Notícias / Educação

31/03/2017 - 06:48

Egressa de Direito da Unemat lança livro

Por Diário de Cáceres

Facebook

 (Crédito: Facebook)
Alianna Caroline Sousa Cardoso , egressa do curso de bacharelado em Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, acaba de lançar seu primeiro livro. Com o título UMA ANÁLISE GENEALÓGICA DO DIREITO E DA PENA DE PRISÃO A PARTIR DA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE, a obra é fruto da dissertação de mestrado em filosofia – linha de pesquisa filosofia social, pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Recém aprovada, em 1.º lugar,  para o Doutorado em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Alianna escreve sobre o sistema punitivo a partir de uma ótica inusitada. Seu olhar é filosófico e caminha pelos espaços das análises da moral judaico-cristã e sua influência no direito ocidental. A obra objetiva analisar o sistema punitivo e os modelos da política criminal do Estado Democrático de Direito brasileiro através da filosofia de Friedrich Nietzsche. O vértice da pesquisa é o modelo de punição consistente na pena de prisão.

A autora objetiva averiguar a quais pressupostos o cárcere encontra-se vinculado, enquanto medida de punição às condutas contrárias ao regramento geral. Intui investigar a relação entre a moral, a religião e o direito, observando genealogicamente as verdadeiras raízes ancestrais dos modelos operados atualmente através do encarceramento.

Questiona ainda, a validade dos conceitos trazidos pela doutrina jurídica que fundamentam a história da pena de prisão e permanecem conduzindo toda a persecução criminal, seja através da edição de normas impositivas, seja através da aplicação de penalidade ao indivíduo que descumpra o regramento ordenado.

 São utilizados alguns conceitos trazidos da filosofia de Friedrich Nietzsche, filósofo conhecido justamente por sua visão ácida e sua crítica ao cristianismo e à moral, para pensar as teorias que alicerçam o sistema punitivo brasileiro, também assim, faz uso da história do pensamento jurídico e do direito em si, como referencial para pensar filosoficamente acerca da criminologia e do fenômeno da prisionização. Adota-se como modelo de técnica filosófica, o método genealógico do próprio Nietzsche, descontruindo a ótica da criminologia para os fundamentos do poder punitivo estatal. A obra, lançada hoje pela Editora Fi, pode ser adquirida pelo link http://www.editorafi.org/101alianna.
Acesse e conheça o trabalho!

A autora:

DOUTORANDA em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)- linha de pesquisa FUNDAMENTAÇÃO E CRÍTICA DA MORAL - anteprojeto de tese apresentado com o título LIBERDADE E AUTONOMIA EM NIETZSCHE E A CRÍTICA AO LIVRE-ARBÍTRIO FRENTE AO DIREITO PENAL; bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2017-2019); MESTRE em filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - linha de pesquisa FILOSOFIA SOCIAL - dissertação apresentada com o título UMA ANÁLISE GENEALÓGICA DO DIREITO E DA PENA DE PRISÃO A PARTIR DA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE; Especialização em andamento em psicologia jurídica pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Advogada com registro na Ordem dos Advogados do Brasil OAB/MT 17.027, servidora efetiva dos quadros do sistema socioeducativo da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - SEJUDH/MT, bacharel em direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, com a monografia ANÁLISE DA CADEIA PÚBLICA DE CÁCERES À LUZ DA TEORIA DO ETIQUETAMENTO: o Direito Penal do inimigo versus Direito Penal do Equilíbrio. . Atua nas áreas de Direito Penal, criminologia, Direitos Humanos, com ênfase em filosofia dos Direitos, filosofia social, crítica à moral e Teoria do Direito.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por lucas, em 31.03.2017 às 08:36

    Parabéns egressa da Unemat-Cáceres, é com orgulho que vejo uma notícia desse tipo... e a Unemat cáceres precisa URGENTEMENTE DE PESSOAS COM ESSA LINHA, estudos desse tipo, para ministrar aulas na Unemat... porque temos cada professorzinho nessa Unemat que não sabem nada e ainda se acham, sem citar nomes a carapuça serve né... VAMOS NESSA EM BREVE ESPERAMOS VOCÊ NA UNEMAT CÁCERES, ALIANA CARDOSO.. MEUS SINCEROS PARABÉNS E MUITO SUCESSO..

 
Sitevip Internet