Notícias / Futebol

24/04/2017 - 06:42 | Atualizado em 24/04/2017 - 06:50

Cacerense luta para se manter na Séria A e quer disputar o Brasileiro da Série D

Por Clóvis de Almeida

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O departamento jurídico do Cacerense Esporte Clube deve entrar na Justiça Desportiva mato-grossense novamente na próxima segunda-feira (24), tentando uma vaga na série D do Campeonato Brasileiro de Futebol 2017.
 
A confirmação é da diretoria do Clube, afirmando que foi vítima do que chama de má “administração do futebol no Brasil”. Para o apresentador de TV e membro da diretoria do “Fera da Fronteira”, Joca de Souza, o regulamento do campeonato é bem claro quando define vagas.
 
“As vagas para a competição de nível nacional ocorrem no decorrer da classificação, ou seja, o primeiro colocado tem vaga assegurada, o segundo também e, assim, sucessivamente. Portanto, com a desistência do Araguaia, a vaga deveria ser do Cacerense, porém, foi dada ao União”, relata Joca.
 
A indignação se deve à posição de classificados, que, conforme tabela de classificação, o Cacerense figura na 5ª posição do Grupo A, enquanto o União se classificou em 8º lugar com 4 pontos a menos (16).
 
O que acentuou a indignação da diretoria da agremiação foi uma matéria publicada no site do Globo Esporte, com a informação da oficialização da equipe do União de Rondonópolis, incluindo uma tabela que aponta os 16 pontos do União, antes da posição do Cacerense, com 20 pontos. “Como pode o 5º colocado ser listado depois de quem ficou na 6ª posição?”, indaga Joca.
 
Para o também membro da diretoria do Cacerense, Romildo da Silva, a equipe do cacerense está sofrendo a imposição de um grande erro por parte da Federação, mas que ainda é tempo de ser corrigida.
 
​“Por classificação, a vaga e um direito do Cacerense. Foi uma decisão precipitada que precisa ser revista e nos devolver a vaga para o Brasileirão”, afirma Romildo.
 
A diretoria Cacerense confirmou na noite desta sexta-feira (21), que vai dar entrada aos recursos jurídicos necessários para reverter a posição que coloca a equipe do União em vantagem na vaga.
Romildo finaliza afirmando que a Federação promoveu uma decisão “desastrosa” ao não consultar os direitos do Cacerense. “Foi uma infelicidade muito grande de quem tomou esta decisão”, garante.
 
O gerente de Futebol do Cacerense, Adílson Elias, o Baiano, afirma que não se pode admitir que uma equipe importante no futebol brasileiro, como o Cacerense, seja tratada de forma relegada. Para ele, os direitos de pontuação terão que ser revistos e toda a campanha que a agremiação apresentou durante o ano passado precisa ser levada em consideração.
 
Os três representantes foram unânimes em afirmar, citando que também é posição do presidente do time, Paulo leite, que o cacerense está firme na decisão de lutar até o fim pela vaga no Brasileiro e, desde já, se considera pronto para iniciar os preparativos do certame nacional.
 
Tabela publicada pelo Globo Esporte – Cacerense figura com 20 pontos, enquanto o União com 16 – inversão de posições.

                                                                                         Veja a classificação:
 
Campeonato Mato-Grossense de 2016
Bandeira de Lucas do Rio Verde.jpg
LUVERDENSE
Campeão
(3º título)
Classificação Final
Pos Times Pts J V E D GP GC SG Zona de Classificação ou Rebaixamento
1 Bandeira de Lucas do Rio Verde.jpg Luverdense                 Série D 2016[D]Copa do Brasil de 2017 e Copa Verde de 2017.
2 Bandeira sinop mt.png Sinop                 Série D 2016[D] e Copa do Brasil de 2017.
3 Bandeira de Cuiabá.svg Cuiabá 23 17 7 4 6 23 8 15 Eliminados na Fase Final
4 BandeiraBarradoGarças.jpg AA Araguaia 23 17 6 4 5 17 19 -2
5 Bandeira-caceres.jpg Cacerense 20 16 5 5 6 20 27 -7 Eliminados na Segunda Fase
6 Várzea Grande Flag.jpg CEOV 19 16 5 4 7 17 28 -11
7 Bandeira de Cuiabá.svg Dom Bosco 18 14 5 3 6 16 17 -1
8 Bandeira de Rondonopolis.png União Rondonópolis 16 14 4 4 6 15 17 -2
9 Bandeira de Cuiabá.svg Mixto 10 10 2 4 4 16 21 -5 Eliminado na Primeira Fase
10 Flag of None.svg Poconé 7 10 2 1 7 12 21 -9 Rebaixado para a Segunda Divisão de 2017
11 Várzea Grande Flag.jpg Operário-MT 1 8 0 1 7 3 25 -22 Eliminado na Primeira Fase
12 Bandeira de Rondonopolis.png Rondonópolis - - - - - - - - Rebaixado para a Segunda Divisão de 2017
  • Rondonópolis desistiu da competição e foi automaticamente rebaixado.
  • Poconé foi rebaixado por ser o último colocado de seu grupo

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jose Carlos C. Pouso, em 24.04.2017 às 22:55

    Seria muito importante mesmo se a Fera do Pantanal pudece disputar a serie D. Torcemos para que seja revertido esta situação. Oque pódera nos tirar desta competição, é a representação politica que manda na Federação. Porque Rondonópolis tem representantes politicos, que na Assembleia, quer na area federal. Enquanto Cáceres não existe representantes em ambas as esferas, se tivece talvez poderia almejar tão sonhado sonho em voltar a disputar novamente, um tornio no ambito nacional, como ja ocorreu.

  • por paulo cesar, em 24.04.2017 às 21:12

    não cansa de passar vergonha time não consegue nem classificar num campeonato onde o nivel é baixíssimo e ainda consegue cair e ainda quer jogar segunda divisão ai voce ja ve como esse clube vive de amadorismo total.esta dificil montar outro time igual aquele que foi campeão e dava orgulho para torcida e não fazia passar vexame

  • por Joca de souza, em 24.04.2017 às 08:12

    Valeu Gonzaga obrigado por ajudar o nosso time a conquistar o que é dele por direito

 
Sitevip Internet