Notícias / Educação

03/06/2017 - 11:08

Estudantes de Cáceres visitam Arquivo Público de Mato Grosso

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Cerca de 30 alunos do Ensino Médio da Escola Onze de Março, localizada no município de Cáceres, visitaram a Superintendência de Arquivo Público, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT).

Os estudantes conheceram, durante a visita desta quinta-feira (01),  um pouco do trabalho realizado pelos setores de atendimento, documentos escritos e gestão de documentos.

A superintendente do órgão, Vanda da Silva, e os gerentes de Atendimento, Waltemberg Santos, e de Documentos Escritos, Hilário Noriyuki, conduziram a visita. Também foi realizada uma palestra no auditório, seguida por uma apresentação em que os alunos, munidos de luvas e mascaras, tiveram contato com diversos registros históricos do Estado.

“É importante que os estudantes conheçam esse espaço e o trabalho que é realizado nesta Superintendência. Estamos mostrando um local em que é possível realizar pesquisas referentes à Mato Grosso e ao município em que eles moram”, afirma a professora Janaina Rodrigues.

Documentos de Cáceres, como o mapa do Plano Rodoviário Municipal de 1960 do Fundo Cartografia e o Termo de Fundação de Vila Maria do Paraguay de 1778 (antigo nome da cidade que também já foi conhecida como São Luiz de Cáceres) do Fundo da Secretaria de Governo, foram apresentados aos discentes.

O que chamou a atenção do estudante Pedro Souza, do 2º ano C, foram a escrita, que aparece de várias formas em documentos de diferentes épocas, e o trabalho que é feito na unidade para preservar toda a documentação histórica. Já a estudante Aline Brito, do 2º A, disse que já tinha passou na frente da instituição, mas nunca tinha entrado. “Não sabia que as pessoas poderiam ter acesso aos documentos de forma gratuita. Achei a visita bem interessante”.

As visitas ao Arquivo Público ocorrem às quartas e sextas-feiras. Para grupos de até 30 pessoas, deve ser feito um agendamento com antecedência de 15 dias. A instituição está localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no centro de Cuiabá. O local é aberto de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones (65) 3613-1800 ou (65) 3613-1802.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet