Notícias / Politica

12/05/2017 - 07:24

Governo é acusado de usar escutas autorizadas pela Justiça em Cáceres para grampear adversários políticos e jornalistas

Por Douglas Trielli/Mídia News

Ilustração

Denuncia foi feita pelo promotor Mauro Zaque (Crédito: Ilustração)

Denuncia foi feita pelo promotor Mauro Zaque

A deputada estadual Janaína Riva, o deputado federal Carlos Bezerra, ambos do PMDB, e o jornalista José Marcondes Muvuca seriam três dos alvos de escutas ilegais feitos pela Polícia Militar de Mato Grosso.
 
Além deles, deputados estaduais da própria bancada de sustentação do Governo estariam entre os que teriam tido seus celulares grampeados.
 
Segundo apurou a reportagem, o promotor de Justiça Mauro Zaque, do Ministério Público Estadual, fez uma denúncia sobre a ocorrência de uma rede clandestina de "grampos", ligada ao Executivo estadual.
 
Zaque levou o assunto ao governador, em novembro de 2015, quando ocupava a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
 
Em seguida, Taques enviou o assunto ao Gaeco que, na sequência, segundo o Governo, o arquivou por falta de elementos.
 
Depois de alguns meses, Zaque teria feito a denúncia ao Ministério Público Federal.
 
"Barriga de aluguel"
 
Coronéis da Polícia Militar, mais assessores do primeiro escalão do Palácio Paiaguás, se utilizariam do esquema para monitorar adversários políticos, jornalistas, advogados e empresários.
 
O esquema funcionaria por meio da chamada "barriga de aluguel", quando números de telefones de cidadãos comuns, sem conexão com uma investigação, são inseridos em um pedido de quebra de sigilo telefônico à Justiça.
 
No caso da denúncia, teria sido usado um inquérito que investigava uma quadrilha de traficantes de cocaína.
 
Ao pedir a quebra dos telefones dos supostos membros da quadrilha, teriam sido inseridos ilegalmente, na lista encaminhada à Justiça, os telefones que interessariam ao Executivo monitorar.
 
A decisão que autorizou as escutas contra a quadrilha seria da Comarca de Cáceres, na fronteira do Brasil com a Bolívia.
 
O inquérito sobre o caso está na Procuradoria Geral da República, sob comando do procurador Rodrigo Janot.
 
O governador Pedro Taques seria um dos acusados de participar do esquema, juntamente com mais três coronéis da Polícia Militar.
 
Saída de Paulo Taques e atuação no caso
 
Por meio de nota, o Palácio Paiaguás disse que o advogado Paulo Taques, que deixou a Casa Civil do Estado na tarde desta quinta-feira (11), irá defender o Governo nesta investigação.
 
O Gabinete de Comunicação emitiu nota afirmando que a denúncia foi feita por Zaque e seu então adjunto, o também promotor de Justiça Fábio Galindo.
 
"A denúncia, supostamente recebida por eles anonimamente, foi feita pelo ex-secretário ao governador. Ato contínuo, o governador remeteu o caso ao Ministério Público Estadual, por meio do Gaeco para investigação. No mesmo mês de outubro de 2015, porém, o Gaeco fez a Promoção do Arquivamento das investigações por insuficiência de evidências do denunciado", diz a nota.
 
Segundo o Palácio Paiaguás, na ocasião, o promotor de Justiça Marco Aurélio de Castro, que comandava o Gaeco, escreveu: “Não verifico qualquer outro elemento que justifique falar-se em interceptação telefônica clandestina, razão pela qual determino o arquivo do PRO, com as respectivas baixas”.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ariovaldo, em 12.05.2017 às 14:25

    todos com medo e porque sera. se eu não devo não tenho porque temer,

  • por Junior, em 12.05.2017 às 12:40

    Por isso ganham eleições, por isso manipulam, escondem informações ou usam informações em favor, por isso o povo vive iludido, ludibriado e servirmos de fantoches nas mãos de promessas infindáveis e mentirosas ! Por causa de ações iguais a estas que está como está !

  • por Ana Nogueira, em 12.05.2017 às 09:54

    Máfia em ação. Será que é isto que os brasileiros desejam ? Querem tirar os honestos de todo jeito e deixar os mafiosos?? Nossos bandidos são peixes pequenos vcs vão ver o que vai acontecer se a Lei de Imigração for aceita e promulgada pelo presidente Temer. Só FFAA para dar o jeito no Brasil? Filha de peixe peixinho é? Acredito e confio no governo Pedro Taques, mas infelizmente tem muita gente podre trabalhado perto dele: "coisas da vida"?

  • por Paulo Cunha, em 12.05.2017 às 09:12

    Tem que divulgar o nome dos grampeados para que cada um tome as medidas cabíveis.

 
Sitevip Internet