Notícias / Direto da Fonte

15/05/2017 - 14:06 | Atualizado em 15/05/2017 - 14:08

Covardes

Por Da Redação

Enviar para um amigo Imprimir
Por conta das denúncias de contratações irregularidades feitas pela Coluna, A Câmara de Vereadores de Cáceres, promoveu a primeira demissão. A vítima foi o coitado do Pedro Júlio de Souza, o Shaolin, que estava lotado no gabinete do vereador Creude Castrillon (PTN), mas que é cabo eleitoral do presidente da Casa Domingos dos Santos (PSB). Apesar de achar correta a medida, achei injusta. Por que não demitiram primeiro o chefe de gabinete para qual a Casa teve que fazer uma gambiarra para ocupar o cargo? Não, não pode. Ele é da cota do vereador Zé Eduardo Torres (PSC), o presidente de fato do legislativo cacerense.
 
Baixíssimo
 
Em falando sobre a Câmara de Cáceres, o desempenho da maioria dos vereadores é medíocre. Eles ainda não se tocaram que foram eleitos para resolver problemas simples como manutenção de ruas de cascalho e pavimentadas, limpeza, coleta de lixo, iluminação e distribuição de água. Um dos que se salva é Cezar Pastorello (PSDB), que optou por fazer o papel de político de fato, fiscalizando o Executivo e legislando. Atualmente ele está sozinho na luta para não deixar a atual gestão tirar direitos adquiridos dos servidores. Elias Pereira (PT do B) e Domingos dos Santos (PSB), que são servidores dos municípios, não estão nem aí para o assunto.
 
Fato
 
Recentemente, o ex-senador Jayme Campos (DEM), fez uma leitura precisa do quadro atual para o governo do Estado. Ele disse que nesse momento há uma enxurrada de pré-candidatos, porém, o quadro deve mudar, já que até junho do ano que vem alguns poderão estar presos ou usando tornozeleiras. Campos é um dos aliados que podem virar o arreio e disputar contra Pedro Taques (PSDB). Os outros dois que podem apunhalar o governador é o vice Carlos Fávaro (PSD) e o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). Daqui para frente, se o ‘Mini Collor’ vacilar, roda.
 
Contra
 
Já pela oposição há apenas dois nomes fortes até o momento. O senador Welington Fagundes (PR) e o presidente do Tribunal de Contas (TCE), António Joaquim que está entre o PTB e o PDT.
 
Junto
 
Com o governador indo para o ‘buque’, em Cáceres ele levará os deputados estaduais Doutor Leonardo (PSD) e Adriano Silva (PSB), que fazem parte da sua base de apoio. Essa situação vai favorecer as candidaturas do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e do Oncologista Eduardo de Lima (Sem partido), que deverão concorrer pela oposição. Interlocutores políticos locais que partilham dessa tese, vão mais além e afirmam que Túlio ficará com o voto da massa e Eduardo com os votos dos eleitores de Leonardo. A vaga de deputado federal por sua vez está nas mãos do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB). Se sair, será imbatível na região.
 
Solidariedade
 
Quero registrar aqui o apoio que recebi de colegas de Pontes e Lacerda, Mirassol, Quatro Marcos, Araputanga e Cáceres, pela cobrança que fiz a Assembleia Legislativa em relação ao calote na mídia do interior do Estado. Eles também concordaram que os deputados da região são fracos por permitirem que suas bases sejam tratadas desta forma.
 
Cortesia
 
Depois de constantes críticas deste espaço, políticos da região entre eles o prefeito de Cáceres Francis Maris (PSDB), o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) e os deputados estaduais doutor Leonardo (PSD) e Warley Carvalho (PV), tomaram vergonha na cara e passaram a reconhecer publicamente os esforços de antecessores para alavancar recursos federais. Recentemente no lançamento do posto de saúde do Caramujo, todos mencionaram que o idealizar da obra foi ex-deputado Pedro Henry. Vamos ver se isso irá virar rotina, pois todas as obras em andamento na cidade, foram viabilizadas por PH e pelo ex-prefeito Túlio Fontes (PSB). Francis até o momento só está fazendo cortesia com chapéu alheio.
 
Agora
 
Se a oposição quiser tomar o controle da Unemat, não existe melhor momento que este. A atual gestão esta totalmente fragilizada. Os campi se rebelaram e em Cáceres o uso político da Universidade está intolerável. A minha mais recente decepção com os professores que brinca de gestores no comando da instituição foi a transferência do curso de Jornalismo de Alto Araguaia para Tangará da Serra. Voltem para sala de aula urgente pessoal.
 
Todo dia
 
Desde que voltei à Cáceres em 2004, tenho defendido que deveria ter festival de pesca todo mês. Digo isso porque é somente as véspera do evento que a cidade é tratada como deveria ser rotineiramente. Ruas e praças são limpas. Buracos são tapados, meios fios são pintados a e iluminação é revisada.
 
Fato
 
Não é pessimismo, é fato. A ZPE, desde a obra de construção até sua operação, não irá gerar os empregos que o prefeito Francis Maris (PSDB) e o deputado Leonardo (PSD), vem propalando. O povo precisa saber que isso é uma mentira política. A ZPE, se sair, na verdade será um paraíso fiscal que receberá empresas automatizadas. Essa é a verdade. Se houver ganhos, serão indiretos, pois até o município terá que abrir mão de impostos para atrair industrias para o complexo. E tem mais. Para que a ZPE e o Porto de Cáceres funcionem será preciso concluir a ligação asfáltica Cáceres Barra do Bugres. Eu particularmente, ainda acho que mais viável seria as nossas forças políticas centrarem fogo em uma ação bilateral dos governos do Brasil e da Bolívia para pavimentar a ligação Cáceres Santa Cruz de La Sierra.
 
Mudança
 
A advogada Helizangela Pouso Gomes, não é mais procuradora geral do município de Cáceres. Ela se desentendeu com o prefeito Francis Maris (PSDB) e acabou saindo dois anos e seis meses após assumir o lugar de Renato Cunha. Por enquanto o substituo será Hebert Dias.
 
Bombou
 
Um total de 10.143 candidatos se inscreveram para o concurso da prefeitura de Cáceres. Eles vão concorrer a 334 vagas em prova que será realizada no dia 18 de junho.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marcio, em 18.05.2017 às 23:31

    Cezar Pastorello o que vc viu nesse cara Gonzaga, o cara só porque fala bem e defende funcionários, nada contra funcionários, o cara é contra ZPE, ate vc queimar a linguá,

  • por Fernanda, em 16.05.2017 às 19:16

    Vereadores de cáceres sendo vereadores de caceres, só isso. Só ficar de olho na lista para nunca mais votar em nenhum, e tem da mesma laia que não tem cadeira já articulando para agarrar uma e receber o gordo salário postando fofinhas em redes sociais e outros meios como o bom mocinho cacerense, fiquem de olho para não cometerem o mesmo erro em personagens diferentes

  • por duarte, em 16.05.2017 às 03:59

    cortesia com chapéu alheio se atual gestão não tivesse que colocar nada no projeto idealizado por ph, mais da metade do recurso é da atual gestão, mesmo que não tivesse colocado nada, porque só agora colocaram em pratica projetos antigos, isso mostra a incompetência das gestões anteriores.

  • por J3, em 15.05.2017 às 17:21

    Covardia ou não, quem fiscaliza se tiver força de vontade e dinamismo, acaba com isso em dois tempos, mais falta aqui em cáceres pessoas de pulso para tal. Infelizmente !

  • por J2, em 15.05.2017 às 17:18

    1- Quem de competência para fiscalizar isso com urgência, demitiram mais contrataram anteriormente, pode apontar irregularidade e pedir explicações dos porquês destas contratações! Estes vereadores estão saindo pior que a encomenda ! Quem de bagos para parar esse povo ??? 2- medíocres? Seria a palavra certa ? A ficha não caiu e nem vai cair se querem saber, pelo simões e mero fato de estarem lá pelas atribuições de salários, benéficos e o que podem ganhar com o cargo de digníssimos "paralíticos" vereadores ( claro não ofendendo os cadeirantes, que aliás, em um índice são bem mais atuantes que certos vereadores estagnados). 3- desta triste lista, quem poderá nos defender ??? Seria viável a volta dos campos ? Caso a se pensar !!! 4- pela oposição, nomes que vieram até cáceres sempre com promessas mais nunca desenvolveram absolutamente nada para nosso município, resumindo, mesma coisa que nada !! 5- volto a dizer: Túlio não é ANTONIO, vamos usar o KI para não voltar a nos ver em guerrinhas política, pq usarem PH para algumas mal administrações anteriores, se bem que PH também teve suas birrinhas e colocou sim a garras contra na época, mas enfim!....

  • por Junior, em 15.05.2017 às 17:17

    6- municípios que tem políticos com visão diferentes com as de cáceres, infelizmente, caceres ainda impera aquela mentalidade arcaica de politicagem ! 7- e esta cortesia não será só com chapéu, será também com sapatos, camisa, enfim, até o momento não vejo futuras felicitações de projetos, temos que ser realistas, até pq ZPE já havia virado " pesadelo", que no atual momento estão tentando colocar na mente do povo que ainda é um sonho, tomara que eu esteja enganado ! 8- aquela velha história, mandado querendo dar um de patrão mais não sabe nem o que e caneta ! A unemat será a mais futura desilusão da história de cáceres, estão fazendo por onde ! Adeus unemat !!! 9- a verdadeira maquiagem de festa, que quando acaba, no final, volta a ser baranga! 10- Não disse, pesadelo, a visão que a população tem é totalmente contrária aos interesses políticos ! 11- Eh discussão em cima de discussão o que vemos, secretário com médico, adm com secretário, secretário com secretário.... afffff.... 12- será que todos serão chamados ? Não e pessimismo, é realidade ! E amo cáceres, só não me iludo mais por pão e circo !

  • por marsofo, em 15.05.2017 às 16:21

    Pessimistas todos temos o direito de ser, porém sistematicamente se opor a qualquer movimento progressista por menor que seja, aí sim, parte-se para o campo do negativismo. Uma mente negativa pode fazer germinar o negativismo universal, cuja tendencia é prejudicial e maléfica no contexto da mente coletiva. Acreditar e transmitir otimismo, ainda é, e sempre será, uma boa ação.

 
Sitevip Internet