Notícias / Educação

14/10/2009 - 00:00

Escola Frei Ambrósio: formação integral exemplar em Cáceres

Por Jornal Oeste

Correio Cacerense A Escola Estadual Frei Ambrósio, situada no bairro do junco, Cáceres - MT tem como missão promover a construção do conhecimento, contribuindo com a formação integral, na perspectiva de uma sociedade mais justa, ética, fraterna e igualitária. Hoje, atende aproximadamente 1200 alunos distribuídos em três turnos de funcionamento, atendendo o Ensino Fundamental (Ciclado e EJA) e Ensino Médio. A professora Neuliane Auxiliadora Rondon Garcia Cestari, atual diretora, tem empenhado junto com a equipe dos profissionais da educação da escola para garantir aos educandos uma educação de qualidade, um ambiente agradável, organizado e atrativo. Os professores, com apoio da coordenação pedagógica e da direção desenvolvem com os alunos projetos de pesquisas, realizam aula campo, utilizam metodologias diversificadas e inovadoras, proporcionam momentos de debates e outros. Dentre tantas atividades e projetos destaca-se o Grupo de Estudos da EJA. Esse grupo de estudos surgiu a partir das angústias vivenciadas pela coordenação e pelos professores do período noturno quanto aos alunos da EJA que não concluem o ano letivo, uns por motivo de trabalhos, famílias e outros por desânimos mesmo. Os professores e funcionários se reúnem mensalmente ou conforme a necessidade para realizarem estudos e buscarem solução para a situação citada. No primeiro semestre de 2009 foram estudados vários textos, artigos, legislação, simulação de aulas diferenciadas e outros. Diante dos estudos, percebeu-se a necessidade de mudar a metodologia de ensino, o qual se decidiu trabalhar com projetos e elaborar o plano de aula coletivamente a partir de um tema gerador. No primeiro momento foi um pouco difícil, havia dificuldade para reunir e para elaborar o planejamento de forma a contemplar todas as disciplinas sem deixar os conteúdos curriculares. Mas, no segundo semestre melhorou muito. Os professores trabalham os conteúdos curriculares dentro do tema gerador e os alunos socializam os resultados das pesquisas nos momentos cívicos, que são realizados uma vez por semana em dias alternados. No mês de setembro, os alunos da 3ª fase A e B do 2° segmento (EJA) apresentaram sobre o lixo e a 2ª fase do 2° segmento (EJA) com a 2ª e 3ª fase do 1° segmento (EJA) apresentaram sobre a água. Em ambas as apresentações consideraram o teor das disciplinas/ conteúdos e o resultado das pesquisas sobre os temas.
 
Sitevip Internet