Notícias / Politica

17/05/2017 - 18:14

Leonardo diz confiar em Taques e aponta 'politicagem' na AL

Por Douglas Trielli

Mídia News

 (Crédito: Mídia News)
O deputado estadual Leonardo Albuquerque (PSD) disse confiar que o governador Pedro Taques (PSDB) não está envolvido na suposta rede clandestina de grampos ilegais realizada pela Polícia Militar (PM-MT).
 
Os “grampos” ilegais seriam feitos pela Polícia Militar de Mato Grosso, que se utilizaria do esquema para monitorar adversários políticos do Governo, jornalistas, advogados e empresários. O caso foi denunciado pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, que foi secretário de Segurança Pública do Estado.
 
O esquema funcionaria por meio da chamada "barriga de aluguel", quando números de telefones de cidadãos, sem conexão com uma investigação, são inseridos em um pedido de quebra de sigilo telefônico à Justiça.
 
Em discurso na sessão desta quarta-feira (16), o parlamentar questionou o empenho que seria dado pelos deputados da oposição caso as escutas fosse contra cidadãos comuns.
 
“Qual seria a postura caso as escutas fosse contra o Seu João? O que aconteceu é grave, ninguém está dizendo o contrário, mas o principal é que acompanhar as investigações que já estão sendo feitas pelos órgãos. Cobrando que se vá a fundo. Eu confio no governador Pedro Taques, um homem que vem do Ministério Público, que conhece as leis e as prerrogativas”, disse.
 
O parlamentar pediu que os colegas não usem a tribuna do Legislativo com “falácias”, apontando culpados antes que se tenha provas contra os acusados.
 
Ele também se disse contra a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o esquema. O requerimento foi feito pela deputada Janaina Riva (PMDB) e Zeca Viana (PDT) e até o momento tem cinco de oito assinaturas necessárias para sua abertura.
 
“Que bom que o Ministério Público está investigando, que o Tribunal de Justiça está acompanhando. Agora, esta Casa tem que agir com seriedade e exigir que a investigação seja feita com lisura. Mas não vou permitir usem tribuna com outro intuito que não seja o de defender o cidadão. Vamos acompanhar até ter certeza em apontar culpados e ai, sim, dizer nomes, não antes. Não podem usar de falácias, de maldades, de politicagem aqui”, afirmou.
 
“Respeito os colegas que entendem necessidade de uma CPI, mas não podemos criar isso para outra coisa. Além disso, CPI tem custo, são milhões de reais aos cofres. Precisamos exigir que as investigações ocorram nos poderes especializados nessas investigações. Que se posicionem e mostrem a verdade, doa a quem doer. Eu confio no governo, confio no governador”, completou.
 
Entenda o caso
 
Coronéis da Polícia Militar, mais assessores do primeiro escalão do Palácio Paiaguás, se utilizariam do esquema para monitorar adversários políticos, jornalistas, advogados e empresários.
 
No caso da denúncia, teria sido usado um inquérito que investigava uma quadrilha de traficantes de cocaína.
 
Ao pedir a quebra dos telefones dos supostos membros da quadrilha, teriam sido inseridos, ilegalmente, na lista encaminhada à Justiça, os telefones que interessariam ao Executivo monitorar.
 
A decisão que autorizou as escutas contra a quadrilha seria da Comarca de Cáceres, na fronteira do Brasil com a Bolívia.
 
O inquérito sobre o caso está na Procuradoria Geral da República, sob comando do procurador Rodrigo Janot.
 
O governador Pedro Taques seria um dos suspeitos de participar do esquema, juntamente com mais três coronéis da Polícia Militar. 
 
Entre os grampeados estariam a deputada Janaina Riva (PMDB); o advogado José do Patrocínio; o desembargador aposentado José Ferreira Leite; a filha do ex-comendador João Arcanjo Ribeiro, Kelly Arcanjo Ribeiro Zen; e os médicos Sergio Dezanetti (de Alta Floresta), Luciano Florisbelo da Silva (do Hospital Santa Rosa, de Cuiabá), Paullineli Fraga Martins (médico perito, de Alta Floresta), Helio Ferreira de Lima Junior (médico ginecologista) e Hugo Miguel Viegas Coelho (médico da Policlínica de Várzea Grande).

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Junior, em 19.05.2017 às 08:52

    Politicagem ??? E estas escutas, claro, no caso delas sejam Verdades e não " invenções" , enfim, estas escutas não eram usadas para politicagem ? Claro sem apontar nomes ! Acho que não lançariam uma reportagem do grau que foi, nem uma denúncia seria dessas por nada ! E como políticos tem o direitos o Sr. João também tem, de ser respeitado e não ter a vida invadida com desculpa do sr. João fazer parte de rede criminosa, sendo que Sr. João é um pedreiro ou comerciante que luta para viver se é que vcs me entendem ? Hora de usar a política para desenvolver soluções para a população e não para agir , articular e favorecer siglas ou esse ou aquele que quer uma cadeira ou até mesmo ficar nela por articulações ! Aliás qual a finalidade dessas escutas ? Com a palavra os investigadores que irão desmascarar muita coisa que a população como eu que faço parte quer saber !

  • por são lourenço contra coronelismo., em 18.05.2017 às 10:27

    Hoje em quem você confia na politica? eu em ninguém, tudo para eles geram propinas, por isso que as obras feitas pelas empresas privadas e entregue para a população, é uma bosta, o asfalto da radial 1, rodeio, quando chove é um verdadeiro piscinão, o postão de saúde não tem nem ano de funcionamento já está com o banheiro interditado, e várias outras que não valem apenas citar, porque as empresas tem que fazer de qualquer jeito para sobrar dinheiro para dar para os políticos, e povo que se danem... CADÊ O MPE,MPE,MPE, DO NOSSO ESTADO,ESTÃO PROTEGENDO ALGUÉM???...SÓ NÃO VÊ, QUEM NÃO QUER...

  • por Bruna Rappel, em 17.05.2017 às 23:39

    Dr. Leonardo é hora de abandonar o barco. Se não você vai rodar na próxima eleição.

  • por ELEITOR, em 17.05.2017 às 21:35

    um político que não honra a palavra tem que defender canalha, farinha do mesmo saco, 2018 não reeleja os mesmos políticos.

  • por xo mano, em 17.05.2017 às 20:33

    gostaria de saber a posição do nobre deputado se o seu nome estivesse nesta lista lista, o que faria ? precisaria ou não de CPI ?

  • por Márcio Azevedo (Cáceres-MT), em 17.05.2017 às 19:12

    O tal da política é uma doença infecciosa que destrói qualquer caráter. Infelizmente! Esse Dr. Leonardo aparentemente tinha caráter.... tinha... pois a política já levou. Será que ele pensa que a população é burra? O que o homem não faz pra puxar o saco e ter mais poder né... vai vendo...

  • por Ramos, em 17.05.2017 às 18:45

    O tal do puxa saco é foda...Voteeeee!!!

 
Sitevip Internet