Notícias / Polícia

22/05/2017 - 10:35 | Atualizado em 22/05/2017 - 10:41

Encontro em Mirassol promove troca de experiências e fortalece relação entre polícia e comunidade

Por Lidiana Cuiabano/Sesp-MT

PJC/MT

 (Crédito: PJC/MT)
O fortalecimento da relação entre polícia e comunidade é essencial para o avanço das políticas de prevenção e repressão à criminalidade. Nesse sentido, a Secretaria de Segurança Pública promoveu, neste sábado (20.05), o 1º Encontro dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) da Região Oeste.

Cinco Consegs da região participaram, expondo suas experiências e ações. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Mirassol D'Oeste.

Um dos participantes do evento, delegado de polícia e coordenador de Polícia Comunitária da Polícia Civil, Genison Lima, destacou que esses encontros demonstram maturidade e comprometimento dos conselheiros com a Segurança Pública e a sociedade.

"Esses encontros servem para trocar experiências. O Conseg é uma ferramenta que a Segurança Pública dispõe para auxiliar na prevenção e redução da vulnerabilidade social e da violência", disse.

Comandante adjunto do Comando Regional 6 da Polícia Militar de Cáceres, tenente coronel PM Valdez Tapajós, acredita que o Conselho Comunitário de Segurança Pública é importante na evolução e fortalecimento das instituições da Segurança Pública. "É essencial o envolvimento da sociedade no processo de redução da violência".

O Conseg de Mirassol D'Oeste, representado no evento pelo seu presidente, Nilton Antônio da Silva, existe há 7 anos. "Quero agradecer o compromisso do Governo do Estado em promover esses encontros e possibilitar o fortalecimento e estreitamento de laços entre a comunidade e as forças de segurança", falou.

A prefeita de Mirassol D'Oeste, Inês Campos, ressaltou o apoio do executivo municipal no fortalecimento dos Consegs. "São eles que levam as demandas das cidades às autoridades. Quando nos reunimos para trocar experiências, reafirmamos o respeito e o que significa representar uma sociedade organizada".

Presente no evento, o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Marcos Vieira da Cunha, exaltou a participação fundamental do Conseg no contexto da Segurança Pública no Estado.

"É um sistema que vem dando certo. É uma política de governo, integrar as forças de segurança com a comunidade para fortalecer as ações de Segurança Pública. E já temos os resultados dessa parceria, com a redução dos nossos índices de criminalidade que, sem dúvida, o engajamento dos Consegs também teve reflexo nesses resultados positivos", destacou o secretário.

O 1º Encontro dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) da Região Oeste foi fruto de uma demanda levada durante a Caravana da Transformação que ocorreu em São José dos Quatro Marcos.
"Os Consegs da região queriam promover um evento para que pudessem trocar experiências e ajudar os que estivessem menos atuantes a melhorar suas ações", disse o coordenador de Polícia Comunitária da Sesp, tenente coronel PM Sizieboro Elvis de Oliveira.

Atualmente Mato Grosso conta com 112 Consegs ativos. Entre as ações do Conseg estão a mobilização da sociedade em parceria com as forças de Segurança Pública para atuar na prevenção primária à violência, no apontamento de locais de riscos de vulnerabilidade e no desenvolvimento de projetos e ações sociais para prevenir a criminalidade.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Junior, em 22.05.2017 às 10:52

    Isso que a polícia tem que fazer, e não vídeos como aquele com o rapaz de cuiaba forçando uma desculpa e elogios a cavalaria, a visão que a população tem da polícia vem mudando e isso é bom para as duas partes, aquele vídeo veio para subtrair mais estas ações vem para somar ! Parabéns aos polícias que estão engajados nesse trabalho fazendo a comunidade ver que a polícia e cidadãos de bem tem que terem afinidades, respeito com muita educação ! Parabéns mesmo a todos que estão no meio desta ação !

 
Sitevip Internet