Notícias / Saúde

29/05/2017 - 16:12

Cáceres se transforma em polo de formação de Oftalmologistas

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Cáceres mais uma vez torna-se pioneiro na formação medica com a abertura do primeiro programa de residência médica em oftalmologia do interior do Estado
 
O Centro Oftalmológico de Cáceres - COC, credenciado pelo MEC/CBO, oferece duas vagas por ano, sendo que no final do terceiro ano terá 6 médicos em formação, podendo prestar serviço a população de Cáceres e região, sempre coordenado por um tutor médico especialista. Hoje o COC conta com 8 médicos tutores.

A chegada destes profissionais ao mercado, vai ajudar a reprimir a demanda histórica existente na região, tanto de consultas oftalmológicas quanto de tratamento clínico e cirurgias, como as de Catarata e pterígio.

No ano de 2018 com a formação da primeira turma de medicina da UNEMAT, poderá suprir as necessidades de médicos na rede básica de assistência à saúde da família.  Também nesse mesmo ano forma primeira turma de médicos pós graduando em oftalmologia de Cáceres, suprindo assim toda a demanda de oftalmologia tanto na rede pública como privada, afirma Odenilson José da Silva, médico e professor no curso de medicina da UNEMAT, "Um ganho histórico para Cáceres e região".

O projeto é resultado da inquietude e do investimento de aproximadamente R$ 2 milhões do oftalmologista cacerense Odenilson José da Silva.

De origem humilde e formação em escolas públicas de Cáceres, entre elas, o Colégio Onze Março (CEOM), ainda estudante de Medicina, ele alimentou o sonho de se formar e voltar para sua terra natal, mas não só para servir seus conterrâneos, como também para deixar um legado.

Depois de quase 20 anos do retorno, ele está prestes a concretizar o sonho. Prestes, porque ainda há um grande desafio pela frente. Convencer o Estado e as prefeituras da região de que em Cáceres hoje há profissionais suficientes e capacitados para atender a demanda de pacientes, especialmente os do Sistema Único de Saúde (SUS).

‘Não há mais necessidade de o Estado gastar com ações como vimos recentemente em São José dos Quatro Marcos. Com muito menos, os profissionais formados no COC vão atender a região com um serviço permanente e de qualidade’, explica Dr. Odenilson, acrescentando que iniciará a busca junto às lideranças políticas da região para que a mão de obra médica possa ser aproveitada com eficiência.

‘Acabou o tempo de recorrer a Cuiabá’, sentenciou.

Odenilson conta que a residência médica em oftalmologia surgiu a partir da parceria com o colega médico André Borba da USP, que atende em Cáceres há 10 anos.

‘Lancei o desafio e o André topou’, conta.

A partir daí, segundo Odenilson, a tarefa foi procurar os colegas da cidade, entre eles Heloisa Miura, Rafael Vilela, Masato Nakahara e Carolina Mosena que demonstraram o mesmo desprendimento que ele, e se dispuseram a dar aulas na residência, sepultando o pensamento retrógrado de reserva de mercado.

Hoje, corpo docente conta com 8 médicos podendo atender as principais subespecialidades da oftalmologia como glaucoma, catarata, plástica ocular, retina entre outras, estes profissionais e colaboradores tornaram o COC a segunda referência em oftalmologia do Estado, ao lado o Hospital Universitário Júlio Muller da UFMT em Cuiabá, únicos credenciados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pelo Ministério da Educação para oferecer residência em oftalmologia.

O espaço onde as aulas acontecem é um dos mais modernos do País, com biblioteca e sala de vídeo conferência. Além de um laboratório experimental para atividades práticas de microcirurgias. Além do convênio para o curso básico em oftalmologia na USP e UNFESP.

A estrutura e a qualidade da formação ofertada em Cáceres trouxeram na última seleção pública para residência 18 candidatos por vaga sendo estes de várias regiões do País.

Por fim, comenta Odenilson, que a falta de profissionais médicos na área de oftalmologia, não é justificativa para o problema da deficiência na assistência a saúde da população mais carente de Cáceres e região, como sempre alegaram os gestores e políticos.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet