Notícias / Saúde

27/03/2017 - 08:46 | Atualizado em 27/03/2017 - 08:52

MPF investiga fraude na compra de medicamentos pela prefeitura de Cáceres

Por Rafael Costa

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar a suspeita de fraude na compra de medicamentos pela Prefeitura de Cáceres (220 km de Cuiabá).

As investigações estão em sigilo e são conduzidas pelo procurador da República Felipe Antônio Abreu Mascarelli. A suspeita recai na contratação pela Secretaria Municipal de Saúde do representa comercial José Mendes de Rezende pelo valor de R$ 73.710 para fornecimento de medicamentos ao município destinados a tratamentos de hipertensão e diabetes melittus.

Existem indícios de atos de improbidade administrativa cometidos por agentes públicos em decorrência de fraudes praticadas no processo de carta convite para contratação de José Mendes de Rezende, que chegou a ser preso em abril de 2014 na Operação Fidare, deflagrada pela Polícia Federal pela suspeita de envolvimento em um esquema que teria desviado R$ 2,5 milhões de verbas públicas federais destinadas a três programas federais de Saúde de Cáceres.

A suspeita destas fraudes vigorou no período de 2011 e 2013, durante a gestão do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB).

De acordo com relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que subsidiou as investigações da Polícia Federal, empresários em conluio com servidores e agentes públicos entregavam medicamentos para a Prefeitura de Cáceres sem o devido pagamento.
Posteriormente, já visando desviar os recursos liberados pelo Ministério da Saúde, licitações de fachada eram lançadas para formalizar a aquisição dos medicamentos. 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por são lourenço entojado com certo politicos, em 27.03.2017 às 10:02

    todos os prefeitos que pegam essa prefeitura diz que esta falida, mas não querem largar, porque tem essa vertente que ajuda sanar, suas ambições...As duas secretarias que enchem os olhos dos prefeitos são EDUCAÇÃO E SAÚDE por isso que os prefeitos colocam gente dele,da laia dele, esses dois secretários eles não tira de jeito nenhum, pode investigar que vai aparecer mais falcatrua...

  • por Manoel lino, em 27.03.2017 às 09:21

    mas isso novamente?! pensei que o FRANCIS tinha erradicado esses petralhas ladrões da prefeitura. Esses empresários corruptos deviam ser banidos dessas licitações publicas.

 
Sitevip Internet