Notícias / Cidade

13/04/2017 - 08:51 | Atualizado em 13/04/2017 - 08:53

Audiência pública vai discutir fechamento da unidade do Incra em Vila Bela da Santíssima Trindade

Por Robson Fraga

Enviar para um amigo Imprimir

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O deputado Valdir Barranco (PT) apresentou ontem (12), em sessão plenária, requerimento (121/2017) para realização de audiência pública em Pontes e Lacerda.

O objetivo é discutir os reflexos do possível fechamento da unidade avançada do Incra em Vila Bela da Santíssima Trindade que atingirá em cheio 5 mil famílias de agricultores familiares da localidade e de outros 7 municípios. 


Segundo Barranco, trata-se de uma região de origem Quilombola onde há grande demanda por regularização fundiária com vistas à reforma agrária.

“Nesta região vivem pessoas que têm na agricultura familiar a única fonte de renda e que vivem em áreas de domínio da União. Portanto, trabalhadores rurais que precisam ter acesso ao Incra com vistas a regularização de seus lotes. Tirar a unidade avançada dali é um crime contra o povo mais pobre que terá que buscar ajuda em outros municípios.”


No requerimento da audiência, o deputado explica que as atividades do Incra passarão para o município de Cáceres, distante cerca de 300 quilômetros.

“Estamos falando de aproximadamente 4 horas de viagem de carro. E quem não dispõe de transporte particular? Qual a justificativa do encerramento das atividades em Vila Bela? Precisamos avaliar a relação custo x benefício. A promessa do governo federal é que a mudança se dê em dezembro. Na audiência, vamos ouvir as famílias prejudicadas, poder público municipal e estadual e o próprio Incra para tentarmos impedir este desmando.”

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cowboy, em 13.04.2017 às 10:17

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

 
Sitevip Internet