Notícias / Saúde

17/04/2017 - 08:27

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda em MT

Por G1 MT

Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde

 (Crédito: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde)
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (17) em Mato Grosso. A meta é que 780 mil pessoas sejam imunizadas. O dia D de mobilização nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde será no dia 13 de maio. A novidade do público-alvo é a inclusão dos professores, tanto da rede pública quanto da privada.
 
Outros grupos prioritários são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, mulheres que tenham dado à luz há menos de 45 dias, detentos e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, e funcionários do sistema prisional.
 
A dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. A imunização é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
 
Mato Grosso não registrou nenhum caso de influenza neste ano. Até 1º de abril deste ano, foram registrados 276 casos da doença em todo o país e 48 mortes. Do total, 21 foram por H1N1, sendo que seis evoluíram para óbito.
 
Prevenção

O vírus da gripe é transmitido por meio de contato com secreções eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, e ainda por meio das mãos e objetos contaminados quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A recomendação para prevenir a doença é lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.
 
Sintomas

Os principais sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento da doença pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
 
Reações à vacina

Algumas pessoas podem apresentar reação após tomarem a dose da vacina, como dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. Esses efeitos costumam passar em 48 horas, segundo o Ministério da Saúde.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet