Notícias / Economia

03/04/2017 - 08:36

SENAR e Laticínio Vencedor capacita técnicos para a atender 80 produtores de leite da região

Por Quatronoticias

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A assistência técnica com foco na geração de lucratividade à produção de leite no Estado é o caminho para o sucesso da pecuária leiteira. Pelo menos é nisso que aposta o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), responsável por implantar, o Senar Tec Leite junto a 80 propriedades de gado de leite de Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Mirassol, Curvelânda, Salto do Céu, Rio Branco e Gloria D’Oeste , oeste de Mato Grosso.

O programa, garantirá auxílio técnico e gerencial por dois anos para que atividade desponte na região.


A ampliação da assistência técnica pode auxiliar no aumento da produção de leite em Mato Grosso. Imbuídos nesta causa,  o Senar Tec, programa de assistência técnica criado pelo Senar Nacional em parceria com o Laticínio Vencedor de São José dos Quatro Marcos irá atender à necessidade de expansão de uma das mais promissoras cadeias produtivas de Mato Grosso.

O Estado é o oitavo em produção de leite no país, com a marca de 265 milhões de litros/ano.

Quarenta e três por cento desta produção estão concentrados em Pontes e Lacerda, mas com praticamente nenhum auxílio profissional na produção, pois apenas 2,9% dos produtores de leite de Mato Grosso têm algum tipo de assistência técnica.




O instrutor Tayrone  Fretas Prado que está ministrando  a capacitação afirmou estar introduzindo junto aos técnicos do Senar,  a gestão de custos de produção para serem repassadas aos produtores. Tayrone afirmou que o assunto é  muito mais estratégico que operacional.

“Os produtores terão assistência técnica quatro horas por mês. Iremos fazer  as operações de custos que são coletados em  softwares e analisados para uma maior rentabilidade dos pecuaristas”. Afirmou.


"Com a implantação do programa o produtor poderá, a partir da geração de dados informativos da realidade produtiva e financeira da sua atividade, tomar as decisões mais seguras, sempre pautadas na eficiência, sem o uso do 'achismo'. Poderá fazer a aplicação de técnicas visando a sustentabilidade de seu negócio", pontua o supervisor de assistência técnica do SenarMT na região Oeste de Mato Grosso, Gabriel .

O Programa Tec  Leite  terá três técnico que serão  divididos por municípios: um  técnico  atenderá  27 produtores de leite  em Quatro Marcos. Os munícipios de  Cáceres,  Curvelânda, Gloria D’oeste, e Mirassol  perfazem uma quantidade de  26 produtores que serão atendidos pelo Programa Tec Leite. Salto do  Céu  e Rio Branco há outros 27 produtores que também receberão assistência do Programa Tec Leite.

O presidente da Associação de Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Alessandro Casado, falou do potencial para a ampliação da atividade a partir de sua profissionalização. "Produtores de leite do Estado já fazem acontecer na raça. Se adotarem pequenas técnicas de manejo por meio da assistência técnica, vão atingirem resultados extremamente melhores. É necessário profissionalizar a produção e a saída é essa. Aproveitem para ter mais lucratividade em sua propriedade", recomendou.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet