Notícias / Educação

21/03/2017 - 06:54 | Atualizado em 21/03/2017 - 06:56

CGE audita contratos da Faesp com Unemat por suspeita de fraudes

Por Eduarda Fernandes/RDNEWS

RDNEWS

 (Crédito: RDNEWS)
A Controladoria Geral do Estado deu início a uma auditoria em contratos da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), após uma série de denúncias serem protocoladas no órgão. Segundo informações da assessoria da CGE, há a suspeita de desvio de finalidade na execução de contratos.

No decorrer de 2016, três denúncias foram protocoladas por meio de Ouvidoria, outras duas por meio da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), uma pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) e outra foi feita pelo deputado estadual Leonardo Albuquerque (PSD). A Defaz pediu a apuração preliminar das denúncias para então decidir se terá competência para investigar as suspeitas.

Conforme a CGE, a denúncia feita pelo deputado diz respeito a contratos específicos, mas diante da quantidade de denúncias feitas, o órgão resolveu auditar todos os contratos firmados pela Faespe com o Estado a partir de 2011. No momento, a CGE trabalha ainda em quantificar os contratos que passarão por auditoria. O órgão não confirma se dentre as suspeitas há a de desvio de dinheiro público.

Outro lado

A reportagem tentou contato com o deputado e a assessoria, mas as chamadas foram encaminhadas para a caixa de mensagem. O  também contatou a Faespe por meio dos telefones disponibilizados no site, e foi orientado a enviar a solicitação de informação por email, pois o diretor geral da instituição, Marcelo Coutinho Horn, não se encontrava. Até o fechamento desta matéria o email não foi respondido.

A assessoria da Unemat explica que ainda não teve conhecimento da auditoria e que entrará em contato com o setor responsável para obter informações, no entanto, devido ao período de férias dos docentes, isso só será possível no período vespertino.

Às 14h22 – Unemat não foi notificada

Por meio de assessoria, a Unemat informou que não foi notificada sobre nenhuma investigação em seus contratos ou convênios, tampouco recebeu solicitação de informação. Lembra que todas as contas da gestão foram aprovadas e que todos os anos a Unemat recebe visitas de auditores da Controladoria Geral do Estado e do Tribunal de Contas do Estado. Reitera que está a disposição para qualquer esclarecimento.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet