação do mandato de 9 vereadores eleitos pelas coligações “Agora é a Vez do Povo” (PT do B/PRTB/PRP), “Frente Popular” (PT/PV/PC do B/SD), “Cáceres Para Todos II” (PPS/PTN) e “Trabalho, Transparência e Resultado I” (PSDB/PR/PSC) por captação ilícita de sufrágio.

A ação junto ao Ministério Público Eleitoral deu entrada logo após as eleições, mas foi reforçada na semana passada, após o MPE propor a condenação de uma e a suspensão do processo para cinco das sete candidatas investigadas por suspeita de crime eleitoral, por concorrerem ao cargo de vereadora em 2016, com candidaturas fictícias. Ao aceitarem a proposta, elas apenas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) – infração de menor poder ofensivo.

As então candidatas Ana Luiza Francisco da Silva (PT do B), Karina Albuquerque da Silva (PT do B), Joselma Sile Justiniano (PV), Suellen Cristine Silva Ormond (PSC), Flávia Aparecida de Souza da Rocha (PTN), Tânia Aparecida Varco da Silva Vieira (PSC) e Roselaine Evangelista da Silva (PT do B) concorreram ao cargo, mas nenhuma obteve voto, ou seja, não votaram nem em si mesmas, sendo que todas compareceram aos locais de votação.

Aceitaram a suspensão do processo as ex-candidatas Joselma Sile Justiniano, Suellen Cristine Silva Ormond, Flávia Aparecida de Souza da Rocha, Tânia Aparecida Varco da Silva Vieira e Roselaine Evangelista da Silva. O MP, no entanto, pediu a condenação da candidata Ana Luiza Francisco da Silva e a absolvição de Karina Albuquerque da Silva.

No caso de Ana Luiza, o Ministério Público diz que “ela realmente cometera a conduta descrita no artigo 350 da Lei 9.504/97, motivo pela qual deve ser condenada pela prática do crime supracitado”. Em relação a candidata Karina, o MP relata que “após regular instrução do feito, não fora possível comprovar nenhuma conduta ilícita que esta viesse a cometer. Restou comprovado que a candidata não tinha intenção de participar somente para preencher a cota de gênero, a medida que se impõe e a sua absolvição”

Os advogados do grupo entendem que, ao propor a condenação de uma e suspensão do processo para cinco investigadas, as investigações feitas pelo MP concluíram que houve o crime. Ou seja: as candidatas se inscreveram no certame eleitoral apenas para atingir o percentual mínimo de 30% da cota de gênero feminino e legalizar a participação dos candidatos masculinos, no percentual de 70%, “fato este que alterou completamente o resultado das eleições”.

A audiência sobre o pedido de cassação, de acordo com um dos impetrantes, será realizada no próximo dia 27. Caso prospere o pedido, como acreditam, podem perder o mandato os vereadores Cesare Pastorelo, Valdeníria Dutra Ferreira, Cláudio Henrique, todos do PSDB, José Eduardo Torres (PSC), Creudes Castrillon (PTN), Dener do Regional (PT), Rosinei Neves (PV), Elias Pereira (PT do B), Vagner Barone (PTN).

Da atual composição do legislativo só permaneceriam os vereadores, Domingos dos Santos (PSB), dona Elza (PSD), Rubens Macedo (PTB), Valter Zacarkim (PTB) e Alvasir Alencar (PP). Nos respectivos lugares assumiriam os vereadores Marcio Lacerda (PMDB), Odenir Neris, Arimatéia e Beto Serrão todos PSD, João Resende, Pastora Rosemar, Tárcisio Paulino, cabo Pinheiro e Roberto França, todos PSB.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joed Luiz, em 12.06.2017 às 13:51

    Há tempo, já diziam os apostolados da política, que vereador é igual ao apêndice não serve para nada, mas quando inflama: é só extirpando. Mas, a situação política do país se resume em quatro letras... "L", "A", "M", "A". LAMA, de sujeira política. MALA, de dinheiro. MALA, de malandro... E quem faz tudo isso com o povo não passa de um sem ALMA.

  • por El Cid, em 12.06.2017 às 13:18

    E ainda tem umas demagogas no Congresso Nacional solicitando o aumento de candidatas do gênero feminino para 50% do rol de candidatos. Onde está a razão para isso?

  • por Maria Angela, em 12.06.2017 às 12:34

    SE O TSE ABSOLVEU A CHAPA DE PRESIDENTE....COM EVIDENCIAS CLARAS DE CRIME...O QUE ESPERAR SOBRE ESSE CASO AQUI EM CÁCERES....LAMENTÁVEL.

  • por Tatã Garçom, em 12.06.2017 às 12:27

    As mulhe não q se candidata tem q acaba con esa. Léil de 30%

  • por Luciana, em 12.06.2017 às 10:59

    Pois é. Se tivesse uma forma de extinguir o cargo de vereador seria melhor, a gente não vê resultado mesmo. Ou pelo menos reduzir para menos da metade deles, salário gordo e o olho mais gordo ainda

  • por Junior, em 12.06.2017 às 10:17

    Perde nadaaaaaaa.... conversa fiada !! A gente quer saber dos resultados dos seus trabalhos senhores digníssimos vereadores da câmara de cáceres ?? Cadê os resultados ???????? E não venham em entrem na página de blá-blá-blá que nem cola mais essa, queremos resultados e não falácias !

  • por Paulo, em 12.06.2017 às 10:17

    Que percam todos! Cáceres só ganha havendo essa mudança.

  • por Ramos, em 12.06.2017 às 10:12

    Ave Maria , tem que sair tudo e não colocar mais ninguém, pois vereador em Cáceres não serve pra nada,não vale nada!!!!

 
Sitevip Internet