Notícias / Mato Grosso

13/05/2017 - 08:21 | Atualizado em 13/05/2017 - 08:39

23 cidades de MT fazem aniversário hoje, entre elas, Comodoro, Porto Esperidião, Cabaçal e Indiavaí

Por Jornal Oeste

Câmara de Porto Esperidião

Porto Esperidião comemora 31 anos hoje (Crédito: Câmara de Porto Esperidião)

Porto Esperidião comemora 31 anos hoje

Vinte e três cidades mato-grossenses comemoram o aniversário de emancipação política neste sábado (13).
 
Nas regiões oeste e sudoeste de Mato Grosso, fazem aniversário: Tangará da Serra, Nova Olímpia, Indiavaí, Comodoro, Porto Esperidião e Reserva do Cabaçal. 
 
No sul e sudeste do estado, os municípios que comemoram a emancipação política hoje são: Primavera do Leste, Pedra Preta, Novo São Joaquim e Alto Taquari.
 
Na região do Araguaia, leste mato-grossense, as cidades aniversariantes são Campinápolis, Cocalinho, Vila Rica, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia.
 
No norte e médio norte, é feriado nesta sexta-feira em Marcelândia, Terra Nova do Norte, Itaúba, Vera, Nova Canaã do Norte, Novo Horizonte do Norte, Peixoto de Azevedo e Sorriso.

Porto Esperidão 31 anos

A História de Porto Esperidião volta-se diante de Marechal Rondon onde se instala uma unidade de posto telégrafo que localizará as proximidades do Rio Jauru, dando início ao lugar então chamado de Porto Salitre.

Este nome fazia referências a as salinas que se encontravam próximos dali. Era um tipo de barro procurado por animais, onde o lambiam.

Aproximadamente no dia 25 de agosto de agoste de 1898, o engenheiro então chamado de 
Manoel Esperidião da Costa Marques iniciou, em São Luíz de Cáceres hoje chamado de Cáceres, estudos de navegabilidade do Rio Jauru.

Depois onde se propôs a construir estradas ferroviárias.

O engenheiro Esperidião Marques foi de naturalidade de Poconé, tendo destaques políticos e participações na redação da chamada lei Áurea, onde aboliu os escravos no Brasil.

Sua morte deu-se por malária doença comum na região, após uma expedição feita nas proximidades da Região do Rio Guaporé.

Em simplória homenagem ao engenheiro, em 1920, deu-se a troca do nome de Porto Salitre para Porto Esperidião.

Em meados do ano de 1950 foi desativada a rede telegráfica. Porto Esperidião recebeu status de município pela lei estadual nº 5012 de 13 de maio de 1986, com território desmembrado do município de 
Cáceres. (wikipedia)

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet