Notícias / Politica

27/03/2017 - 13:42

Construção da ZPE volta estaca zero: Leonardo tenta justificar

Por Jornal Expressão

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
O processo de licitação para construção da primeira fase da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres voltou a estaca zero. O governo do Estado, através da Secretaria das Cidades – Secid desclassificou as quatro empresas concorrentes ao processo e irá fazer nova licitação. A ordem de serviço que o governador Pedro Taques, havia anunciado para o dia 9 de março, deverá ocorrer, se tudo correr bem, somente no segundo semestre do ano.

Apesar do imbróglio, o deputado doutor Leonardo garante que o projeto não corre risco de caducar ou tampouco de ser extinto, tendo em vista que, segundo ele, já solicitou em Brasília, a prorrogação do prazo para o início das obras até o final.

“Somos conscientes de que há uma expectativa muito grande da população para o inicio das obras. Mas, não podemos agir em desconformidade com a lei. Está demorando porque estamos fazendo tudo dentro da legalidade. Não vamos incorrer nos mesmos erros de empresas que estão envolvidas em fraudes no país. Até mesmo para, futuramente, não haver pedido de aditivo de preços ou paralisação das obras. Essa é a nossa preocupação” afirmou.

Doutor Leonardo explicou que, o governo desclassificou as quatro empresas concorrentes a licitação porque haviam falhas incorrigíveis nos processos. “Elas tiveram duas vezes para corrigir falhas técnicas, não fizeram e por isso foram desclassificadas. A partir de agora vamos chamar novas empresas para concorrer” disse explicando que, o edital será publicado nos próximos dias 45 dias para a retomada do processo.


O parlamentar voltou a condenar as pessoas que criticam a demora e colocam sob suspeita a instalação da ZPE. “A ZPE está consolidada. Infelizmente muitas pessoas jogam para baixo. Temos que jogar a favor de Cáceres. Esse tipo de atitude é extremamente prejudicial porque afasta quem realmente quer o nosso desenvolvimento”.

E, acrescenta que “eu mesmo já mantive vários contatos com empresários que estão dispostos a se instalar na ZPE, mas só não fazem porque as instalações físicas ainda não estão concluídas. Quem vai instalar em uma área industrial onde só existe matagal?” indaga. Entre as indústrias o deputado cita a Aurora empresa que atua na industrialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas e vegetais e ainda indústrias bolivianas de beneficiamento de soja e milho.

O projeto está orçado em R$ 60 milhões, sendo que R$ 17 milhões previstos para a primeira fase, já estão garantidos pelo Governo do Estado. Entre os objetivos da ZPE, está a atração de investimentos nacionais e internacionais para Mato Grosso, com a possibilidade de redução de custos em razão da tributação diferenciada.

A ZPE de Cáceres será construída em uma área de 239,68 hectares e dividida em cinco módulos, espaço que poderá abrigar cerca de 230 indústrias. O complexo contemplará principalmente empresas das áreas de agronegócio e alimentação. A escolha de Cáceres para a construção da zona aduaneira deve-se à sua localização estratégica, que possibilita o transporte dos produtos via oceano Pacífico.

Entre as obras previstas na primeira fase dos trabalhos estão o prédio administrativo da ZPE, um restaurante, o bloco da Receita Federal, um pátio de manobra, além da guarita principal de pedestre, guarita principal de veículos, guarita secundária de veículos e um galpão. Também estão previstas a construção da rede de água, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), drenagem, além de estação elétrica de estações elétricas.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedro Henrique, em 28.03.2017 às 10:28

    Aqui tudo fica como sempre esteve,Nada muda ,a turma do ETA continua dando as ordem na fronteira,o Zé Antonio financiando o povo de sempre através das casas de cambio de fachadas e o povo humilde acreditando em promessa de politico ruim.Pra variar um festival de pesca feito no grito e tudo continua com a turma do Cabeludinho, Zé ruelas,Tailas,gordo e os veio malas de sempre .

  • por marsofo, em 28.03.2017 às 09:23

    Infelizmente, o velho sistema que está sendo desmoronado e levado corruptos e desviadores do dinheiro publico as barras dos tribunais, sendo muitos encarcerados, ainda deixa saudades para alguns inconformados e apaniguados dos velhos e contumazes feitores das coisas ilícitas e fraudulentas. Quando surge uma nova orientação administrativa que exige transparencia no feito público e não aceita "projetos feitos na coxa", que deixam margem para futuras falcatruas, muitos ainda se assustam e interpretam como impedimento para a realização de empreendimentos publicos dentro das regras da legalidade. Acredito na ZPE, apesar da paciente espera de mais de 03 décadas.

  • por GERONIL PEREIRA DIAS DIAS, em 28.03.2017 às 06:31

    Essa zpe é uma mentira deste nossos políticos principalmente deste Pinóquio que até hoje não entendeu oque é ser deputado ainda bem que o mandato dele está acabando ai ele voltará a ser médico porque como deputado não teve aprovação abraços deputadinho.

  • por adenilso Resende de carvalho, em 27.03.2017 às 22:43

    Bom dr: Leonardo Acredito que somos burros. Poque votamos em VC e nesse governador ai eleito Vcs políticos são todos farinha do mesmo saco: e nos eleitores (população) de Cáceres somos burros de pai e mae pois um dia acreditei em vcs

  • por Gabriel, em 27.03.2017 às 21:46

    ZPE: zoação com a população enganada

  • por José Bezerra curisco, em 27.03.2017 às 17:18

    PELOS ERROS E IRRESPONSABILIDADES ALGUMAS CONSTRUTORAS, O GOVERNO TEM RAZÃO EM SUSPENDER PARA QUE O ESTADO E O MUNICÍPIO VENHA A PAGAR POR TEREM FEITOS SERVIÇOS ABAIXO PADRÃO EXIGIDO. PARABÉNS PELO ZELO PARA COM O DINHEIRO PÚBLICO QUE VAI BANCAR A ZPE.

  • por Pedro, em 27.03.2017 às 17:00

    Leonardo tenta justificar,será que se o Leandro tivesse vivo ele iria acreditar nessa justificativa,e esse Pedro Taxi quer vender sonho e onde vende sonho é na padaria.

  • por Jose, em 27.03.2017 às 14:30

    ESSA ZPE É A VERGONHA DE CÁCERES E DO ESTADO

  • por Augusto, em 27.03.2017 às 14:20

    E OS OUTROS SERVIÇOS? PORQUE PARARAM ? COMO POR EXEMPLO AS OBRAS DA AVENIDA TANCREDO NEVES, QUE SÓ COMEÇOU PORQUE O GOVERNADOR ESTAVA VISITANDO A CIDADE, O GOVERNADOR FOI EMBORA E AS OBRAS PARARAM DE VEZ...LAMENTAVEL

  • por Jose Carlos, em 27.03.2017 às 14:20

    Vamos deixar o ZPE(CABO VELHO QUE TINHA NA PE), descansar em paz a mais de 30anos que foi a óbito, quando chega periodo de eleição, querem densenterrar o ZPE, para necrópcia, para ver se coloca politicos nos pedestais. KKKK.

Mais comentários
 
Sitevip Internet