Notícias / Cidade

30/03/2017 - 09:53

'Valéria Solitária do Asfalto' supera acidente de moto e percorre mais de 170 mil quilômetros em duas rodas

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Percorrendo mais de 170 mil quilômetros com o Projeto "Conhecendo o Brasil em duas rodas"  passou por Cáceres a motociclista Valéria Rodrigues da Costa, uma das grandes bikers brasileira, conhecida como "Valéria Solitária do Asfalto".

Mocoticlista há 18 anos, Valéria, é casada, mora em Garulhos - São Paulo e está em sua última viagem com o Projeto  Roraima.

Em  entrevista exclusiva ao Jornal Correio Cacerense, a motociclista disse que essa paixão por moto vem desde criança e foi motivada pelo tio Pedro Guimarães (in memorian) um dos fundadores do motoclube Piratas de Angra.

O  projeto nasceu  após um grave acidente de moto, ocorrido no ano de 2002, quando Valéria ficou por 6 anos sem poder pilotar. Foram 5 anos em cadeira de roda, muita fisioterapia e 11 cirurgias para reconstruir parte de sua perna direita.

Ela relatou a reportagem,  que quando  se sentou  na cadeira de rodas,  foi também o momento que  sentou na cadeira da universidade, formando-se em pedagogia, com  especialização em Libras, MBA em Gestão de RH, Mecânica de moto, soldagem de manutenção, tirou carteira Arraes, radioamadorismo licenciada pela Anatel,  pilotagem da Federação Motos Clubes de São Paulo e pilotagem Honda.

"Esse fatídico acidente, foi também meu trampolim, pois operou muitas transformações, mas não impediu de realizar o meu sonho de viajar sozinha pelo Brasil", afirma Valéria.

Seis anos após  o acidente e com algumas limitações, ela  conseguiu pela primeira vez ficar em pé e caminhar apoiada por uma bengala, voltando a pilotar, que segundo ela, foi uma das emoções mais fortes que já viveu em sua vida, mesmo com limites venceu todas as barreiras.

Assim em 2008 comprou sua moto Suzuki Intruder 125 cc e colocou em prática seu projeto "Conhecendo o Brasil em duas Rodas".

Mas, relata que nem tudo foi fácil,  na época enfrentou alguns preconceitos por ser mulher e por não ter uma moto potente.

Vencendo barreiras e paradigmas  no ano de 2010, Valéria realiza sua primeira viagem com o Projeto  Bahia e de lá pra tem escrito sua história com pneus, frase usada por ela.

Guerreira na estrada e na vida, Valéria faz questão de dizer que  nas viagens não dispensa os equipamentos de segurança, a prática da pilotagem defensiva, velocidade permitida, revisão em dia e principalmente ser feminina.
Além de que, quando não está na estrada, essa mulher forte e determinada ministra palestras de Superação, participando de inúmeros eventos Brasil afora. Destemida e empreendedora também lançou sua grife "Valéria Solitária do Asfalto".

Passando por Cáceres, Valéria partiu ontem pela manhã para Roraima, com sorriso de missão quase cumprida, afinal é o último estado brasileiro a ser visitado pela motociclista.
  • 'Valéria Solitária do Asfalto' supera acidente de moto e percorre mais de 170 mil quilômetros em duas rodas
  • 'Valéria Solitária do Asfalto' supera acidente de moto e percorre mais de 170 mil quilômetros em duas rodas

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet