Notícias / Politica

23/05/2017 - 07:53

Cáceres deve voltar a integrar o Consórcio Nascentes do Pantanal

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Nesta segunda-feira, 22, ocorreu uma reunião entre os vereadores de Cáceres e o Secretário Executivo do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, Dariu Carniel, antecedendo a sessão ordinária.

Cáceres está fora do consórcio desde 2015, quando saiu alegando problemas orçamentários. Recentemente, o prefeito Francis Maris Cruz enviou ao legislativo projeto de lei para voltar a integrar o consórcio.

Pela CCJ, foram pedidos esclarecimentos ao executivo e ao próprio consórcio. A presença do Secretário Executivo do Consórcio foi imprescindível para esclarecer as vantagens de o município voltar ao Consórcio.

Dentre os projetos que Cáceres já integraria imediatamente, está o Selo de Inspeção Regional, que possibilitará o livre comércio de produtos produzidos entre os municípios da região.

Com isso, os produtores de Cáceres passarão a ter, de forma simplificada, acesso a um mercado de mais de 200 mil pessoas.

Outros importantes projetos em desenvolvimento pelo Consórcio são a descentralização da fiscalização ambiental, o projeto de piscicultura Rota do Peixe e a capacitação em Educação Ambiental para Coleta Seletiva.

Para o Vereador Cézare Pastorello (PSDB), a volta do município ao Consórcio está justificada. Porém, Pastorello ressalta que o executivo não apresentou previsão orçamentária para suportar o desembolso de mais de 117 mil reais até o fim do ano.

"São formalidades, das quais a administração pública não pode fugir: planejamento e execução orçamentária. Então, uma vez que o executivo sane essas formalidades, o projeto estará pronto para votação".

LIONS QUEST

Pastorello apresentou requerimento ao Executivo para que demonstre o aproveitamento do projeto Lions Quest, aprovado pela Câmara em fevereiro deste ano.

"Fizemos uma sessão extraordinária para aprovar o projeto, em caráter de urgência. Nos cabe acompanhar o desenvolvimento desse projeto. "

O vereador ressalta que esse projeto, desenvolvido pelo Lions Club na capacitação de 28 professores e mais de 700 alunos, é mais uma das iniciativas fundamentais para barrar o aumento do consumo de álcool e drogas entre adolescentes e jovens.

O projeto Lions Quest promove o desenvolvimento de líderes, prevenção ao bullying e aos vícios.

Na defesa do requerimento, Pastorello ainda cobrou do executivo resposta sobre o seu projeto de instalação do CAPS-AD, Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, aproveitando a estrutura do Hospital O Bom Samaritano.

"O Hospital O Bom Samaritano tem leitos disponíveis, e Cáceres tem uma grande necessidade de lidar com as pessoas que querem deixar o vício das drogas e do álcool. Sem o CAPS-AD e nenhuma política de recuperação, aos dependentes químicos restam apenas 3 alternativas: a caridade das pessoas, o suicídio ou o crime. "

O projeto do CAPS-AD tem previsão de atendimento de 240 pessoas por mês, sendo totalmente financiado pelo Ministério da Saúde, além de um aporte de até 125 mil reais por mês para manutenção. Cáceres atende todos os requisitos para a instalação do CAPS-AD.

"Nossos problemas de violência são, na quase totalidade, ocasionados sob uso ou para aquisição de drogas. O combate à violência em Cáceres, então, deve ser um combate ao uso de drogas. Não basta fechar pontos de venda, é preciso que atuemos para que não haja usuários, investindo fortemente na prevenção e na recuperação de usuários. Não podemos esperar que um problema de saúde pública continue tendo atenção apenas quando se torna um problema de segurança pública", arremata Pastorello.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet