Notícias / Politica

06/06/2017 - 10:10

INEXPERIENTE: Líder de Francis pede arquivamento do projeto de lei, ao invés de pedir vista, e é atendido

Por Da Redação

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
Na Coluna Direto da Fonte de ontem, o jornalista Gonzaga Júnior, articulista do Jornal Oeste,  previu que o projeto de lei complementar n.3 de 2017 seria aprovado na Câmara de Vereadores de Cáceres, como tem acontecido nos últimos 5 anos.

Errou. Não contava que a independência e a coragem do vereador Cézare Pastorello (PSDB) chegasse ao ponto de se posicionar contra o projeto e ainda manifestar, antecipadamente, seu voto.

Com o voto contrário de Pastorello, a base aliada do prefeito ficou abalada, e nem os novos aliados se sentiram seguros para votar. Ficaram com medo de ficarem no meio do caminho, nem com o prefeito, nem com os servidores.

O Vereador Wagner Barone (PTN), manifestou, antes da sessão, que iria pedir vista do projeto, que cria 90 cargos de livre nomeação e onera a prefeitura. O líder do governo na Câmara, Cláudio Henrique Donatoni (PSDB), disse que não precisava.

Na sessão, no momento da votação, Donatoni usou a palavra e pediu a retirada do projeto de pauta. Errou feio no pedido, que foi atendido, na hora pelo presidente.

Tudo passaria despercebido se o colega de partido e líder do PSDB, Cézare Pastorello, não tivesse usado a tribuna para agradecer o bom senso do executivo em pedir o arquivamento do projeto de lei.

Segundo Pastorello, não existe a figura da retirada de pauta. Ou o vereador pede vista dos pareceres, ou pede a retirada. A retirada só pode ser feita pelo autor, no caso, o líder do governo é o único que pode retirar projeto do executivo.

Ouvido, Pastorello disse que o pedido foi providencial. "Eu oportunizei por um longo tempo eu o executivo fizesse as alterações que eu julgava comprometer o projeto. O executivo não era obrigado a fazer, nem eu sou obrigado a votar a favor, por isso antecipei meu voto contrário. No momento em que o líder do governo pediu a retirada do projeto, vi que surgia a oportunidade de elaborarmos um novo projeto de lei, atendendo as necessidades do executivo, preservando os direitos dos servidores e com a participação do legislativo. No processo legislativo, não existe a figura do "eu quis dizer". Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".

O ocorrido mostra o total despreparo da equipe do prefeito Francis Maris (PSDB) em lidar com os vereadores.

O ex-vereador Kishi, secretário de governo, nem sequer ficou até o fim da sessão, demonstrando total descaso com o que viria depois.

O projeto de lei complementar 03/2017 do executivo pretendia criar 90 cargos de livre nomeação e salário quase mínimo, R$ 960,00, além de revogar a lei dos procuradores e criar mais secretarias e coordenadorias.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por pedro, em 06.06.2017 às 17:13

    e patetico e ridiculo coita do desse infeliz vereador vai tomar uma do prefeito que vai perder o rumo de casa como se diz kkkkkkk

  • por Observador, em 06.06.2017 às 14:13

    Eu não defendo ninguém nesse angú. Não há dúvidas da inexperiência do "queridinho" de Francis, mas ali estava a velha raposa "Rubens Macedo, que por ser baba ovo do prefeito tinha q ter alertado a base de sustentação do executivo. Não o fez. Na outra ponta, mas na mesma vertente atuou outra raposa, diria que a mais esperta raposa de Cáceres: Kishi. Kishi jamais deveria se ausentar da sessão, a não ser que estando em conluio com Rubens Macedo trabalhavam para o que ocorreu. Afinal históricamente todos nós que acompanhamos a política em Cáceres, sabemos que Kishi e Macedo gozam ótimo trânsito entre os funcionalismo municipal e sempre atuaram em defesa dos mesmos. Neste caso não foi diferente, defenderam os funcionários da PMC, mesmo que por debaixo do pano.

  • por priscila, em 06.06.2017 às 13:47

    Muito bem vereadores, já temos mais de 200 cargos de confiança na gestão Francis, coordenadores, cunhados de secretárias, esposas e esposos de secretárias, já imaginaram mais 90 cargos de confiança????? Iam por a familiagem toda na prefeitura. Por que não fazer concurso com todos os cargos que a prefeitura precisa e dar direito a todos de disputar os empregos com igualdade???? E população olha a miséria desumana que está os salários dos funcionários da Prefeitura de Cáceres, é o mais baixo de todos estado. Parabéns vereador Cézare, pela sua coragem e conhecimento!

  • por Junior, em 06.06.2017 às 11:12

    Está aí o problema, Inexperiência, pessoas que são nomeadas fazendo da administração pública uma máquina cobaia para aprender política, e pq o kish que é veterano não auxilia esses iniciantes ? Pq o prefeito não estuda a pessoa que irá assumir a secretaria antes de sair distribuindo cargos ? Por isso caceres está do jeito que está e o prefeito não enxerga que este despreparo só atrai problemas para o próprio ! E agora ? Demitir seria a opção ? Afffff

  • por CAXIRI..., em 06.06.2017 às 11:06

    AINDA BEM QUE FOI RETIRADO O PROJETO DE LEI, POIS SE FOR APROVADO VAI ACABAR COM A PREFEITURA, VAI VOLTAR A "POLITICAGEM" COM OS CARGOS DE LIVRE NOMEAÇÃO, VÃO COLOCAR SÓ OS BABA OVO PRA MANOBRA POLÍTICA NA ÉPOCA DE ELEIÇÃO. CADE O SINDICATO PRA LUTAR EM DEFESA DOS SERVIDORES ? E OS VEREADORES QUE SÃO SERVIDORES TBM ? SERÁ QUE REALMENTE ESTÃO LUTANDO PELA MELHORIA DA CIDADE E DA POPULAÇÃO ? POVO DE CÁCERES VAMOS ABRIR OS OLHOS COM ESSE POVO, VAMOS ACORDAR E COBRAR NOSSO DIREITOS. MUIIIITOOO INDIGNADOOOOOO !!!!!!!!

  • por são lourenço abandonado pelos políticos., em 06.06.2017 às 10:54

    Preparem o lombo que a chibatada vem com força, mas estão de parabéns os vereadores que usaram o bom senso e olharam com carinho e esmero a situação envolvendo o futuro dos servidores municipais.

 
Sitevip Internet