Notícias / Cidade

22/05/2017 - 09:28

Corumbá volta a promover campeonato de pesca esportiva, em novembro. Só com isca artificial

Por Sílvio Andrade

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)

A Capital do Pantanal, que concentra a maior porção do ecossistema, será novamente o centro do maior campeonato de pesca esportiva de Mato Grosso do Sul. A prefeitura local anunciou um grande evento para 2 a 5 de novembro – feriado de Finados -, que não apenas retoma a pesca no Rio Paraguai, com a inclusão da modalidade fly, como também realizará, simultaneamente, o Festival Pantanal das Águas, com roda de samba e atividades culturais.
 
O campeonato de pesca deixou de ser realizado nos últimos anos, depois do sucesso alcançado em 19 edições e atrair pescadores do Estado, de Mato Grosso e interior de São Paulo. O retorno da competição, realizada em frente ao porto geral da cidade histórica, agregará debates e oficinas sobre a prática da pesca esportiva nos rios pantaneiros, por amadores e profissionais, e divulgará e incentivará a pesca com fly e uso de iscas artificiais.
 
Pesque-solte
 
A Fundação de Turismo do Pantanal, que coordenará o evento, estima a participação de um número superior a 300 barcos disputando a captura do maior peixe e maior quantidade de pescado, os quais são devolvidos à natureza. No dia 3 de novembro será realizada a primeira etapa, com isca artificial, e no dia 4, com iscas vivas. O encerramento do campeonato será no dia 5 (domingo) com a participação apenas das crianças, na beira do Rio Paraguai. 
 
"O torneio de pesca volta dentro de uma visão mais sustentável, onde estará em debate, durante oficinas e palestras, a importância de reduzirmos a pesca tradicional e optarmos por outras modalidades, como o fly, e o uso de iscas artificiais", explicou a diretora-presidente da fundação, Marjú Azambuja Venturini. O objetivo, segundo ela, é criar uma consciência entre pescadores e na população local quanto à preservação da ictiofauana pantaneira.
 
Maior controle
 
O impacto da pesca esportiva – Corumbá é um dos principais destinos do País – tem sido muito debatido nos últimos anos na região e o município chegou a proibir temporariamente a captura do dourado, um das espécies nobres dos rios pantaneiros. Agora, já se discute o fechamento do transporte de pescado e de iscas vivas, estas ameaçadas devido ao comércio clandestino, por falta de fiscalização e controle, para outras regiões do Estado.
 
A diretora-presidente da Fundação de Turismo ressaltou que a pesca esportiva tem um peso muito forte na economia de Corumbá, além de empregar milhares de pessoas durante os meses de março a outubro nos barcos-hotéis, pousadas e pesqueiros. "É mais uma razão para buscarmos novas alternativas e a sustentabilidade da atividade, sendo a pesca com fly uma modalidade que contempla esse novo olhar, além de ser uma novidade na região", disse ela.
 
Atração nacional
 
Além do campeonato de pesca e o Festival Pantanal das Águas, com shows reunindo uma atração nacional e grupos regionais, o megaevento de 2 a 5 de novembro incluirá, ainda, a travessia a nado do Rio Paraguai e corrida da canoa de um pau só, meio de transporte secular utilizado pelas comunidades nativas do Pantanal e também pelos pescadores profissionais. A programação final e a data de inscrição para a pesca ainda estão sendo finalizadas.
 
Pantanal Extremo
 
Também em novembro - dias 24 a 26 -, Corumbá sediará a quinta edição dos Jogos de Aventura – Pantanal Extremo. A confirmação foi feita pela Fundação de Esportes, que anunciou as seis prováveis modalidades: maratona aquática, mountain bike, corrida de trilha, stand up paddle, canoagem e canoa havaiana. As provas aquáticas serão realizadas no Rio Paraguai. As edições anteriores do Pantanal Extremo reuniram atletas de ponta de várias regiões do País.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet