Notícias / Politica

07/05/2017 - 10:02 | Atualizado em 07/05/2017 - 10:41

Em Cáceres, Taques requenta e faz novas promessas

Por Jornal Oeste

Tiemy Karen

Autoridades descerram placa no local da ZPE (Crédito: Tiemy Karen)

Autoridades descerram placa no local da ZPE

No último sábado, 6, durante assinatura da ordem de serviço para execução da primeira fase da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Cáceres, o governador Pedro Taques (PSDB), afirmou que até o final deste ano, vai promover reformas no aeroporto Nelson Dantas, restauração das avenidas Tancredo Neves e Sete de Setembro, até a Cidade Universitária, e inaugurar a Escola Técnica.
 
Além disso, ele prometeu concluir a pavimentação da MT 343 ligando Cáceres a Barra do Bugres e entregar a primeira etapa da ZPE em junho do ano que vem.
 
Autor da ação que barrou a construção do Porto de Morrinhos no final da década de 90, enquanto era Procurador da República, o governador surpreendeu inclusive aliados, ao defender o uso do modal e a reativação do Porto de Cáceres.
 
‘O ser humano sempre merece uma segunda chance’, disse o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), arrancando gargalhadas da plateia após o pronunciamento do governador sobre a hidrovia.
 
Mas, o mais importante fato anunciado durante o ato e que de fato poderá viabilizar a ZPE, foi o anuncio do governador de que o Estado irá conceder isenção de ICMS sobre Transportes, Comunicação e Energia Elétrica para as empresas que se instalarem no complexo.
 
Durante a cerimônia, o governador rebateu as críticas de que não irá concluir as obras no seu mandato.
 
‘Os mixiriqueiros aguardem porque não fazemos um governo de promessas’, disparou.

Obra
 
O empresário Fernando Robério de Borges Garcia, dono da Primus Incorporação e Construção Ltda, que venceu a licitação para construção da primeira fase da ZPE pelo preço de R$ R$ 15,392.234,14, esteve presente na solenidade e disse que se o governo honrar os pagamentos das medições entregará a obra dentro de 12 meses.
 
Berinho como é conhecido, é pai do deputado federal Fábio Garcia (PSB), filho do ex-governador Garcia Neto e responsável pela interminável obra de reforma do aeroporto de Várzea Grande.
 
A obra será executada em uma área de 239,68 hectares, dividida em cinco módulos.
 
O espaço terá capacidade de abrigar cerca de 230 indústrias, principalmente das áreas de agronegócio e alimentação.
 
Entre as obras previstas na primeira fase dos trabalhos estão o prédio administrativo da ZPE, um restaurante, o bloco da Receita Federal, um pátio de manobra, além da guarita principal de pedestre, guarita principal de veículos, guarita secundária de veículos e um galpão.
 
Também estão previstas a construção da rede de água, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), drenagem, além de estações elétricas.

História
 
O engenheiro Adilson Reis, um dos idealizadores do projeto da ZPE, esteve no ato e lembrou que a ideia nasceu dentro da loja maçônica União e Força em 1988.
 
Disse que a época a proposta ganhou adesão do ex-prefeito Antônio Fontes e do governador Carlos Bezerra, que fizeram a ideia chegar as mãos do presidente José Sarney.
 
Desde então, segundo Adilson, a sociedade Cacerense apoiada pelos ex-prefeitos Walter Fidelis, Aloisio de Barros, Túlio Fontes, Ricardo Henry e agora Francis Maris (PSDB), vem lutando para viabilizar o projeto.
 
Esse grupo ainda foi compostos pela família Lacerda, liderada pelo ex-senador Marcio Lacerda e pelo ex-deputado federal Pedro Henry,
 
O engenheiro ainda lembrou o empenho de deputados estaduais e federais de Cáceres e região que também contribuiram em defesa da proposta, entre eles, Ezequiel Fonseca (PP) e doutor Leonardo (PSD).

Ele também lembrou o empenho dos governadores Jayme Campos e Dante de Oliveira, que assim como Taques, tiveram a visão da importância da ZPE para Mato Grosso.

'Essa é uma criança de vários pais', argumentou.
 
Adilson a afirmou que a proposta surgiu como uma forma de fortalecer Cáceres e região aproveitando o potencial do rio Paraguai e a proximidade com o mercado andino hoje com 140 milhões de habitantes.

Industrialização

Professor de história de Mato Grosso e dono de mandatos de vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), afirmou durante o ato que a ZPE é a obra mais importante dos últimos 50 anos em Mato Grosso.
 
Ele justificou a afirmação apontando a capacidade do complexo de potencializar a produção econômica do Estado.
 
‘Não tenho dúvidas que a ZPE vai colocar Mato Grosso no ciclo de industrialização’ disparou.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luiz, em 08.05.2017 às 14:09

    só vejo pessimismo vamos dar crédito ao governo, vamos acreditar que tudo vai ocorrer, só vejo comentários negativos temos que acreditar nas realizações dessas obras, se por ventura não ocorrer é só não votar naqueles que promete mais não cumpre! a esperança é a última que vai morrer. pense nisso!

  • por Msiro, em 08.05.2017 às 07:13

    Querem que ZPE renda mais uma eleição, todos sabem que hoje, entendam bem HOJE, ZPE não está sendo viável, a primeira etapa será feita, logo depois vem eleição e conseguem o objetivo "Serem eleitos" e pronto, está feito um elefante branco, segunda etapa será talvez bolar um argumento para justificar e elaborar algum plano para enganar os bobocheras!!!

  • por joao, em 07.05.2017 às 19:48

    Não sei a zpe como vai ser. Mais as obras da MT343 esta andando Podem ir la conferir que os maquinarios estao trabalhando todo dia ja faz algum tempo! agora é esperar ver se chega ate a vila Aparecida!

  • por pedro, em 07.05.2017 às 14:40

    NOSSA FABINHO, BERINHO, GARCIA NETO QUE VOCES ACHAM QUE ISSO VAI VIRAR? QUINZE MILHOES DE REAIS. AEROPORTO DE VARZEA GRANDE COM OBRAS PARALIZADAS DA MESMA IMPREITEIRA QUE VENCEU LICITACAO PRA ZPE. PODEM PREPARAR A FARINHA O SAL FERMENTO E A MUCARELA PIZZA E DAS GRANDES. O INTERESSANTE E QUE SO DEPOIS DE VINTE ANOS QUE O TCE E MP DESCOBREM A FALCATRUA. ISSO PORQUE HOJE EM DIA E TUDO NA BASE DO CARBONO E SEIS VIAS NO BLOCO DE ANOTACOES KKKK POR ISSO QUE DEMORA

  • por Junior, em 07.05.2017 às 10:51

    Quantas promessas ! Será governador ? E essa do "Beirinha" solta " se o governo honrar com os pagamentos ?", será uma pre vidência para o futuro? Poderíamos dizer à beirinha também, se essa não for mais uma obra interminável, se não ocorrer a tal Complementacao em valores da obra, se tiver boa vontade e não apenas olho grande! Pois é obras de vários pais, mais nenhum até hj concretizou nada, e o Sr, governador, não é um governo de promessas, mas até agora nenhuma obra relevante saiu do papel ou de placas, aliás saiu sim, da boca pra fora ! Bom tocar em Nomes do Lacerda, queria que o jornal fizesse uma Matéria sobre quais benéficos a família trouxe para cáceres com tantas décadas de política ?

 
Sitevip Internet