Notícias / Educação

10/05/2017 - 07:26 | Atualizado em 10/05/2017 - 07:31

Unemat Cáceres abre hoje Semana de Estudos Étnico-Raciais

Por Nataniel Zanferrari

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza a 8ª edição da Semana de Estudos Étnico-Raciais. Com o tema ‘Trajetórias acadêmicas, currículo e africanidades’, o evento será realizado de hoje, 10, a 15, em Cáceres.

O evento tem início nesta quarta-feira (10), às 19 horas, com abertura oficial na Câmara Municipal de Vereadores de Cáceres, com o vereador Professor Domingos Oliveira dos Santos e o diretor da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica e Financeira do Câmpus Universitário Jane Vanini, Antônio Francisco Malheiros.

Na sequência, haverá apresentação cultural do Conexão CNV, seguida da conferência de abertura ‘Projetos pedagógicos em construção: Afrobrasilidades’, com a professora Geranilde da Silva Costa, da Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do Ceará. A mediação será do professor Paulo Alberto dos Santos Vieira, da Unemat.

Na quinta-feira (11), o evento segue às 14 horas, com a mesa redonda ‘Trajetórias acadêmicas, currículo e africanidades’, na sala do 7º semestre de Ciências Contábeis. Mediada pelo profissional técnico de Ensino Superior da Unemat, Luiz Rodrigues, a mesa redonda contará com a participação dos professores Ana Lúcia Rabecci, Ana Paula Barbosa, Eva Batista dos Santos Silva, Graciele Marques, Leonice Rodrigues Pereira, Maritza Maldonado, Paulo Alberto dos Santos Vieira e Vanusa Aparecida, da Unemat; das professoras Geranilde da Silva Costa e Jacqueline da Silva Costa, da Unilab; da professora Ana Maria Morais, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); das professoras Hébia Tiago de Paula e Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT); e da professora Enerly Porfírio, do Centro de Educação Anália Franco (CEAF).

No período da noite, às 19:30, as professora Ana Maria Morais, da UERN, e Graciele Marques, da Unemat, ministram a palestra ‘Trajetórias escolares e acadêmicas de estudantes de origem popular’.

A palestra terá mediação da professora Enerly Porfírio, do Ceaf, e ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores de Cáceres.

As atividades sexta-feira (12) se iniciam com as oficinas, às 14 horas. A oficina ‘Africanidades lúdicas: Bonecas negras’ será realizada na sala do 7º semestre de Ciências Contábeis, pelas professoras Eva Santos e Frádia Silva, da Unemat, e Hébia de Paula, do IFMT.

Já na sala do 8º semestre de Ciências Contábeis ocorrerá a oficina ‘Africanidades e estéticas: Crespos, tranças e empoderamento’, ministrada pelas professoras Letícia Azevedo, da Unemat; Manuela Silva, da IFMT; Vanice Santos, da Rede de Ensino Municipal de Cáceres; e Luciene Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo.

Ainda na sexta-feira, às 18:30, os professores Paulo Alberto dos Santos Vieira, da Unemat, e Jacqueline da Silva Costa, da Unilab, ministrarão a palestra ‘Cotas para negros em Mato Grosso: Apresentação de pesquisas concluídas’, com mediação da professora Tânia Paula da Silva, da Unemat. Logo após, haverá lançamento de livros.

O evento será encerrado na segunda-feira (15), às 19 horas, com o Festival Itinerante do Cinema Negro, no Cine Xin Cinema. Será exibido o documentário A Negação do Brasil (2001), com direção de Joel Zito Araújo.

Vencedor do Festival É Tudo Verdade, o documentário traz à tona a história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela brasileira.

O filme conta com depoimentos de atores como Léa Garcia, Maria Ceiça, Milton Gonçalves, Ruth de Souza e Zezé Motta, entre outros, que contam suas experiências e discutem o preconceito contra artistas negros.

O diretor Joel Zito Araújo analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afrobrasileiros. Junto ao documentário, o diretor lançou o livro ‘A Negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira’.

Após a exibição do documentário, será realizado um debate pela professora Alice Lino, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com mediação da professora Gleici Faneli, da Unemat.

Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas na página do Negra, clicando aqui.
 
VIII Semana de Estudos Étnico-Raciais

PROGRAMAÇÃO
 
QUARTA-FEIRA, 10 de maio

Local: Câmara de Vereadores

19:10 – Abertura oficial
19:25 – Apresentação cultural, com Conexão CNV
19:45 – Conferência de abertura: ‘Projetos pedagógicos em construção: Afrobrasilidades’
 
QUINTA-FEIRA, 11 de maio

Local: Sala do 7º semestre de Ciências Contábeis

14:00 – Mesa redonda: ‘Trajetórias acadêmicas, currículo e africanidades’

Local: Câmara de Vereadores

19:30 – Palestra: ‘Trajetórias escolares e acadêmicas de estudantes de origem popular’
 
SEXTA-FEIRA, 12 de maio

Local: Sala do 7º semestre de Ciências Contábeis
14:00 – Oficina: ‘Africanidades lúdicas: Bonecas negras’

Local: Sala do 8º semestre de Ciências Contábeis
17:00 – Oficina: ‘Africanidades e estéticas: Crespos, tranças e empoderamento’
 
18:30 – Palestra ‘Cotas para negros em Mato Grosso: apresentação de pesquisas concluídas
Lançamento de livros
 
SEGUNDA-FEIRA, 15 de maio

Local: Cine Xin Cinema

19:00 – Festival Itinerante do Cinema Negro, com exibição do filme ‘A Negação do Brasil’

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Elaine, em 10.05.2017 às 10:55

    É uma pena que esses eventos realizados pela UNEMAT não sejam divulgados para as escolas com antecedência para que todos os interessados possam participar. Fica aqui a pergunta: Por que os professores formados por essa Instituição e que atuam na área da educação no município são excluídos dos eventos realizados????

 
Sitevip Internet