Notícias / Educação

18/05/2017 - 14:06 | Atualizado em 18/05/2017 - 14:12

Conselho Municipal de Alimentação Escolar fiscaliza qualidade da merenda em Cáceres

Por Silvio Rodrigues/Especial para o Jornal Oeste

Silvio Rodrigues/Especial para o Jornal Oeste

 (Crédito: Silvio Rodrigues/Especial para o Jornal Oeste)
A análise sensorial dos produtos fornecidos pela agricultura familiar para a merenda escolar foi realizada nesta quarta-feira dia 17 no galpão da alimentação escolar em Cáceres e contou com a participação de nutricionistas ligados à alimentação escolar e conselho municipal da alimentação escolar. 

De acordo com a nutricionista Mariana Fernanda, no processo de análise foram avaliados a textura, coloração,  sabor e a qualidade do alimento a ser oferecido aos alunos da rede municipal de educação.

Já a presidente  do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Sandra Maria Neto disse que o conselho acompanha a avaliação dos produtos no ato da entrega feita pelo agricultor e faz vistorias periódicas na qualidade da merenda servida nas unidades escolares do município. 

A secretária de Educação  Cristiane Barbosa acompanha todo o processo de aquisição e controle de qualidade das frutas,  verduras e legumes em geral. Ela disse que o objetivo é adquirir mais de 30% da merenda junto ao agricultor familiar.

A ação atende A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, e tem como principal objetivo o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis e apoiar  o desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e pela agricultura familiar.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Nivaldo Teodoro de Mello, em 18.05.2017 às 17:18

    O Conselho Municipal de Saúde poderia e deveria estar, também, desenvolvendo as suas funções, se o Poder executivo municipal tivesse dado posse ao conselheiro recém eleitos. Com a atuação proativa dos conselhos a população tem muito a ganhar, pois o controle social tem a sua representação nos conselhos.

 
Sitevip Internet