Notícias / Cidade

29/03/2017 - 10:06

Vídeo mostra turistas acuando onça no Pantanal em Cáceres; Sema condena

Por Pollyana Araújo

TVCA

 (Crédito: TVCA)
Um vídeo mostra um grupo de turistas acuando um casal de onças-pintadas que atravessavam o Rio Paraguai, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, a nado.
 
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou ter recebido a denúncia nesta semana e que os envolvidos devem ser notificados por crimes ambientais.
 
A atitude deles fere as normas ambientais, pois interferiram na vida dos animais que estavam em seu habitat natural, assim como colocaram em risco a vida dos felinos, segundo o diretor da Sema em Cáceres, Luiz Sérgio Lara Garcia.
 
Ele disse que o guia de turismo que acompanhava o grupo já foi identificado e deverá ser notificado. "Não conseguimos identificar ainda os outros que estavam no barco, mas estamos apurando e, quando forem identificados, também serão notificados. Vamos notificar o guia e as pousadas e agências de turismo da região para que orientem os turistas", pontuou. Segundo ele, esse tipo de crime pode até resultar em prisão.
 
As imagens mostram as duas onças nadando no rio quando o barco com os turistas se aproximam. Eles começam a gritar e a acuar os animais. Assustadas, as onças mudam a rota para se distanciar do barco. Com isso, o percurso se torna mais longo. Um deles diz que elas não vão aguentar, enquanto o outro comenta: "Calma que aguenta, é onça-pintada".
 
Um dos animais, que seria um macho, nada rápido para se distanciar e os turistas vão com o barco à frente dele para tentar filmá-lo de outro ângulo. O vídeo, de acordo com a Sema, teria sido feito nos últimos 30 dias.
 
Conforme o diretor da Sema, o comportamento também não é adequado, pois também põe em risco a vida dos turistas, já que, vítima de coação, os animais poderiam atacá-los.
 
"[Os turistas] podem filmar as onças, tirar fotos, mas só de longe. Nesse caso, se aproximaram e dificultaram a travessia do animal no rio, que é muito largo", enfatizou.
 
Depois desse caso, a fiscalização nos rios deve ser intensificada nessas localidades. O vídeo foi gravado na região do Marco do Jauru.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ze, em 30.03.2017 às 00:39

    Babacas!

  • por souza, em 29.03.2017 às 17:08

    Espero que investigue e descubra quem estes bacanas

  • por Sergio, em 29.03.2017 às 13:46

    ESSES CARAS SÃO VERDADEIROS IDIOTAS QUANDO UMA ONÇA ATACA UM MOSTRO DESSE A SOCIEDADE SE DIZ REFÉM DOS ANIMAIS ESSE SIM E UM CRIME A POLICIA DEVE COLOCAR TODOS NUMA JAULA SAFADOS ...

  • por Rose, em 29.03.2017 às 10:50

    falta do que fazer bando de palhaço os animais em seu habitat esses idiotas prejudicando a vida deles. Tem que condenar e pagar uma multa caríssima para aprender.

 
Sitevip Internet