Notícias / Saúde

06/04/2017 - 08:26

Secretaria de Saúde realiza campanha de combate a Hanseníase em Nova Lacerda

Por Assessoria de Imprensa (Alex Munhoz)

Folha de Araputanga

 (Crédito: Folha de Araputanga)
Realizou-se em Nova Lacerda, entre o dia 14 de fevereiro a 15 de março uma grande movimentação por parte da secretaria de saúde, em combate e prevenção da hanseníase. Onde inicialmente foram preparados os agentes com treinamentos e palestras ora ministrada pela Dr. Maria Gomes de Carvalho Poli, na sala da Academia de Saúde, localizada no complexo de saúde.

Em seguida houve a mobilização das famílias pelos Agentes Comunitários de Saúde em vista domiciliar, onde foram orientados sobre os riscos e a importância da prevenção da doença, aproveitou-se para entregar uma ficha de auto avaliação no intuito direcionar o atendimento as pessoas que apresentam risco real de infecção da doença.

No dia 15 de fevereiro ao dia 13 de março, iniciou-se o atendimento à população seguido de palestras, entrega da ficha de auto avaliação e orientação quanto a dúvidas sobre seu preenchimento. Neste mesmo período também foi realizado divulgação através de:
  • Sonorização através de moto de som;
  • Anúncios na rádio local;
  • Anúncios através dos meios de comunicação digitais, tal como WhatsApp e Facebook.
Nos dias 14 e 15 de março inicia-se o atendimento para avaliação de manchas e áreas dormentes através de exame dermatológico e neurológico realizado pelos profissionais de saúde: Fisioterapeuta, Medica e equipe de Enfermeiros(as) das Unidades de Saúde.

Portando foram avaliadas 39 pessoas (100%) sendo que 3 (7,6%) apresentaram alterações e já está em andamento os exames de baciloscopia; exames complementares e tratamento medicamentoso. Ressaltando-se a importância da campanha de mobilização e avaliação, pois a Hanseníase é uma doença infeciosa, crônica e de grande poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa.

Aproveitando para prestar agradecimentos ao Prefeito, Secretário de Saúde (Vice-Prefeito), Coordenador de Saúde e toda equipe pelo comprometimento no trabalho desenvolvido, cooperação para realização dessa campanha.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet